segunda-feira, 31 de março de 2014

Como me orgulho desta fantástica torcida!


A frase escolhida para estampar o mosaico ainda é mantida em sigilo e o grupo responsável pela organização espera que seja revelada somente na hora do jogo.

- A graça mesmo é revelar no jogo. A ideia com este novo mosaico é dar uma continuidade, pois o papel da nossa torcida tem sido importante nesta Libertadores. A gente quer ser mesmo o 12º jogador e empurrar o time. Nossa expectativa é de casa cheia novamente – disse Rodrigo Mancha, presidente da Fogoró e um dos responsáveis pelo projeto do mosaico.

Assim como aconteceu no jogo contra Deportivo Quito (EQU), o mosaico será mais uma vez custeado pelo Botafogo. A ideia surgiu de uma parceira entre torcedores e o departamento de marketing do clube. Além da frase, os torcedores também fazem segredo com um “ingrediente a mais” que terá na festa alvinegra, na quarta-feira.

- Assim como o primeiro mosaico, este também terá 25 mil peças, mas com um ingrediente a mais. Vamos dizer que a festa terá um toque a mais – completou Rodrigo Mancha.

A expectativa do Botafogo é de casa cheia para a partida contra o Unión Española. A torcida já adquiriu um bom número de ingressos de forma antecipada.

Durante a semana passada, o departamento de marketing do clube até fez algumas ações para convocar a torcida, como um vídeo com a campanha #UnidosPelaVaga. Os jogadores do time também entraram no espírito, contando com apoio.


Fonte: Lancenet.

Carol Marques, o regresso da ex-musa


Botafogo, vencedor da 1ª Regata Oficial de 2014

O Botafogo, campeão em título, iniciou o campeonato estadual de remo 2014 vencendo a 1ª Regata, realizada na Lagoa Rodrigo de Freitas a 30 de março de 2014, mostrando uma grande vontade de rumar ao bicampeonato estadual.

O Botafogo conquistou 7 medalhas de ouro, contra 5 medalhas de ouro do Flamengo, segundo classificado. O nosso clube venceu as seguintes provas:

» Double Skiff – Júnior – B – 1.500m: Lucas Vertheim Ferreira e Bernardo Timm Boggian.
» Single Skiff  – Peso Leve Sub-23 – 2.000m: Guilherme Ricardo Gomes.
» Single Skiff  Infantil – 500m: Luiz Felipe Faria
» 4 Com  Aspirante – 2.000m: Carlos Alberto Ferreira Santos, Fellipe Reyson de Souza Xavier, Alejandro Yimaz Luy, Willian Silva Calixto e Tiago de Melo Castro.
» Single Skiff  Júnior  A – 2000m: Uncas Tales
» 2 Sem  Aberta – 2.000m: Ailson Eráclito da Silva e Anderson Nocetti.
» 8 Com  Sub-23 – 2.000m: Marciel Morais Souza, Felipe Soares da Silva, Uncas Tales Batista, Augustin Suleiman Wambersie, Guilherme Ricardo Gomes, José Antonio Barchilon de Castro, Daivid Faria de Souza, Dickson Grael Macedo e Pablo Padovani.

A classificação final ficou assim ordenada:

1º BOTAFOGO: 148 pts.
2º Flamengo: 125 pts.
3º Vasco da Gama: 50 pts.
4º Escola Naval: 14 pts.

Sem os pontos das provas masculinas de Infantil e Master, que não somam para o campeonato, a pontuação do estadual de remo coloca o Botafogo em 1º lugar com 136 pontos e o Flamengo em2º lugar com 117 pontos. O Vasco da Gama somou apenas 25 pontos.

O remador Anderson Nocetti, que já esteve presente em quatro Olimpíadas, afirmou:  "Deu tudo certo na nossa prova. Conseguimos chegar com uma margem boa na frente dos adversários. Fico feliz ao ver o Botafogo mostrando força e hegemonia."

O Coordenador-Técnico Alexandre Xoxô, um dos grandes responsáveis da pujança do remo botafoguense, comentou assim a 1ª regata:Vencer a 1ª regata é sempre especial. Largamos na frente na busca pelo bicampeonato. No ano passado, quando fomos campeões, também vencemos a primeira etapa e estamos vendo a história se repetir. Vamos continuar trabalhando forte para conseguir os resultados.”

Que sonhos, meu Botafogo?

Confesso que praticamente já não tenho ânimo suficiente para falar com profundidade dos problemas do Botafogo no que respeita à sua gestão e às respectivas soluções, tal é a situação de frouxidão a que se chegou no gerenciamento do clube.

Tenho avisado várias vezes sobre o buraco financeiro e a incapacidade do presidente e da sua diretoria na gestão do clube serem enormes. Pode-se queixar o Botafogo de lhe terem retirado o Engenhão?

Pode, mas…

Mas (1) o Botafogo viveu sempre sem o Engenhão e teve que se gerir sem estádio, subir da 2ª para a 1ª divisão tecnicamente na falência e reequilibrar as contas, que estavam equilibradas em 2008 quando Assumpção tomou a presidência sucedendo a Bebeto de Freitas; e (2) se não pode viver sem as receitas do estádio, então porque o presidente e a sua diretoria se mantêm persistentemente omissos quanto à interdição do estádio? Nem uma palavra até hoje se ouviu do presidente sobre essa matéria, sugerindo o próprio que trabalha na sombra…

Creio que na sombra andamos nós…

Agora vai a Brasília. Novamente. Quantas vezes é que já lá foi? O que resolveu nessas idas? Porque deixou a situação chegar a esta calamidade? Porque cometeu tantos erros que o fez sair do Ato Trabalhista? Porque deixa que tudo chegue às últimas consequências e as coisas sejam geridas pelos acasos de liderança ausente?

Maldita a hora em que Montenegro foi ao consultório de Assumpção e o catapultou, sem qualquer preparação clubista nem capacidade de liderança, à frente de um clube que, saído recentemente de uma crise profunda, com um time competitivo em 2006-2007-2008 e com um estádio novo, merecia muitíssimo mais do que esta gente que domina o clube. Vejam os nomes: Assumpção, Palmeiro, Rolim, Montenegro, Chico Fonseca, André Silva…

As contas consolidadas de 2008, foram-se; e o estádio também se foi. O Botafogo faz parte da comissão de acompanhamento do Engenhão. Que sabemos acerca disso? Quando nos entregam o Engenhão que num 1º momento seria previsível estar disponível até ao fim deste mês. Isto é, hoje!

Entretanto, o ano passado os jogadores fizeram greve à concentração por falta de salário. O salário voltou e eles não regressaram à concentração, que seria o mínimo exigível pelo presidente para mostrar que continuava a comandar o barco.

O problema é que não comanda…

E os jogadores agora fazem novamente greve, ameaçam parar, o sindicato apoia, o presidente diz que o clube não tem dinheiro nem para pagar aos 400 funcionários até ao dia 20 do próximo mês, nem para pagar salários e eventuais premiações aos jogadores por classificação na Libertadores.

Outros clubes têm direitos de imagem atrasados durante mais de um ano e não fazem greve. Que diz o presidente do Botafogo? Falta de liderança? Auto-gestão dos atletas? Não, diz que é assim porque o nosso plantel é… diferenciado! Que vontade que tenho de lhe… bem, cala-te boca!

Em suma, digamos que tudo isto é uma grande motivação para o próximo jogo decisivo da Taça Libertadores… O que nos vai valendo é que os atletas, apesar da sua postura ameaçadora face à Diretoria, se uniram aos torcedores em torno da campanha #UnidosPelaVaga.

Enfim… começo a habituar-me em ser um torcedor de um clube mediano completamente entregue às baratas, aos gafanhotos e a tudo o mais que não interessa.

O problema é que perco o meu DNA. Perder o meu DNA significa que a torcida está perdendo o seu DNA. Perdendo-se o DNA da torcida perde-se finalmente o DNA do Botafogo. Que já está bem longínquo, mas que há-se acabar no outro lado do mundo. O lado de uma infinita escuridão cósmica…

A liderança não se recebe de presente – conquista-se! E esta liderança acabará o deixando o Botafogo num enorme buraco negro, num breu que nem Deus nem o Diabo desejariam enfrentar.

Dezoito anos de espera e… o que temos? Que consistência? Que planos? Que metas? Que objetivos? Que sonhos?

- Vai valendo a esperança de que os nossos futebolistas se mostrem verdadeiros profissionais e dêem tudo o que podem em campo pela liderança do Grupo na Taça Libertadores. A torcida, que vai envher o Estádio do Maracanã, bem merece.

domingo, 30 de março de 2014

Série: qualidade de vida... (14)


Os maiores ‘jejuns’ em campeonatos estaduais

Os 20 maiores clubes brasileiros que tiveram períodos longos sem ganhar campeonatos estaduais foram os seguintes:

» Figueirense [31 anos – 1941/1972]
» Avaí [28 anos – 1945/1973]
» Santos [23 anos – 1912/1935]
» América-MG [23 anos – 1925/1948]
» Corinthians [23 anos – 1954/1977]
» BOTAFOGO [21 anos – 1968/1989]
» Atlético-GO [19 anos – 1988/2007]
» Palmeiras [17 anos – 1976/1993]
» Grêmio [14 anos – 1932/1946]
» São Paulo [13 anos – 1957/1970]
» Fluminense [12 anos – 1924/1936]
» Flamengo [12 anos – 1927/1939]
» Atlético-PR [12 anos – 1958/1970]
» Vasco da Gama [12 anos – 1958/1970]
» Atlético-MG [11 anos – 1915/1926]
» Coritiba [11 anos – 1916/1927]
» Cruzeiro [11 anos – 1945/1956]
» Bahia [11 anos – 2001/2012]
» Internacional [08 anos – 1961/1969]
» Ceará [07 anos – 1932/1939]

Fonte: Futirinhas
Imagem: Blog do Painho

Sporting 1x0 Vitória de Guimarães

Imagem: jornal A Bola

O Sporting não fez um futebol bonito, mas foi superior e ganhou com inteira justiça. A análise jornalística é curiosa, sabendo-se que os média portugueses são grandemente favoráveis aos benfiquistas.

O Jornal Record fez um título assim:

“A FORÇA DA COMPETÊNCIA
Ganhar sem jogar bem é uma distinção das grandes equipas”

E o texto é o seguinte:

“Não foi uma exibição brilhante, com vitória expressiva e manifestação de superioridade indiscutível; deu para fazer a festa no fim, mas não chegou para empolgar as bancadas e alimentar a exigência estética de uma plateia que se habituou a ver grandes e surpreendentes espetáculos e que está grata a uma equipa que cresceu muito para lá do que seria de esperar. Mas foi uma vitória segura, assente em solidariedade, motivação, sentido de representação e inteligência, construída à força de uma ideia e de um estado de espírito sereno e confiante que fez a equipa afirmar-se e superar as dificuldades levantadas por adversário que vendeu cara a derrota até ao derradeiro minuto.”

Eis alguns números sucintos sobre a campanha do Sporting: invicto há 7 jogos (6 vitórias e 1 empate; em todo o campeonato teve 17 vitórias, 6 empates e 2 derrotas; as duas derrotas foram contra o Benfica e o Porto, fora de casa; Sporting e Benfica são os únicos invictos em casa; o ataque é o melhor do campeonato (47 gols) ex-aequo com o do Benfica; a defesa é a segunda melhor do campeonato (17 gols) com apenas mais dois gols sofrido do que o Benfica. Os números são muito acima do esperado inicialmente, já que teve que se montar uma nova equipa com muitos jogadores vindos da base.

FICHA TÉCNICA
Sporting 1x0 Vitória de Guimarães
» Gol: Rojo, aos 48’
 Competição: Campeonato Português
» Data: 29.03.2014
» Local: Estádio José Alvalade, em Lisboa
» Público: 35.674 espectadores
» Árbitro: Nuno Almeida (Algarve)
» Disciplina: cartão amarelo – Slimani, Rojo, Adrien (Sporting); Moreno, André Santos, Douglas, Tiago Rodrigues (Vitória de Guimarães)
» Sporting: Rui Patrício; Cédric, Maurício, Rojo e Jefferson; William Carvalho, André Martins (Carlos Mané) e Adrien; Montero (Heldon), Slimani (Carrillo) e Capel. Técnico: Leonardo Jardim.
» Vitória de Guimarães: Douglas; Maazou, Moreno, Paulo Oliveira e Luís Rocha; André André, André Santos e Malonga (Crivellaro); Marco Matias, Tomané e Tiago Rodrigues (Barrientos). Técnico: Rui Vitória.

sábado, 29 de março de 2014

Tatuagens (49)


Série: sabia que... (20)


Voz do Club Deportivo, Social y Cultural Botafogo

« Cuando un ganador comete un error, dice: "Yo me equivoqué".
Cuando un perdedor comete un error, dice: "No fue mi culpa".

Un ganador trabaja más fuerte que el perdedor y tiene más tiempo.
Un perdedor está siempre "muy ocupado" para hacer lo que es necesario.

Un ganador enfrenta y supera el problema.
Un perdedor le da vueltas y nunca logra pasarlo.

Un ganador se compromete.
Un perdedor hace promesas.

Un ganador dice: "Yo soy bueno, pero no tan bueno como a mí me gustaría ser".
Un perdedor dice: "Yo no soy tan malo como lo es mucha otra gente".

Un ganador escucha, comprende y responde.
Un perdedor sólo espera hasta que le toque su turno para hablar.

Un ganador respeta a aquellos que son superiores a él y trata de aprender algo de ellos.
Un perdedor se resiente con aquellos que son superiores a él y trata de encontrarle los defectos.

Un ganador se siente responsable por algo más que su trabajo solamente.
Un perdedor no colabora y siempre dice: "Yo sólo hago mi trabajo".

Un ganador dice: "Debe haber una mejor forma de hacerlo".
Un perdedor dice: "Esta es la manera en que siempre lo hemos hecho".

Un ganador, como vos, comparte este mensaje con sus amigos.
Un perdedor, como los otros, es egoísta y se lo guarda para sí mismo... »

In: Facebook do eclético clube Equatoriano Club Deportivo, Social y Cultural Botafogo, sediado em Quito e usando como escudo a Estrela Solitária.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Tatuagens (48)


Sem comentários...


Um dia de 1955...


Dia 19 de junho de 1955. Botafogo x Seleção da Holanda, em Amsterdam, durante a 1ª e mais longa excursão do Botafogo à Europa, realizando 18 jogos entre 15 de maio e 16 de julho (11 vitórias, 5 empates, 2 derrotas).

 

“No domingo seguinte, em Amsterdam, o Botafogo massacrou o escrete holandês. A Holanda dominou os 10 primeiros minutos, quando poderia ter aberto o placar com Faas Wilkes (emprestado pelo Valencia), caso Lugano não mergulhasse aos seus pés logo no primeiro minuto. O Botafogo foi para o intervalo com a vantagem de 2x0, gols de Dino (aos 12) e Vinícius (aos 44).

 

No segundo tempo, logo aos 3 minutos, Garrincha atira sem ângulo, mas vence Graafland: 3x0. Aos 7, Nilton Santos resolve atrasar para Lugano de longa distância, Noud van Melis se antecipa e faz de cabeça: 3x1. Vinícius e Dino (aos 20 e 26) ampliam: 5x1. Aos 33, Vinícius desvia um passe de Hélio e sela a vitória: 6x1.”


Excerto autorizado pelo autor. In: VILARINHO, C. F. (2013). O Futebol do Botafogo 1951-60. Rio de Janeiro: Edição do Autor, p. 131 (à venda nas melhores livrarias do Rio de Janeiro)

quinta-feira, 27 de março de 2014

O Gigante move-se... by MAM


Falem! Falem!

Fonte: Futirinhas.

Um dia de 1954…


Dia 25 de Abril de 1954. Botafogo x Fluminense válido para o Quadrangular de Comemoração dos 50 anos do Botafogo Football Club.

 

“No domingo seguinte o Botafogo, o Fluminense, o Palmeiras e o Internacional acertaram os detalhes finais do Torneio Quadrangular idealizado para comemorar os 50 anos de vida do BFC. […]

 

No domingo, uma vitória sobre o Fluminense daria o título ao Botafogo. Gentil escalou Thomé de centromédio. Aos 5, Orlando Maia derruba Esquerdinha. O próprio ponteiro manda à boca da meta. Confunde-se a defesa e Valdo cabeceia sem chances para Amaury: 0x1. Aos 36, Garrincha executa um lançamento sensacional para Dino, que atira à queima-roupa, mas Adalberto encaixa espantosamente. João Carlos (que regressara do América) respondde com uma meia bicicleta para difícil defesa de Amaury. Gentil troca Thomé por Bob, que deixa a lateral para Araty. A coisa melhora.

 

No último tempo, aos 14, um córner bem batido por Garrincha chega a Carlyle, que lança para Dino igualar: 1x1. Aos 17, Garrincha, espantalho da defesa tricolor, vai marcar quando é derrubado pelo facinoroso Bigode. Pênalti! Garrincha põe na marca e vira: 2x1. Aos 22, Carlyle arma a meia bicicleta, alçando sobre a área. Falha a zaga, falha Adalberto. Dino aproveita e empurra para o filó: 3x1. Vitória! Botafogo, cinquentão, outra vez, campeão!”


Excerto autorizado pelo autor. In: VILARINHO, C. F. (2013). O Futebol do Botafogo 1951-60. Rio de Janeiro: Edição do Autor, p. 93-94 (à venda nas melhores livrarias do Rio de Janeiro)

Imagem: Montagem de Iram Santos.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Mensagem do estimado dirigente Ique

AMIGOS, BOM DIA

Mais uma vez fizemos uma ‘maluquice’ e trouxemos 5 atletas estrangeiros (3 deles com dupla nacionalidade – só são permitidos 2 estrangeiros por equipe), para reforçar a nossa equipe principal de Pólo Aquático, que perdeu 10 atletas do time de 2013.

Infelizmente nosso ponteiro (canhoto), americano, Kevin Oliveira, fraturou a perna e ontem mesmo foi submetido a uma cirurgia (feita por nosso capitão e Médico Ortopedista - Felipe Franco). Isso acontece bola pra frente.

Portanto, temos 4 atletas estrangeiros com grande potencial. São eles:

- Goram Tomasevic - Croata
- Fábio Viocetti - Italiano
- Paulo Salemi - Italiano
- Daniel Galozzi - Italiano

Além deles temos a volta do  Mega (Felipe Franco), diversas vezes considerado o melhor jogador do Brasil, e de Matheus Crivella, João Felipe e Caio Lima, que diversas vezes atuaram pela Seleção principal.

Temos chance, mas preciso da presença de vocês.

Amanhã às 21 horas é a nossa estreia contra o Paulistano, no Mourisco. Esse é o jogo chave!

Conto com vocês. Conto com meus amigos.

Abraço.

IQUE

 GRUPOS

GRUPO A
GRUPO B
Botafogo F. R.
SESI / SP
Fluminense F. C.
E. C. Pinheiros
C. A. Paulistano (CAP)
C. R. Flamengo
C. Paineiras do Morumby (CPM)
A. Brasileira A Hebraica / SP

TABELA

DATA
HORA
JOGOS
LOCAL
27.03
16:30
FLA
x
SESI
Botafogo F.R.
18:00
ABH
x
ECP
Botafogo F.R
19:30
CPM
x
FLU
Botafogo F.R
21:00
BOTAFOGO
x
CAP
Botafogo F.R
28.03
09:00
FLA
x
ECP
Botafogo F.R
10:30
ABH
x
SESI
Botafogo F.R
12:00
CPM
x
CAP
Botafogo F.R
13:30
BOTAFOGO
x
FLU
Botafogo F.R
17:00
ECP
x
SESI
Botafogo F.R
18:30
FLA
x
ABH
Botafogo F.R
20:00
CAP
x
FLU
Botafogo F.R
21:30
CPM
x
BOTAFOGO
Botafogo F.R
29.03
10:00
2A
x
3B
Botafogo F.R
11:30
2B
x
3A
Botafogo F.R
17:30
4A
x
4B
Botafogo F.R
19:00
1A
x
Venc. 14
Botafogo F.R
20:30
1B
x
Venc. 13
Botafogo F.R
30.03
09:00
Perd. 13
x
Perd.14
Botafogo F.R
10:30
Perd. 16
x
Perd.17
Botafogo F.R
12:00
Venc. 16
x
Venc. 17
Botafogo F.R

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...