por Renan Marcolina
in Blog do PCGuima
Acho que chegamos a mais um momento delicado da história do clube. Perder e ganhar faz parte do esporte. Cabe ao desportista aprender com cada uma das situações e procurar melhorar. No final a maneira como se perde acaba sendo mais preocupante do que a derrota propriamente dita. Amigos, o Botafogo está perdendo da pior maneira possível. A cada ano que passa erros se repetem e nada muda. Não estou falando de ‘amareladas’, ‘problemas psicológicos’ ou coisa parecida. Para mim isso tudo é balela! Garanto a vocês que se o problema do clube fosse esse nós estaríamos tranquilos.
Vou sempre aos jogos, pago ingresso, não tenho vínculo com nenhuma organizada ou grupo político e sou de uma família de botafoguenses. Cresci indo com meu pai, meu tio, meus primos e amigos aos jogos do Botafogo. Já vi muitas derrotas doloridas, mas nunca da maneira como elas estão acontecendo ultimamente.
O Botafogo está faltando com respeito ao próprio Botafogo. O Botafogo está faltando com respeito a sua própria grandeza! Estão transformando o clube em um clube comum! Podemos ficar mais 21 anos sem títulos que certamente sobreviveremos, mas se aceitarmos e nos rotularmos como um clube comum nossa história corre sérios riscos. E isso me parece estar acontecendo. A torcida está sentida, sim! Isso é normal, mas as pessoas que dirigem nosso clube não podem estar!
A demissão tardia de Caio Jr demonstra isso. Falta ao Botafogo atitude! Falta ao Botafogo comando. Falta ao Botafogo alguém que entre em campo e acabe o jogo quando o juiz deixar de marcar pênaltis claros como na semifinal da Taça Guanabara, ou quando marque um pênalti absurdo como nas oitavas da Copa do Brasil. Falta ao Botafogo alguém que interrompa entrevista coletiva e demita treinador quando ele falar mal da torcida e jogue a culpa nos 16 anos sem títulos nacionais! Falta alguém que mostre e deixe claro para todos o que o Botafogo realmente é!
Quem trabalha no Botafogo não deve nunca querer e, muito menos, aceitar pouco! Vaga na Taça Libertadores? Isso é obrigação para um clube do nosso tamanho! Não importa se há 16 anos não jogamos uma! Quem for contratado tem q jogar, ou treinar, ou trabalhar para o clube ser campeão! A cobrança tem que ser essa. Não existem prêmios de consolação. O Botafogo é gigante e, pode até não conseguir, mas tem q lutar pela vitória em TODOS os jogos, ou será que priorizar o Brasileirão dá direito a alguém ir a Colômbia ser humilhado com a camisa do Botafogo?
Quem trabalha no Botafogo tem que entender que a torcida vai ser sempre maior e mais importante que qualquer um. Diferente de qualquer treinador a torcida nunca achará um empate contra o Flamengo um bom resultado. A torcida nunca achará uma vaga para a Libertadores suficiente. A torcida nunca aceitará ser chicoteada pelo próprio clube!
O que o fraco Caio Jr fez nos últimos jogos foi pior do que burrice pura e simples. Ao mudar, inventar e tentar achar soluções mirabolantes, o ex treinador buscou o seu próprio reconhecimento. Imaginem se tudo que ele tentou tivesse dado certo? Hoje estaríamos exaltando a versatilidade e ousadia de um técnico. Poderia ter dado certo? Claro! O time é bom. Imaginem Maicosuel, Elkeson, Renato, Marcelo Mattos, Cortês, Antônio Carlos e Jefferson em boa fase. Que time legal! Só que as coisas não aconteceram assim, e Caio Jr., sem pressão, sem ambição, sem foco e com uma mala de desculpas fez o que fez. Óbvio que a culpa não foi apenas dele, mas será que em momento algum foi? Só sei que em momento algum ele reconheceu que errou.
Amigos, isso tem que acabar no Botafogo. Ninguém pode ser maior que o clube. Ninguém pode trazer um Alexandre Oliveira da vida e ficar por isso mesmo. Ninguém pode alugar o Engenhão a preço de banana e ouvir os maiores rivais debochando do gramado. Um jogadorzinho furreca como o Souza não pode ficar remoendo uma situação de 4 anos atrás a cada jogo sem o Botafogo se dar ao respeito e mostrar que é grande demais frente a isso. O Botafogo não pode ser roubado em todos os campeonatos que disputa e ficar por isso mesmo. Sejamos sinceros, se tivéssemos vencido o Vasco no domingo estaríamos hoje reclamando um pênalti escandaloso e um gol anulado mais escandaloso ainda a nosso favor e o título iria embora da mesma maneira?
Imaginem como nós negociamos contratos de patrocínio, cotas de TV e todas essas coisas? Será que não estamos sabendo nos valorizar também nisso?
Amigos, mais importante que qualquer vaga em Libertadores, mais importante do que qualquer título, mais importante do que qualquer ação de Marketing é o Botafogo voltar a se respeitar para voltar a ser respeitado. Isso, sim, nós precisamos conseguir com urgência!
Nem tudo está errado. O caminho traçado por Bebeto de Freitas está sendo de certa forma trilhado. Com um pouco de sorte poderíamos ter beliscado algo grande, mas como sabemos que a sorte nos falta precisamos ser muito competentes.
Espero que eu possa estar ajudando de alguma maneira.
10 comentários:
Assino embaixo!!!
Rui, tenho escrito sistematicamente que o que falta ao Botafogo está fora de campor: falta comando, falta tudo. É inadmissível ter um anderson barros, andré silva no comando do futebol e sermos reféns do uram. Esse não é o verdadeiro Botafogo. Rui, me mande seu endereço postal via email que desejo lhe mandar um cd. Abs e SB!
Amigo botafoguense,
Eu realmente precisava ler um belo artigo/comentário/desabafo, pois estou cansado do "Quase" "Bateu na trave" "Chegamos perto" "No próximo ano o título é nosso".
Nesses últimos anos a palavra que mais cultivei foi "esperança" e a contrapartida foi "decepção". Até quando seremos enganados por um marketing fajuto e mentiroso???????
Perder faz parte da vida, aliás ser digno é perder e continuar em pé lutando contra todas as adversidades. Infelizmente, o nosso glorioso perdeu todas as oportunidades oferecidas, mas os homens continuam e vão continuar caídos. Essa é a hora de reflexão e mudanças!!!!! Tenho a impressão que tudo vai continuar da mesma forma e mais uma vez terei que depositar esperança para que o próximo ano seja repleto de vitórias e títulos, Amém!!!!!
Forte abraço amigo botafoguense,
Fogão Brasília
Parabéns pelo texto primoroso !! Sintetizou o sentimento da gloriosa torcida botafoguense.
Aqueles que dominam General Severiano deveriam ler.
Saudaçoes.
É realmente um bom texto, Paisano. E foi escrito à guisa de mero comentário...
Abraços Gloriosos!
Sergio, eu acho que o problema maior está fora de campo, mas dentro de campo tamb+em há um grande problema que tem que ser resolvido fora de campo. Isto é, concordamos, no limite, que temos problemas dentro e fora de campo que têm que ser resolvidos no domínio da gestão.
Vou enviar-lhe o endereço por e-mail, Sergio, e agradeço desde já a sua deferência.
Abraços Gloriosos!
Muito bem, Fogão VBrasília, estou consigo. Também estou farto da diretoria e de parte da torcida - que antes não era assim - arrumando sempre desculpas esfarrapadas e conformando-se que para o ano será melhor.
Este não é o meu Botafogo, o Botafogo de raça, de coragem, de ousadia, de vanguardismo. E o pior é que não vejo nenhuma oposição com ética, coragem, dedicação, ousadia, esforço, inovação, raça, que faça frente a este estado de cvoisas que se vai prolongar pelo menos por mais três anos.
A não ser que um certo cargo político possa vir a beneficiar o Botafogo, mas quando isso acontecer o nosso honroso Botafogo vira Flamengo e desonra-se para sempre.
Abraços Gloriosos!
Estou de acordo com o que disse, Eduardo.
Abraços Gloriosos!
Valeu Rui!
Queremos o nosso Botafogo de volta!
Abs e Sds, Botafoguenses!!!
Sim, Gil...
...QUEREMOS O NOSSO BOTAFOGO DE VOLTA!
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário