sábado, 31 de outubro de 2015

Voz de Lorismario Simonassi

Caro Rui. Peço desculpas a você pelo comportamento inadequado e hostil desta pessoa, quiçá um humano que muito inadequadamente não sabe que somos todos nós imigrantes, uma vez que, mesmo os habitantes antecessores ao descobrimento do Brasil, são imigrantes africanos, que da África, berço descendente de todos nós, chegou em longa jornada até a América do Sul. Cada um de nós, de pátria da língua portuguesa, descendeu de alguém que chegou aqui no Brasil, cada um a seu tempo – por exemplo, meu avô italiano aqui aportou em 1866 - nem por isto, ou seja, ter chegado antes de muitos outros, deixo de considerar aqueles que decidiram amar ao Brasil, como você faz, temos o direito de desrespeitar as escolhas das pátrias feitas pelos seus respectivos antecessores. E eu, como legítimo botafoguense e creio que em nome de muitos outros, inclusive não botafoguenses, considero-o mais brasileiro do que incultos e ignorantes que servindo-se de um simples esporte, aproveita-se para produzir ofensas inaceitáveis por qualquer pessoa que tenha tido uma boa educação familiar e acadêmica. Mil vivas a você, ao Botafogo e aos torcedores educados dos demais clubes de futebol brasileiro.” – Lorismario Simonassi, Botafoguense de sempre, comentando a publicação do blogue intitulado ‘Incautos e Incultos’.

Comentário do editor: Caríssimo Loris, fiquei muito emocionado com a sua declaração. Muitíssimo grato! O Planeta é de todos!

Uma breve história: na medida em que a ilha de São Vicente, em Cabo Verde, não era habitada antes da chegada das primeiras populações, todos eram, de certa forma, emigrantes, e ainda hoje qualquer pessoa que chegue, que aí instale a sua vida e que aprenda o dialeto local, é virtualmente considerado Vicentino! Abraços Gloriosos!

6 comentários:

Sergio Di Sabbato disse...

Lorismario, assino seu comentário e digo mais:tenho muito orgulho de ter conhecido o Rui Moura e ele fazer parte das minhas relações, não só por ser um grande botafoguense, mas principalmente pela pessoa que é, culto, inteligente e principalmente por fazer parte da comunidade de língua portuguesa. Eu de minha parte repudio qualquer forma de discriminação, mesmo porque tenho mais sangue italiano do que brasileiro, nasci aqui quase que por acaso, e nem por isso devo ser discriminado. Rui, em nome dos brasileiros sensatos peço mil desculpas pela ignorância de certos sujeitos que nem deveriam ter a sua atenção, tal a baixeza de suas atitudes. E hoje, deixemos os imbecis de lado e devemos comemorar mais uma grande vitória do nosso Botafogo, praticamente na 1ª divisão. Grande Abraço e saudações botafoguenses!

Ruy Moura disse...

Muito grato, meu querido amigo. O meu sentimento por si é recíproco, Sergio.

Na verdade há anos que não ligo nenhuma a essas baixezas, porque tenho uma certa pena e algum desprezo por cathartiformes - e desprezo e pena são talvez os mais tristes e pobres sentimentos que se tem por alguém - mas desta vez deu-me vontade de responder. Por uma única vez. Só para os chamar de incautos, incultos e fóbicos cathartiformes (rs) e encher-lhes o espaço vazio do crânio com uns certos índices... se é que os conseguirão ler...

Abraços Gloriosos, companheiro.

Anónimo disse...

Grande RUI,preferi não comentar as IMBECILIDADES,visto que sendo neto de portugueses,por parte de pai e mãe,iria baixar muito o nível retrucando a esse verme asqueroso, que se bobear, deve ser "framerdista".
Rumo a série A,mole mole,como previ antes do início do CBB.JOTA.

Ruy Moura disse...

Fram......., quase de certeza!

Não foi mole, JOTA. Está sendo mole agora, porque eu bem sofri durante uma certa temporada!

Abraços Gloriosos!

Lorismario disse...

Caros amigos botafoguenses. Normalmente faço como Rui, ou seja, ignoro os ignorantes e aqueles que se julgam superiores aos demais. Não gosto de forma alguma dos xenofóbicos por um motivo muito simples: "por quê não respeitar o gentílico de uma pessoa se não foi ela que escolheu nascer aqui aqui acolá?" Dou maior importâncias àqueles que escolheram a pátria amada de cada um. este sim ESCOLHEU. Estou com você, meu caro amigo Rui, o PLANETA é de todos nós. Quisera um dia que todos se declarassem terráqueos. Sem dúvida, não chegaremos a isto. É muita coisa em disputa - quando só deveria haver cooperação e não competição- para aceitarmos em nossa casa, pessoas que por exemplo, nasceram alem de um rio. As vezes fico olhando as divisões políticas dos países nos mapas do mundo e me perguntando por que não podemos nos considerar todos iguais? Quanto ao jogo, estava no sítio e lá não tem pay per view e fiquei sabendo apenas o resultado no noticiário noturno. Vi hoje os melhores momentos. Como é bom ter um goleiro como o Jeff. Só o Dunga prefere os goleiros e jogadores do Inter de P. Alegre. Agora, contra a Argentina vai jogar o Jeff aos leões para poder manter os "prediletos" dele.

Ruy Moura disse...

Loris, há muito e muitos anos que me declaro 'terráqueo', que é o meu espaço real e natural, sendo avesso a passaportes, vistos e bilhetes de identidade nacionais. Mas ainda sou mais: o meu espaço intangível e imaginário, mas absolutamente real na minha alma, faz-me declarar 'universalista'. Quem não é religioso como eu perceberá facilmente o meu sentido de irredutível unicidade quando perscruto o Universo, o ÚNICO sítio do qual realmente brotei, no qual realmente sempre estive e ao qual jamais deixarei de pertencer.

"Nada se ganha nada se perde, tudo se transforma." - Lavoisier.

Abraços Gloriosos.

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...