sexta-feira, 29 de julho de 2016

Futebol multirracial e multicultural

10 dos 23 campeões europeus são 'made in Sporting'

Portugal inaugurou a 1ª fase da globalização mundial através dos Descobrimentos e tornou-se um país hospitaleiro, multirracial e multicultural ao longo dos séculos, partilhando culturas de povos de todos os continentes e dos mais remotos lugares.

Na sua vida social nota-se uma significativa miscigenação nascida desse envolvimento cultural e emocional com povos aos quais emprestou parte da sua cultura e dos quais também tomou por empréstimo parte das suas culturas – empréstimos definitivos sem retorno.

Na política é óbvia a participação de pessoas de outras etnias nos órgãos institucionais, sendo de realçar que o Primeiro-Ministro, nasceu em Lisboa, de origem goesa (avô paterno) e francesa (avó materna); a Ministra da Justiça, nasceu em Angola em 1955, território português à época, sendo de origem negra; o Secretário de Estado das Autarquias Locais é de origem cigana e a Secretária de Estado para a Inclusão de Pessoas é invisual, evidenciando uma característica não preconceituosa da sociedade; o próprio Presidente da República teve uma forte influência africana ao viver muito tempo em Moçambique, quando o seu pai era aí Governador no tempo colonial, mantendo visivelmente essa influência.

Na vida acadêmica, na vida artística e em muitos outros domínios da sociedade, o cruzamento de povos e de nascidos aqui e acolá tornou-se multinacional, seja através de luso-descendentes ou de naturalizados. Atualmente, o aprofundamento da globalização vincou ainda mais essa marca no domínio do futebol, que ultrapassou fronteiras e faz conviver na mesma equipe pessoas nascidas em circunstâncias muito diversas.

Os Campeões Europeus de futebol de 2016 evidenciam bem essas características. Veja-se as origens dos 23 portugueses convocados para a EuroCopa:

Nascidos em Portugal com origem no país (10):
André Gomes, Cristiano Ronaldo, Eduardo, João Moutinho, José Fonte, Rafa Silva, Ricardo Carvalho, Ricardo Quaresma (origem cigana), Rui Patrício, Vieirinha.

Descendentes nascidos em Portugal (5):
Bruno Alves, descendente de brasileiros, Eliseu, descendente de africanos, João Mário, descendente de africanos, Nani, descendente de africanos, Renato Sanches, descendente de africanos.

Luso-descendentes nascidos no estrangeiro (4):
Adrien Silva, nascido na França, Anthony Lopes, nascido na França, Cédric Soares, nascido na Alemanha, Raphaël Guerreiro, nascido na França.

Nascidos no estrangeiro e naturalizados (4):
Danilo, nascido na Guiné-Bissau, Éder, nascido na Guiné-Bissau, Pepe, nascido no Brasil, William Carvalho, nascido em Angola.

15 futebolistas nasceram em Portugal (5 de origem estrangeira); 8 futebolistas nasceram no estrangeiro (4 luso-descendentes).

Pesquisa de Rui Moura (editor do blogue Mundo Botafogo)

Sem comentários:

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...