segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Garrincha era tricolor na sua meninice?!

[Nota preliminar: A falecida cantora Elza Soares insistiu por diversas vezes que Garrincha torcia para o clube de preferência dela, isto é, para o Flamengo, e a mídia flamenguista continua seguindo a ideia sem uma referência minimamente comprovada. Efetivamente, não existe uma única publicação que o confirme, mas existe outra, em 1954, quando Garrincha ainda não era o grande craque em que se tornou, que o então garoto revelou que torcia para o Fluminense na sua meninice. É a única publicação conhecida sobre o clube de Garrincha na sua juventude, além da sua indiferença pelo vencedor do campeonato de 1958 e as suas loas ao Botafogo no ‘Jogo da Gratidão’, em 19 de dezembro de 1973, diante de 155.000 espectadores, após pendurar as chuteiras, cuja renda superior a US$ 160.000 reverteu em seu favor, tendo com essa renda, além das casas que já possuía, adquirido 7 casas para as filhas, outra casa na Tijuca, um automóvel Mercedes-Benz e uma casa de shows em Vila Isabel, onde Elza Soares podia apresentar o seu repertório musical. Garrincha jamais torceu para o Flamengo. Republica-se, então, o artigo do historiador Carlos Ferreira Vilarinho, originalmente publicado no Mundo Botafogo em 9 de dezembro de 2016.]

por CARLOS FERREIRA VILARINHO

especialmente para o Mundo Botafogo

sócio-proprietário e historiador do Botafogo de Futebol e Regatas

Transcrevo um primeiro e inédito trecho do meu livro O Futebol do Botafogo - 1966-1970, III volume, ainda no prelo:

No time principal do Botafogo, em 610 jogos, Garrincha marcou 242 gols e entregou outros tantos aos companheiros. Por merecimento, ele conquistou o título de ‘Alegria do Povo’. Mas desde o instante em que a personagem cruzou o seu caminho, ele desfigurou-se como homem e atleta. Mané deixou General Severiano porque quis. Estava de cabeça virada. Porém, bem mais tarde, ele confessará: “Continuo Botafogo, ele mora no meu coração” (in Jornal do Brasil, de 18/12/1973).

A propósito desta importante declaração, vale a pena recordar o que escreveu Sandro Moreyra em sua coluna no Diário da Noite (‘Diga-me qual é o seu segundo club’), em 3/12/1954: Diz o menino Garrincha que, antes de treinar em General Severiano, nunca se preocupara com o Botafogo. Seu club favorito era o Fluminense. Pelo tricolor discutia e brigava lá em Pau Grande. Tanto que, quando achou que dava para crack da capital, o primeiro club que procurou foi o de Zezé Moreira. Lá deu as caras, com sua chuteira embrulhada em jornal, muito mais confiante que nervoso. Mas ninguém fez fé nas suas pernas tortas e Garrincha nem chegou a treinar. Drama igual ele viveu no Vasco e no América. Não tinha pinta e não queriam perder tempo com um garoto, ainda mais todo empenado. A esperada chance ele foi ter no Botafogo, levado por Araty, amparado no pistolão de Julinho Azevedo. Dois treinos e estava no team de cima. Dois jogos e era cobra, ídolo, cartaz, tudo que um crack deseja ser. Daí ter esquecido o Fluminense, ou melhor, trocado o Fluminense pelo Botafogo. Este, que não era nada, virou o preferido. O outro caiu para segundo. É o seu segundo club, mas sem merecer mais uma defesa nos seus papos com a velha turma da Raiz da Serra.

«» «» «»

Mas veja-se também como Garrincha se posicionou em relação à decisão do super-super de 1958. Está na página 254 do meu livro O Futebol do Botafogo – 1951-1960, I volume:

A maioria do time iria torcer pelo Flamengo no sábado, exceto Garrincha. Ele não ligaria nem rádio, nem televisão: “Para mim, tanto faz que ganhe o Flamengo ou o Vasco”.

Excerto autorizado pelo autor. In: VILARINHO, C. F. O Futebol do Botafogo 1966-1970. III volume. Rio de Janeiro: no prelo (está à venda nas melhores livrarias do Rio de Janeiro o I volume da obra completa, intitulado O Futebol do Botafogo 1951-1960), e o II volume intitulado O Futebol do Botafogo 1961-1965.

Rafaella Santos, musa do Salgueiro!

Rafaella Santos, e irmã de Neymar, vai participar do Carnaval do Rio de Janeiro como musa do Acadêmicos do Salgueiro, a ‘minha’ escola de samba desde o tempo de infância. Juntando Botafogo e Salgueiro. Que alegria, Rafaella!

domingo, 30 de janeiro de 2022

Botafogo 2x0 Bangu

 
Crédito: Jorge Rodrigues / AGIF

por RUY MOURA

Editor do Mundo Botafogo

 

Houve progressos no desempenho do Botafogo mediante uma maior capacidade organizativa e de pressão ao adversário desde o início da partida, dominando praticamente todo o jogo, apesar dos esforços do Bangu em contrariar a supremacia do alvinegro.

 

O gol aos 10’, que inaugurou o marcador, resultante de uma descida rápida pela ala direita, materializada num centro rasteiro e num toque subtil de Felipe Ferreira a estufar as redes, facilitou ao Botafogo uma estratégia de aposta na necessidade do Bangu correr atrás do prejuízo e surpreender o adversário.

 

Na segunda parte do jogo isso foi conseguido novamente com descida pela ala direita, centro da linha de fundo por Erison e Diego Gonçalves a completar sozinho cabeceando facilmente para o fundo das redes.

 

Uma vitória importante sobre o Bangu, que vinha de derrotar o Fluminense, a qual certamente ajudará a criar espírito de equipe e vontade de se fazerem progressos no desempenho coletivo, além de colocar a equipe na parte de cima da tabela.

 

FICHA TÉCNICA

Botafogo2x0 Bangu

» Gols: Felipe Ferreira, aos 10’, e Diego Gonçalves, aos 76’

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 30.01.2022

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Público: 2.823 pagantes; 3.112 espectadores

» Renda: R$ 94.878,00

» Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz; Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Thayse Marques Fonseca

» Disciplina: cartão amarelo – Gatito, Carli, Matheus Nascimento, Erison e Enderson Moreira (técnico) (Botafogo) e Carlos Eduardo (Bangu)

» Botafogo: Gatito; Daniel Borges, Carli, Kanu e Carlinhos; Fabinho, Breno (Raí) e Felipe Ferreira (Erison); Vitinho (Luiz Fernando), Diego Gonçalves (Ronald) e Matheus Nascimento (Kayque).

» Bangu: Paulo Henrique; Carlos Eduardo, Israel, Brito (Nascimento) e Roberto Baggio; Renatinho (Alisson), Denilson e Lucas Oliveira; Luís Araújo (Lucas Duarte), Santarém (Raí) e Daniel Dias (Felipinho).

Sporting, Campeão de Inverno 2022


A final da Taça da Liga de futebol consagrou o Sporting como Campeão de Inverno de Portugal pela segunda vez consecutiva, cuja partida começou com a ginga de Samba do brasileiro Everton, ao inaugurar o marcador para o Benfica, aos 23’, continuou com o Fado malandro do português Gonçalo Inácio, ao empatar a partida, aos 49’, e terminou ao som das castanholas do Flamenco do espanhol Sarabia, que fez o gol da virada e do título, aos 78’.

 

O Sporting conquistou o 4º título de futebol nas cinco últimas competições portuguesas: Campeão Nacional 2020-21; Campeão da Taça da Liga 2020-21 e 2021-22; Campeão da Supertaça 2021-2022.

sábado, 29 de janeiro de 2022

Retrospecto Botafogo x Bangu (2007-2022)

por RUY MOURA

Editor do Mundo Botafogo

Entre 2007 e 2022 a nossa equipe defrontou o Bangu em 16 partidas, obtendo 8 vitórias e 8 empates, com saldo de gols favorável ao Glorioso por 24-8.

Artilheiros: Loco Abreu (4), Alessandro (2), Bill (2), Victor Simões (2), Cidinho (1), Diego Gonçalves (1), Diguinho (1), Fahel (1), Filipe Ferreira (1), Gervasio Núñez (1), Honda (1), Jobson (1), Joel (1), Maicosuel (1), Renan Fonseca (1), Rodrigo Lindoso (1), Rodrigo Pimpão (1) e Sassá (1).

FICHAS TÉCNICAS DAS 16 PARTIDAS:

Botafogo 4x1 Bangu

» Gols: Victor Simões, aos 18’ e 28’, Fahel, aos 37’, e Alessandro, aos 72’ (Botafogo); Somália, aos 6’ (Bangu)

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 08.02.2009

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’, no Rio de Janeiro (RJ)

» Arbitragem: João Batista de Arruda; Assistentes: Wagner de Almeida Santos e Vinícius da Vitória Nascimento.

» Disciplina: cartão amarelo – Victor Simões e Wellington (Botafogo) e Abílio (Bangu)

» Botafogo: Renan, Wellington, Juninho (Eduardo) e Leandro Guerreiro; Alessandro, Fahel (Túlio Souza), Léo Silva (Batista), Maicosuel e Thiaguinho; Reinaldo e Victor Simões. Técnico: Ney Franco.

» Bangu: Diogo Silva, Uilian, Abílio, Edinho e Márcio Cleick; Marcão, Douglas Silva (Paulo Roberto), Rafael Soeiro (Nelson) e Tiano (Assunção); Somália e Bruno Luiz. Técnico: Edson Souza.

Botafogo 2x2 Bangu

» Gols: Diguinho, aos 2’, e Alessandro, aos 38’ (Botafogo); Somália, aos 32’ e Gustavo Corrêa, aos 81’ (Bangu)

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 04.04.2010

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’, no Rio de Janeiro (RJ)

» Arbitragem: Marcelo Venito Pacheco; Assistentes: Michael Correia e Rodrigo Figueiredo Henrique.

» Disciplina: cartão amarelo – Renato Cajá, Edno e Alessandro (Botafogo) e Marcão (Bangu); Cartão vermelho: Renato Cajá

» Botafogo: Renan; Alessandro, Fábio Ferreira, Edson e Gabriel (Rodrigo Dantas); Felipe Lima, Túlio Souza, Renato Cajá e Diguinho; Caio (Júnior) e Edno (Alex). Técnico: Joel Santana.

» Bangu: Douglas; Uillian Souza, Leandro Souza, Carlos Renan, Raphael e Fabiano; Marcão, Thiago Galhardo (Pipico) e Tiano (Gustavo Corrêa); Sassá (Leandro Carrijo) e Somália. Técnico: Mazolinha.

Botafogo 1x1 Bangu

» Gols: Loco Abreu, aos 25’ (pen.); Abílio, aos 77' (Bangu)

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 02.02.2011

» Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)

» Público: 5.635 presentes

» Arbitragem: Rodrigo Nunes de Sá; Assistentes: Rodrigo Pereira Jóia e Rodrigo Figueiredo Corrêa

» Disciplina: cartão amarelo – Renato Cajá, Somália, Caio (Botafogo) e Joziel, Diego Padilha, Abílio (Bangu)

» Botafogo: Jefferson, Fahel (Everton), Antônio Carlos e João Filipe; Alessandro, Arévalo, Somália, Renato Cajá (Caio) e Márcio Azevedo; Herrera (Alex) e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.

» Bangu: Thiago Leal, China (Gedeilson), Diego Padilha, Abílio e Fabiano Silva; Joziel, André Barreto, Thiago Galhardo (Allan Possato) e Ricardinho; Pipico e Leandro Costa (Charles Chad). Técnico: Gabriel Vieira.

Botafogo 1x1 Bangu

» Gols: Cidinho 73’ (Botafogo); Almir 75’ (Bangu)

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 10.03.2012

» Local: Estádio de Moça Bonita, Bangu (RJ)

» Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ); Assistentes: Silbert Sisquim (RJ) e Wendel Gouvea (RJ)

» Disciplina: cartão amarelo – Herrera e Lucas Zen (Botafogo); Thiago Galhardo, Oliveira, China e Luciano (Bangu)

» Bangu: Willian Alves, China (Gedeílson), Raphael Azevedo, Santiago e Renan Oliveira; André Barreto, Oliveira, Thiago Galhardo (Luciano) e Almir (Gabriel Galhardo); Fabinho e Sérgio Júnior. Técnico: Cleimar Rocha.

» Botafogo: Jéfferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Renato, Felipe Menezes (Jeferson Paulista) e Caio (Cidinho); Herrera e Loco Abreu (Jobson). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Botafogo 4x2 Bangu

» Gols: Loco Abreu 39’, 47’ e 60’ e Maicosuel 90’ (Botafogo); Lucas (contra) 51’ e Sérgio Júnior 71’ (Bangu)

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 21.04.2012

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’ (RJ)

» Público: 15.757 pagantes

» Renda: R$ 443.235,00

» Árbitro: Eduardo Cordeiro Guimarães; Assistentes: Silbert Faria Sisquim (RJ) e Luiz Cláudio Regazone (RJ)

» Disciplina: cartão amarelo – Márcio Azevedo e Fábio Ferreira (Botafogo) e Oliveira, Raphael Azevedo, Sérgio Júnior e Thiago Galhardo (Bangu); cartão vermelho – Thiago Galhardo (Bangu)

» Botafogo: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato (Maicosuel), Elkeson (Caio), Andrezinho e Fellype Gabriel; Loco Abreu (Herrera).

» Bangu: Willian Alves; China, Raphael Azevedo, Santiago (Fernando Lopes) e Renan Oliveira; Oliveira (Tiano), André Barreto, Thiago Galhardo e Gabriel Galhardo (Gedeilson); Fabinho e Sérgio Júnior. Técnico: Cleimar Rocha.

Botafogo 0x0 Bangu

» Gols: -

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 24.01.2013

» Local: Estádio de Moça Bonita, em Bangu (RJ)

» Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ); Assistentes: Wagner de Almeida Santos (RJ) e Jackson Lourenço Massara dos Santos (RJ)

» Público: 2.769 pagantes

» Renda: R$ 58.800

» Disciplina: cartão amarelo – Jadson (Botafogo) e Gilmar (Bangu)

» Bangu: Getúlio Vargas, Celsinho (Thiago Eleutério), Raphael Azevedo, Carlos Renan e Bruno Santos; Mayaro, André Barreto, Gilmar (Eudes) e Ives (Gabriel Galhardo); Hugo e Alexandro. Técnico: Cleimar Rocha.

» Botafogo: Jefferson; Gilberto, Bolívar, Dória e Lima (Júlio César); Marcelo Mattos, Jadson (Jeferson Paulista), Fellype Gabriel (Henrique), Lodeiro e Andrezinho; Bruno Mendes. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Botafogo 0x0 Bangu

» Gols: -

» Competição: Campeonato Carioca

» Local: Estádio de São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

» Data: 21.01.2014

» Árbitro: Daniel de Souza Macedo (RJ); Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Thiago Rosa de Oliveira (RJ)

» Público: 1.665 pagantes; 1.942 presentes

» Renda: R$ 32.450,00

» Disciplina: cartão amarelo - Airton (Botafogo)

» Botafogo: Renan; Alex, Dória, Dankler e Lima; Airton e Rodrigo Souto (Sassá, 74'); Gegê (Octávio, intervalo), Renato e Daniel; Henrique (Yguinho, 60’). Técnico: Eduardo Húngaro.

» Bangu: Rafael, Douglas Tuchê, Luiz Fellipe, Carlos Renan (Rafael Sales) e Bruno Santos; Raphael Azevedo, Christiano, Felipe Foca (Gabriel Galhardo) e Almir; Wendel (Rodrigo Pinho) e Willen. Técnico: Mazolinha.

» Botafogo 3x0 Bangu

» Gols: Bill, aos 20' e 71', e Jobson, aos 34'

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 11.02.2015

» Local: Estádio Los Lários, Xerém (RJ)

» Árbitro: Luís Antonio Silva dos Santos (RJ); Assistentes: Dibert Pedrosa (RJ) e Luiz Antonio Muniz (RJ)

» Disciplina: cartão amarelo – Bill, Roger Carvalho e Marcelo Mattos (Botafogo) e Raphael Augusto (Bangu); cartão vermelho: Márcio (Bangu)

» Bangu: Márcio; Iago, Sérgio Raphael, Luiz Felipe e Guilherme; Ives, Magno, Raphael Augusto (Carlos Alberto) e Almir; Bruno Luiz (Bruno Miranda) e Matheus Pimenta (Marcos Vinícius). Técnico: Mário Marques.

» Botafogo: Jefferson; Gilberto, Roger Carvalho, Renan Fonseca e Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Diego Jardel (Sassá) e Tomas (Fernandes); Rodrigo Pimpão (Jobson) e Bill. Técnico: René Simões.

Botafogo 2x0 Bangu

» Gols: Gervasio Núñez, aos 8', e Renan Fonseca, aos 22'

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 30.01.2016

» Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

» Público: 1.647 pagantes

» Renda: R$ 36.305,00

» Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ); Assistentes: Wagner Santos (RJ) e Daniel do Espírito Santo Parro (RJ)

» Disciplina: cartão amarelo – Airton (Botafogo) e Almir, Giovanni Carioca e Júnior (Bangu)

» Botafogo: Jefferson, Diego, Renan Fonseca, Emerson Santos e Diogo Barbosa; Airton (Dierson), Rodrigo Lindoso, Luís Ricardo, Gegê (Leandrinho) e Gervasio Núñez (Ribamar; Luís Henrique. Técnico: Ricardo Gomes.

» Bangu: Célio Gabriel, Paulo Barrach, Anderson Penna, Arthur Sanches (Matheus Avelar) e Guilherme; Yves, Júnior, William Amendoim, Giovanni Carioca (Magno) e Almir; Geraldo (Salatiel). Técnico: Emanoel Sacramento.

Botafogo 1x0 Bangu

» Gols: Rodrigo Lindoso, aos 90’+2

» Competição: Campeonato Carioca

» Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

» Data: 10.04.2016

» Árbitro: Grazianni Maciel Rocha; Assistentes: Eduardo Souza Couto e Thiago Gomes Magalhães

» Disciplina: cartão amarelo – Joel Carli, Rodrigo Lindoso (Botafogo) e Anderson Penna, Guilherme (Bangu)

» Público: 1.509 pagantes

» Renda: R$ 21.045,00

» Botafogo: Jefferson, Luís Ricardo, Joel Carli, Emerson Silva e Diogo; Rodrigo Lindoso, Fernandes (Dierson), Octávio (Luís Henrique), Gegê (Neílton) e Salgueiro; Ribamar. Técnico: Ricardo Gomes.

» Bangu: Célio Gabriel, Paulo Barrach, Rafael Henriques, Arthur Sanches (Anderson Penna) e Guilherme; Mauro Silva, Júnior, Giovanni Carioca (William Amendoim), Almir e Magnum; Igor Goulart (Carlinhos). Técnico: Mário Marques.

Botafogo 2x0 Bangu

» Gols: Joel, aos 19', e Sassá, aos 84'

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 26.03.2017

» Local: Estádio de Moça Bonita, no Rio de Janeiro (RJ)

» Disciplina: cartão amarelo – Rodrigo Pimpão, Victor Luís, Roger e Fernandes (Botafogo) e Guilherme, Thiaguinho, Bruno Luiz e Daniel Damião (Bangu); cartão vermelho: Rodrigo Pimpão (Botafogo)

» Botafogo: Saulo, Marcinho, Renan Fonseca, Igor Rabello e Victor Luís; Rodrigo Lindoso, João Paulo e Montillo (Fernandes); Joel (Guilherme), Rodrigo Pimpão e Roger (Sassá). Técnico: Jair Ventura.

» Bangu: Márcio, Daniel Damião (Bruno Luiz), João Guilherme, Anderson Penna e Guilherme; Rafael Henriques, Eroza, Raphael Augusto e Bruno Bêra (Marcos Vinicius); Matheus Pimenta (Leandro Chaves) e Loco Abreu. Técnico: Roberto Fernandes.

Botafogo 1x0 Bangu

» Gols: Rodrigo Pimpão, aos 55’

» Competição: Campeonato Carioca (Taça Rio)

» Data: 06.03.2018

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)

» Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ); Assistentes: Andrea Izaura Maffra Marcelino de Sá (RJ) e Lilian da Silva Fernandes Bruno

» Disciplina: cartão amarelo – Marcelo (Botafogo) e Oliveira, Leo Jesus, Marquinhos, Marcos Júnior e Tassio (Bangu)

» Público: 1.744 pagantes

» Renda: R$30.340,00

» Botafogo: Gatito Fernández, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso, João Paulo e Valencia (Marcos Vinícius); Ezequiel (Marcelo), Kieza e Rodrigo Pimpão (Luiz Fernando). Técnico: Alberto Valentim.

» Bangu: Célio Gabriel, Valdir, Michel, Oliveira e Leo Jesus (Guilherme); Marcos Júnior e Magno, Everton Sena, Éberson (Luiz Henrique) e Marquinhos; Tassio (Jairinho). Técnico: Alfredo Sampaio.

Botafogo 0x0 Bangu

» Gols: -

» Competição: Campeonato Estadual

» Data: 23.01.2019

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Público: 2.449 pagantes; 2.905 espectadores

» Renda: R$ 74.466,00

» Arbitragem: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ); Assistentes: Wagner de Almeida Santos (RJ) e Gabriel Conti Viana (RJ)

» Disciplina: cartão amarelo – Marcelo Benevenuto, Aguirre e Gilson (Botafogo) e Josiel (Bangu); cartão vermelho – Gilson (Botafogo)

» Botafogo: Gatito Fernández; Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Gilson; Wenderson (Leandro Carvalho), Alex Santana (Bochecha) e Luiz Fernando; Erik, Rodrigo Pimpão (Alessandro) e Aguirre. Técnico: Zé Ricardo.

» Bangu: Jefferson Paulino; Kelvin, Michel, Anderson Penna e Dieyson; Josiel, Serginho (Felipe Adão), Marcos Júnior e Robinho (Jairinho); Anderson Lessa e Pingo (Yaya Banhoro). Técnico: Alfredo Sampaio.

Botafogo 1x1 Bangu

» Gols: Honda, aos 28' (pen.) (Botafogo); Rhainer, aos 58' (Bangu)

» Competição: Campeonato Carioca

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Data: 15.03.2020

Árbitro: Yuri Elino Ferrreira da Cruz (RJ); Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ) e Rafael Sepeda de Souza (RJ)

» Disciplina: cartão amarelo – Caio Alexandre (Botafogo) e Matheus Inácio e Juliano (Bangu)

» Botafogo: Gatito Fernández, Fernando (Barrandeguy), Marcelo Benevenuto (Ruan Renato), Kanu e Guilherme Santos; Caio Alexandre, ​Alex Santana, Bruno Nazário, Honda (Luiz Fernando) e Luís Henrique; Rafael Navarro. Técnico: Paulo Autuori.

» Bangu: Matheus Inácio, Juliano, Michel, Rodrigo Lobão e Dieyson; Felipe Dias, Josiel (Rhainer), Octávio (Rodrigo Yuri) e Juan Felipe; Rocha (Felipinho) e Jairinho. Técnico: Eduardo Allax.

Botafogo 0x0 Bangu

» Gols: -

» Competição: Campeonato Carioca – Taça Guanabara

» Data: 13.03.2021

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Árbitro: João Ennio Sobral (RJ); Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ) e Thiago Rosa de Oliveira Esposito (RJ)

» Disciplina: cartão amarelo – Marcelo Mattos e Bruno Fandinho (Bangu)

» Botafogo: Douglas Borges; Jonathan, Marcelo Benevenuto, Kanu e Sousa; Zé Welison (Luiz Otávio), Pedro Castro (Matheus Frizzo) e Marcinho (Rickson); Warley (Davi Araújo), Ênio (Matheus Nascimento) e Matheus Babi. Técnico: Marcelo Chamusca.

» Bangu: Paulo Henrique; Digão, Israel, Fandinho; Marcelo Mattos, Dionathan, Edmundo (Lucas Lucena) e Matheus Olavo (Geancarlo); Jean Carlos (Rochinha), Geovani (Daniel) e Scheppa (Rafael Carioca). Técnico: Marcelo Manhaes.

Botafogo2x0 Bangu

» Gols: Felipe Ferreira, aos 10’, e Diego Gonçalves, aos 76’

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 30.01.2022

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Público: 2.823 pagantes; 3.112 espectadores

» Renda: R$ 94.878,00

» Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz; Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Thayse Marques Fonseca

» Disciplina: cartão amarelo – Gatito, Carli, Matheus Nascimento, Erison e Enderson Moreira (técnico) (Botafogo) e Carlos Eduardo (Bangu)

» Botafogo: Gatito; Daniel Borges, Carli, Kanu e Carlinhos; Fabinho, Breno (Raí) e Felipe Ferreira (Erison); Vitinho (Luiz Fernando), Diego Gonçalves (Ronald) e Matheus Nascimento (Kayque).

» Bangu: Paulo Henrique; Carlos Eduardo, Israel, Brito (Nascimento) e Roberto Baggio; Renatinho (Alisson), Denilson e Lucas Oliveira; Luís Araújo (Lucas Duarte), Santarém (Raí) e Daniel Dias (Felipinho).

ATUALIZADO EM 30 DE JANEIRO DE 2022.

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...