por
JOSÉ RICARDO CALDAS E ALMEIDA
Colaborador
do Mundo Botafogo e Pesquisador de Futebol
Participação de MÁRCIO JAVARONI
Ao efetuarmos a pesquisa para conhecermos um pouco mais sobre Limoeirinho, duas versões surgiram sobre a origem de seu apelido. Uma delas, dizia que era assim chamado por ser filho de um ex-zagueiro do Sport Recife da década de 1920, Limoeiro; a outra, por ter nascido na cidade de Limoeiro, no agreste pernambucano. Como não conseguimos dirimir essas dúvidas, vamos ficar devendo uma definição aos nossos leitores.
O certo é que Egydio Pinto da Silva, o ‘Limoeirinho’, nasceu no dia 2 de setembro de 1924 e começou a carreira nas categorias de base do Santa Cruz, disputando o Campeonato Brasileiro de Seleções de 1942 defendendo Pernambuco.
Limoeirinho fez parte da famosa e trágica excursão que o Santa Cruz realizou ao norte do País, viajando de navio, no ano de 1943, em plena Segunda Guerra Mundial. As forças nazistas, comandadas por Hitler, avançavam cada vez mais, tendo sido formado, para combatê-las, o bloco aliado, ao qual o Brasil se incorporou. Os submarinos alemães percorriam o litoral brasileiro na sua ânsia de afundar navios, com a nossa bandeira ou não. Entre 1942 e 1944, 36 embarcações nacionais foram torpedeadas, causando 1.074 mortes. Por essa razão, a viagem foi considerada um risco muito grande e a delegação recebeu a denominação de Embaixada Suicida.
Foram quatro meses fora de Recife, culminando com a morte do goleiro King e do atacante Papeira (infectados pelo tifo), sepultados na capital paraense. Os navios só viajavam em comboios protegidos por barcos da Marinha de Guerra, o que fez com que o Santa Cruz passasse muito tempo retido em Belém, aguardando o momento de voltar para casa. A saída de Recife ocorreu no dia 2 de janeiro e o regresso em 2 de maio.
Sem transporte para retornar a Pernambuco, a delegação do Santa Cruz foi ficando por lá, passando por dias de dificuldades e incerteza.
Pouco tempo depois do retorno da delegação, em julho de 1943 Limoeirinho se transferiu para o Botafogo.
Sua estreia no Botafogo foi auspiciosa. No dia 1º de agosto de 1943, antes de completar 19 anos, em jogo válido pelo Campeonato Carioca e disputado em General Severiano, Limoeirinho e Heleno de Freitas marcaram dois gols cada um na vitória de 4x3 sobre o Bangu. A equipe do Botafogo foi essa: Ary, Hernandez e Danilo; Ivan, Hélio Leite e Zarcy; Lula, Limoeirinho, Heleno de Freitas, Geninho e Pirica. Técnico: Mário Fortunato.
Disputou mais onze jogos pelo Botafogo em 1943, marcando três gols. Mas é fato que não conseguiu se firmar no time titular do Botafogo. Jogou treze partidas em 1944 e apenas quatro em 1945, anos em que conquistou o título de bicampeão carioca de aspirantes.
Ficaria no Botafogo até 30 de março de 1947, quando disputou sua última partida pelo clube, num amistoso contra o Coritiba, no estádio Durival de Brito, em Curitiba (PR), da mesma forma que em sua estreia, marcando um dos gols da vitória alvinegra por 4x2. Assim formou o Botafogo: Oswaldo Baliza (Ary), Carvallo e Sarno; Ivan (Rubinho), Nilton Senra e Juvenal; Santo Cristo, Limoeirinho, Geninho, Tim e Izaltino.
De 1943 a 1947, Limoeirinho disputou 46 jogos pelo Botafogo, tendo marcado 14 gols.
Depois que deixou o Botafogo, transferiu-se para o Olaria e lá disputou o Campeonato Carioca de 1947 e 1948.
No ano de 1949 teve uma curta passagem pelo Botafogo, de Ribeirão Preto (SP). Foi contratado no começo do ano como um dos grandes reforços do time para o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, mas sofreu uma fratura após um choque com o médio Otacilio, do Orlândia, logo na primeira rodada (22 de maio de 1949). Só voltou a jogar em 25 de setembro de 1949.
Realizou quatro jogos oficiais e cinco amistosos, marcando quatro gols (um no Campeonato Paulista e outros três em amistosos).
Retornou ao Rio de Janeiro em 1950, para disputar o Campeonato Carioca desse ano pelo Canto do Rio.
Foto: Sport Ilustrado.
Fontes: Diário de Pernambuco,
Jornal dos Sports e Revista do Esporte.
1 comentário:
O Santa Cruz fez amistoso contra o América de Natal na passagem para o Norte. O jogo foi pela manhã e terminou antes do tempo final para não perder a pesagem de um "ita".
Enviar um comentário