por JOSÉ CUNHA, jornalista
O Santos entrou em campo no Maracanã para mais um grande clássico e foi recebido com aplausos como era normal, pois o carioca sempre amou a equipe de Pelé.
Trocas de flâmulas, bandeiras por todos os cantos, faixas e Pelé jogando em casa, como costumava dizer sempre que jogava no Maracanã.
De um lado o Botafogo trazendo um time com nomes famosos como Nilton Santos, Garrincha, Zé Maria, Zagalo, Amarildo, Quarentinha, entre outros. Do outro lado, Pelé, Mengálvio, Coutinho, Zito e toda a legião de craques que tanto fizeram pelo futebol.
O encontro já estava 4x1 para o Santos, quando Pelé fez o quinto gol dando um chapéu sensacional em Nilton Santos. Depois que vibrou e buscou a bola no fundo da rede, Pelé, ao passar pelo Nilton Santos na volta para o meio de campo, disse baixinho: “Não deu, velho”. E Nilton, sempre gentil, respondeu: “É, não deu, negão”.
Logo depois, o Santos voltou à carga e a bola foi cruzada na pequena área. Manga quis deixar o gol para agarrar a bola, mas foi contido por Nilton Santos, que com uma classe impressionante, levou a pelota no peito, botou no terreno e deu três fintas monumentais em Pelé, dando depois para Pampolini no meio de campo, que mandou ao ataque em direção ao Amarildo. Aí, Nilton Santos olhou para o Pelé e devolveu: “Não deu, negão”. E Pelé: ” É, velho, leão não come leão”.
Fonte: Cunha, José (1996). O Rádio, a TV e o Futebol do Meu Tempo. Editora: Litteris.
2 comentários:
Bons tempos em que o prazer pelo futebol superava as rivalidades e os craques se respeitavam. Lances como esse no futebol brasileiro atual são impensáveis, se um jogador é driblado de uma forma que não gosta parte para a agressão. Infelizmente o futebol aqui vai de mal a pior. Abs e SB!
É verdade, Sergio. Que o diga o Maicosuel em relação a uma bestazinha chamada Juan... A arte sumiu, o prazer de jogar à bola extinguiu-se, a sabedoria da rivalidade foi-se... pouco resta da beleza do futebol de outrora. Antes era uma coisa suave, ondulante; agora sabe a metal...
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário