quarta-feira, 17 de julho de 2019

Marquinho: campeão de 1989 e do futebol master botafoguense

Marquinho erguendo a Taça de campeão internacional de Futebol Legends

Marcos Vinícius Ribeiro Santos, o ‘Marquinho’, nasceu em Cambé (PR), no dia 27 de outubro de 1966, e foi lateral esquerdo do Botafogo na campanha de 1989-1990. Marquinhos é filho do lateral direito Juvenal (ex-Londrina, Corinthians e Internacional).

Marquinho iniciou a carreira nos infantis do Marília (SP) e posteriormente profissionalizou-se no Londrina.

Em 1988, o atleta teve o seu passe comprado pelo Coritiba e foi um dos destaques do ‘Coxa’. Após ser assediado pelo Corinthians, acabou indo para o Botafogo de Futebol e Regatas onde viveu muitos momentos bons.

Marquinho participou do famoso bicampeonato carioca do Botafogo em 1989 (17 jogos) e 1990 (3 jogos), ao lado de Mauro Galvão, Paulinho Criciúma, Maurício, Josimar, Carlos Alberto Santos, Carlos Alberto Dias e companhia.

Em 1991 foi emprestado ao Grêmio, mas retornou ao Botafogo logo no ano seguinte, obtendo o vice-campeonato no Brasileirão. Então, Emil Pinheiro levou-o para o América em 1993 e no ano seguinte retornou ao Londrina onde comemorou o título da Taça Cidade de Curitiba.

Em 1995 tornou a defender o Marília, seu primeiro clube, mas no ano seguinte lesionou-se e não jogou. Em 1998 atuou pelo Figueirense, mas em 1999 voltou a contundir-se. Encerrou a carreira na Portuguesa de Londrina (PR), no ano de 2000, após sofrer cirurgia no joelho.

Finalmente, em 2019, Marquinho integrou a equipe master do Botafogo (mencionado como Marcos Cambé) e foi um dos principais destaques da equipe campeã da III Copa Internacional de Futebol Legends, disputada em Brasília.

Títulos no Botafogo:

1989: Botafogo campeão estadual invicto de futebol 
1990: Botafogo, bicampeão estadual de futebol 
2019: III Copa Internacional de Futebol Legends 

Taças em Jogo Único:


1989: Taça Nilton dos Santos pelos 58 anos do Jornal dos Sports 
1989: Taça Fundação Rio Esportes e Troféu Cidade de Nova Friburgo 
1992: Taça 61 Anos do Jornal dos Sports 

Fontes: blogue Mundo Botafogo; https://www.portalcambe.com.br; https://terceirotempo.uol.com.br

6 comentários:

Carlos Eduardo disse...

A respeito desse torneio internacional de master que o Botafogo venceu,serviu como um tapa na cara da torcida e dos dirigentes em relação ao futebol que o Botafogo nos apresenta.
Ali foi montado um elenco com jogadores com vontade de vencer por essa camisa,coisa que raras exceções do atual elenco,a maioria joga no modo "tanto faz".
Saudaçoes Botafoguense!!!

Ruy Moura disse...

Justamente! Os masters jogam pelo prazer do futebol. Muitos atletas de hoje jogam pelo prazer de obter dinheiro para luxos, festas e... outras coisas mais que me inibo de mencionar.

Abraços Gloriosos.

MOSCA (UNIAO BANDEIRANTES MASTER) disse...

Marquinhos mereceu todos os títulos e glórias em tod9s os times que passou, grande pessoa, abraço guerreiro.

Ruy Moura disse...

MOSCA, é bom saber que Marquinho é uma "grande pessoa". Aliás, o tipo de sorriso sugere uma pessoa simples. Acho muito interessante que justamente 3 décadas depois da glória de 1989 Marquinho tenha regressado aos títulos como master.

Abraços Gloriosos.

Anónimo disse...

gente boa demais um abraco alex goleiro Japao

Ruy Moura disse...

Maravilha!
Abraços Gloriosos.

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...