[Nota preliminar: Republicação revendo a obra extraordinária de Sérgio Sampaio no Mundo Botafogo. Acróstico do Poeta a Neuza, ex-esposa, sua amiga de sempre e mãe do seu filho, originalmente publicado no Mundo Botafogo em julho de 2016.]
por SÉRGIO SAMPAIO, «umpoetinha»
Sérgio Sampaio, poeta colaborador do Mundo Botafogo, botafoguense e neto de um português de Santo Tirso, foi casado com Neuza Sampaio, mãe do filho de ambos, que aniversaria no dia 10 de Julho, o mesmo dia em que a Seleção de Portugal se sagrou campeã da Europa.
Então, juntando as duas ocorrências, Sérgio Sampaio escreveu:
“Um acróstico Hexassílabo mais outro, Bárbaro, que, juntos, compõem o nome da mãe do meu botafoguense filho.” O hexassílabo foi composto “pouco antes do começo da partida [Portugal x França], com foco no aniversário da minha ex-mulher, que foi acometida de traiçoeira moléstia e venceu-a com garbo. Já o Bárbaro, durante o antológico decorrer do jogo, misturando as duas emoções!”
“Incluí o ‘Sobrenatural de
Almeida’, personagem do grande escritor e teatrólogo Nelson Rodrigues
e que, segundo ele, influenciava as disputas futebolísticas com
lances fabulosos e que fazem do futebol o esporte mais imprevisível do
mundo.”
Nesta data querida,
Escoltada por netos,
Usas limão da vida:
Zás, limonada, afetos,
Alcanças na corrida!
Sobrenatural de Almeida entrou, em Paris, neste
Aniversário, à nau do futebol português,
Marcando-o tal te marcou mundo sem porquês!
Parabéns às duas, resistentes ante este
Atroz destino, dando, assim, a volta por cima;
Ilustríssimo exemplo, sem nenhum talvez,
O que tanto me embevece e, bastante, me anima!
Sérgio Sampaio, um poetinha por encomenda
[Nota preliminar: Republicação revendo a obra extraordinária de Sérgio Sampaio no Mundo Botafogo. Acróstico do Poeta ao seu filho, Sérgio Augusto, originalmente publicado no Mundo Botafogo em outubro de 2015.]
por SÉRGIO SAMPAIO, «umpoetinha»
Só foi deixar-te em Praça
Tiradentes, sem grades,
Encontrei poeta que
escreve e inventa a luz,
Rara gente que Lúcia me dá
do seu passado...
Grato, não indagas aonde
vou, tal «quo vadis»
Imagino, sequer, te
perguntar! Sei, reluz
O jogo sombras menos que o
colorido dado.
Apenas entorta a «verdade»
que disse acima,
Um anjo de pernas não
retas, que nada rima,
Gostosa lenda brasileira,
botafoguense,
Um presente pra ti e por
mais que eu pense,
Sobra nenhum melhor, pois
mereces o «voodoo»:
Tendo Globo e Galvão Bueno
à poltrona, é mui «non sense»
O fato de enfrentares um «bus» até Bangu!
Sérgio Sampaio, um poetinha por encomenda
Consulte todos os acrósticos do Poeta Sérgio Sampaio publicados no Mundo Botafogo na banda do lado direito do blogue, Etiqueta 'letras sérgiosampaio'.
19 comentários:
Lembro-me bem desse dia : aniversário de Neuza. Saímos para comemorar em grande estilo. Neuza, ex mulher de Sérgio e parceira de toda uma vida, tinha uma personalidade e tanto. Inteligente e culta, dava um valor enorme a um bom papo, regado a vinho de boa cepa, momento em que contava histórias engraçadas, provocando o riso de todos nós.
Neuza faleceu em 17 de novembro de 2021 e Sérgio , em 13 de fevereiro de 2022. Sérgio não suportou viver sem sua grande amiga e mãe de seu filho Sérgio Augusto.
SAUDADE EM DOSE DUPLA, é o que sinto profundamente...
Bela imagem , belas mulheres, belos versos para sempre eternizados!
IVAN DUARTE
É de se notar que Sérgio Sampaio era um homem ligado a sua família.
É a primeira coisa que fica bastante nítido ao olhar a bela foto postada pelo editor.
Acrósticos afetuosos dedicados à sua ex-mulher e ao filho de ambos, diz ainda mais sobre a nobre alma, desse que merecidamente foi e continuará sendo o REI DO MUNDO BOTAFOGO!
MAURICIO DIAS
Lamento profundamente o falecimento do nosso poeta e que tanta alegria e encantamento nos trouxe com suas belas poesias em formato de acrósticos.
ANA LÚCIA
Quero parabenizar o editor do MUNDO BOTAFOGO e a Lúcia Senna pela linda iniciativa de fazerem tantas homenagens ao poeta SÉRGIO SAMPAIO, merecedor - com toda certeza- de todas elas.
Abraços ,
Célio Mascarenhas,
A Neuza era soberba como tu és, e com a vantagem de apreciar vinho de boa cepa. Mulheres como Neuza não há muitas e o Sérgio teve bom olho para ela. Uma relação muito original, que foi para além da paixão e da ex-vida em comum. O que evidencia a qualidade de ambos. Por coincidência, Neuza faleceu na data em que nasci.
Beijos.
Verdade, Ivan, 'belas mulheres' no amplo sentido da palavra, que bem mereceram os versos do Grande Poeta.
Abraços.
Era realmente muito ligado à família, Mauricio, mas também aos amigos e aos homens e mulheres da cultura brasileira, que sempre enalteceu em verso. Eu próprio me sinto ligado a ele quase como família. Confesso: quase como irmão, já que não tive irmão, apenas uma irmã carioca. Quer o Sérgio, quer a Lúcia, serão sempre os Reis deste espaço, que preencheram com tanta paixão e devoção.
Abraços.
Verdade, Ana Lúcia. Neste caso é mesmo para dizermos que o Mundo Botafogo perdeu uma parte da sua riqueza. Ainda assim não perdeu o Sérgio, eternizado nos versos que aqui nos legou.
Abraços.
Obrigado, Célio. O Sérgio merece com toda a certeza esta iniciativa e muito mais, e não apenas pelos acrósticos, mas também pela profunda amizade que tinha pela Lúcia e por mim, e à qual era inteira e absolutamente correspondido.
Abraços.
E repare, Mauricio, o modo como o próprio filho, Sérgio Augusto, envolve o pai - com ambas as mãos!
Abraços.
Certamente uma vantagem e tanto sobre mim, que só aprecio SIDRA DE MAÇÃ e de qualidade altamente questionável rsrs.
Beijos , de qualidade nada questionável.
E leitores tão especiais , como você, IVAN DUARTE, que sabe enaltecer as mulheres, com charme e simpatia. Obrigada pela parte que me coube rsrs.
Grande abraço,
Sim, à mesa és uma mulher...(desa)vinhada!
Beijos, ao sabor de um vinho adocicado de boa cepa.
Oi, Maurício
Muito bom teu comentário sobre o nosso poeta. Chamaste atenção para uma característica muito forte do SÉRGIO. Ele era mesmo muito ligado a Neuza, ao filho, aos três netos e, PASME! , ao bisneto. Sim, Sérgio casou-se cedo, o filho idem, e o filho do filho, também seguiu a mesma direção. Resultado: um bisneto bem antes dos 70 anos. Incrível, não?
Grande abraço.
Sim, Ana Lúcia, todos nós que tivemos o privilégio de conviver com ele, sabemos que a perda foi imensa. Ruy e eu, tivemos um convivio bem estreito e, vocês, como leitores do blogue, também - ainda que apenas através dos acrósticos. Ele saiu de cena, é verdade. Mas sua obra literária ficará eternizada nas nossas mentes e corações.
Beijão,
Oi, Célio
Na verdade, todos nós estamos homenageando o Sérgio Sampaio...
Ruy e eu, através dos nossos textos e republicando seus acrósticos. Vocês leitores, com comentários maravilhosos e muito emocionantes.
Aonde quer que ele se encontre, estará feliz e agradecido.
Forte abraço.
Ruy eu não tenho nem palavras para descrever este grande presente que você tem nos dados neste últimos dias. Que Lembranças maravilhosas, meus avós eram verdadeiras joias raras. Tive estas duas perdas irreparáveis.Cada um com sua personalidade e brilhantes cada um ao seu modo. Minha avó Neuza minha grande companheira dos gostos pelos filmes e vinhos. Meu avô grande herói e responsável por grandes aventuras e momentos únicos na minha vida. Não dá para dizer a lacuna que deixam, mas certamente o legado que deixaram espero absorver ao máximo e nunca deixar morrer seus ensinamentos. O meu pai também que você coloca nesta postagem é relamente muito família como alguns leitores colocam. Um leão legítimo como seu signo para proteger a família. Gratidão por tudo!
José Jorge, eu não tive o prazer de conhecer pessoalmente Neuza, com quem contatei apenas por breve ligação telefónica, mas das fotos em que a vi e das descrições que a Lúcia me fez dela, era não só fisicamente uma bela figura, alardeando classe na sua postura, como sobretudo era soberbo o seu trato e o seu modo de estar na vida, que deixavam me adivinhar ser uma "joia rara", tal como seu avô. Certamente o legado de ambos tem sido bem aproveitado por si, um homem equilibrado, sensível e inteligente e, provavelmente, ainda melhor aproveitado à medida que a sua vida fluir e encontrar, em certos passos decisivos, os melhores caminhos do ser e do estar à sua medida pessoal.
Uma nota sobre signos: o meu signo escorpião encontra uma grande amizade correspondente no signo de leão, porque ambos têm características assertivas que geram qualidades relacionais, e as pessoas assertivas respeitam-se e admiram-se. Eu admirava profundamente o Sérgio e a estética da sua poesia.
Grande Abraço.
Enviar um comentário