por RUY MOURA
Editor do Mundo Botafogo
O nosso último comentário sobre o futebol de base, a propósito da estreia na Copa São Paulo Júnior, prece ter sido premonitório face ao desempenho da equipe perante o Petrolina:
«Aparentemente o Botafogo não consegue aplicar uma metodologia consistente que faça progredir gradualmente cada jogador, quer individualmente quer na relação de grupo. O que significa que é preciso rever metodologias de trabalho e planos individuais de progresso para acelerar novas ‘promessas’.»
Efetivamente, o jogo contra o Petrolino foi disso exemplo, porque o mau estado do gramado não é razão suficiente para um desempenho medíocre ao longo da partida, incapaz de alterar um resultado negativo durante 85’ de jogo.
A incapacidade de criação foi evidente e mesmo nos minutos finais de maior pressão as insuficiências tornaram-se evidentes.
FICHA TÉCNICA
Botafogo 0x1 Petrolina
» Gols: Popó, aos 5’
» Competição: Copa São Paulo Júnior
» Local: Estádio Joaquim de Morais Filho
» Data: 06.01.2022
» Árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos (SP); Assistentes: Fabrini
Bevilaqua Costa (SP) e Fabrício Porfírio de Moura (SP)
» Disciplina: cartão amarelo – Reydson e Ewerton Porto (Botafogo) e
Paulo Jaike e Cristhian (Petrolina)
» Botafogo: Lucas Barreto; Carlos Henrique, Ewerton Porto
(Pedro China), Reydson e Jefinho; Guilherme Liberato, Kauê (Daniel Fagundes) e
Raí; Jhonnatha (Hugo Iglesias), Gabriel Tigrão e Maranhão (Nicolas). Técnico:
Ricardo Resende.
» Petrolina: Weverton; João Carlos (Ruan), Marcelo, Hebert e
Eduardo (Daniel); Paulo Jaike, Alan e Popó (Kenneti); Cristhian, Kinho e
Lucianderson. Técnico: Assis.
5 comentários:
Ruy, eu acho que nesse time faltam jogadores importantes como o Matheus Nascimento, Juninho e outros que estão com os profissionais. Salvo engano, esse me parece um time em formação, bem diferente do que foi vice da copa do Brasil e do título que venceu o bom time sub 20 do Vasco. Abs e y!
Indubitavelmente verdade, Sergio. Porém, eu não olhei a esse ponto. Olhei sobretudo a um conjunto de jovens que certamente já vem dos sub-19, sub-18, sub-17, etc. e evidenciam falhas significativas em fundamentos essenciais. E atribuo isso a uma falta de conhecimentos técnicos e metodológicos ao nível da preparação de jovens na base. Qual foi o último craque que o Botafogo revelou?.. Em minha opinião, nem Dória, creio que o mais badalado no passado recente, era bom zagueiro com o seu chutão pra frente e incapaz de uma boa saída de bola. De resto, também penso que os que foram para o sprofissionais não estão bem preparados. Em minha opinião, se Matheus Nascimento - que tem falhas às vezes clamorosas - tivesse sido bem preparado era já hoje uma revelação de topo.
Abraços Gloriosos.
É verdade que falta no Botafogo quem trabalhe os jogadores. No passado além do Neca havia grandes jogadores para aconselhar os mais jovens, inclusive há o caso do Nilton Santos orientando o Jairzinho para que ele não perdesse tanto a bola. Hoje, além de treinadores que não tem capacidade para montar bons esquemas, a maioria não consegue trabalhar os jovens.
Não me lembro do último craque revelado pelo Botafogo, me lembrei de bons valores como Alemão, Djair, Josimar, Luizinho Quintanilha, Gustavo, Helinho, Mendonça (esse foi muito bom, pena que tenha jogado num período tão tenebroso). Fora esses não me lembro de outros bons jogadores. Abs e SB!
Pois é, Sérgio, craque mesmo, revelado pelo Botafogo, só me lembro dos da última fornada do Neca que alimentou os craques de 1967, 68, 69...
Falta preparação específica a vários níveis: técnica, física, mental, nutricional, comportamental... Se o futebol brasileiro não recomeçar por aí, pelas bases, não vai longe. Oa crtolas da Confederação, da Federação e dos Clubes não estão preparados para profissionalizar a sério. Pensar que os jogadores de hoje do ex-melhor futebol do mundo só sonham com a Europa... Porque será?!?!?!...
Abraços Gloriosos.
Queria acrescentar uma nota, Sergio: o Botafogo tem uma estrutura de apoio ao atleta elogiada por diversas pessoas,enquanto os jogadores do Petrolina tiveram que andar a pedir junto aossemáforosapoios financeiros dos automobilistas para poderem viajar para São Paulo. E,contudo, o Petrolina resolveu o assunto com um gol aos 5' e os jogadores que têm estrutura nem o empate conseguiram em 85'. Penso que isso mostra que há algo realmente d emuito errado nas bases. Aliás, pouco tempo depois de Manoel Renha coordenar as bases eu já era crítico da sua gestão. A ineficácia continua na mesma...
Grande abraço, companheiro.
Enviar um comentário