por RUY MOURA
Editor do Mundo Botafogo
Elias da Silva Izidório, cantor e compositor conhecido mais tarde como ‘Dom Elias’, foi um botafoguense fanático que lançou, em 1987, um compacto com a faixa ‘Reage Meu Botafogo’, cuja letra é de sua autoria, tendo a participação de Pedro Russo e Russão.
Foi premonitório: dois anos depois o Botafogo reagiu e teve uma grande década de conquistas, coroada com o campeonato brasileiro de 1995, o Torneio Rio-São Paulo de 1998, os campeonatos cariocas de 1989, 1990 e 1997, além de conquistas internacionais importantes e participações em finais do campeonato brasileiro e da Copa do Brasil.
Dois anos depois, quando em 1989 foi quebrado o jejum de 21 anos sem conquistar o campeonato carioca, Dom Elias foi, com participação de Pedro Russo e Maurício Izidoro, o autor da famosa composição ‘Botafogo Campeão’ (Esse é o Botafogo que eu gosto), eternizada pela voz da madrinha do samba, Beth Carvalho, que se tornou a canção do título carioca de 1989. Eis a composição:
Botafogo Campeão – Esse é o Botafogo que eu gosto
Esse é o Botafogo que eu gosto
Esse é o Botafogo que eu conheço
Tanto tempo esperando esse momento, meu Deus
Deixa eu festejar que eu mereço
Mas é esse
Esse é o Botafogo que eu gosto
Esse é o Botafogo que eu conheço
Tanto tempo esperando esse momento, meu Deus
Deixa eu festejar que eu mereço
É tão bonito ver
Minha gente sorrindo de emoção
O meu Brasil
De ponta a ponta chorando, vibrando
Saudando o Botafogo Campeão
O meu Brasil
De ponta a ponta chorando, vibrando
Saudando o Glorioso Campeão
Volvidos 26 anos, após o Botafogo ser despromovido para a Série B do campeonato brasileiro de futebol, Léo Russo, outro cantor e compositor fanático pelo Botafogo, deparou-se, por acaso, no âmbito das suas pesquisas musicais, com a faixa ‘Reage Meu Botafogo’, de Dom Elias, lançada no compacto de 1987.
Imediatamente Léo percebeu que a canção descrevia exatamente a situação em que o Botafogo se encontrava em 2015, relegado à disputa da Série B, e não hesitou em regravar a canção, afirmando publicamente: – É a minha cara mesmo. Casou com minha personalidade e com minha paixão pelo Botafogo.
Após publicar um vídeo na concentração da equipe de futebol, tendo os jogadores cantado com ele, Léo Russo apresentou a canção que se tornaria a música da vitoriosa campanha de 2015. Posteriormente foi lançado o clipe oficial, gravado no estúdio da Companhia dos Técnicos e na sede do Botafogo, com direção de Pietro Grassia, e contando com a participação de Helio de Peña, ator também fanático pelo Glorioso da Estrela Solitária, e os ex-jogadores Gonçalves e Maurício. Eis a composição:
Reage Meu Botafogo
Reage Meu Botafogo
Não deixe adormecer
Este gigante forte e bravo
Que existe dentro de você
Este gigante forte e bravo
Que existe dentro de você
O meu filho quer te conhecer
Mostra pra ele quem você foi
Mostra pra ele quem você é
Mostra pra ele do que você é capaz
A galera está sempre com você
Esse jogo nós vamos vencer
Mostra pra todo mundo ver
Sua estrela brilhando cada vez mais
Já deu muita alegria para o meu coração
Já foi a base da nossa seleção
Por você já chorei e sorri de emoção
Mantém acesa a chama da nossa geração
Como o samba e o futebol, grandes paixões nacionais, se cruzam muitas vezes na vida dos brasileiros, Dom Elias ainda deu asas à sua arte não apenas com o futebol do Botafogo, mas também foi, de entre uma produção impressionante na sua carreira, autor do hino do Boavista Sport Club, a convite do presidente do clube, João Paulo Magalhães, em 2004, e de algumas músicas que homenageiam conquistas do Paysandu Sport Club, pelo qual o compositor nutria grande simpatia por ter vivido alguns anos em Belém.
Dom Elias certamente teria criado uma nova canção em 2021 para o Botafogo se reerguer novamente conquistando o campeonato brasileiro da Série B, ascender à elite do futebol nacional como é seu direito e envolver-se na comemoração do evento SAF Botafogo, mas infelizmente faleceu em maio de 2021, vítima de Covid-19, aos 70 anos de idade.
Fontes:
Portais extra.globo.com | immub.org | letras.com | paysandu.com |
vagalume.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário