segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Botafogo é recordista de futebolistas convocados para a Seleção em 1968 e Copa do Mundo de 1934

Brasil 4x1 Argentina. 7 de agosto de 1968. Da esq. para a dir.: em pé – Moreira, Félix, Brito, Leônidas, Carlos Roberto e Valtencir; agachados – Nado, Gérson, Roberto, Jairzinho e Paulo César. Reprodução / Internet.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Caros amigos e leitores, confesso que fico verdadeiramente espantado como determinadas notícias históricas sobre o Glorioso circulam de um modo tão frívolo na comunicação social desportiva em geral.

Tenho lido que o recorde de 7 atletas do Botafogo convocados para Copas do Mundo é inédito no nosso Clube, embora seja, ainda, e talvez cada vez mais, o Clube que mais cedeu futebolistas à Seleção Brasileira em todos os tempos e também no âmbito da Copa do Mundo, isto é, o Botafogo é recordista em ambos os casos – além de recordista em convocações de uma só vez, como veremos seguidamente.

Diversos sites de futebol escrevem que o Botafogo este ano bateu o recorde de 4 convocações numa só Copa, e citam os 4 convocados de 1966 e os 4 convocados de 1962, mas, contudo, em 1962 foram titulares absolutos não 4, mas 5 botafoguenses: Nilton Santos, Didi, Garrincha, Amarildo e Zagallo! Mas nem foi em nenhuma dessas Copas que batemos o nosso próprio recorde.

Titulares botafoguenses na Copa de 1962: Nilton Santos, Garrincha, Didi, Amarildo e Zagallo. Reprodução | Internet.

Na Copa do Mundo de 1934 o Botafogo teve 9 convocados de uma só vez em todos os setores de campo: Pedrosa (goleiro), Germano (goleiro), Octacílio (zagueiro), Ariel (meio-campista), Canalli (meio-campista), Martim Silveira (meio-campista), Waldyr (meio-campista), Átila (atacante) e Carvalho Leite (atacante).

Por outro lado, em jogos fora da Copa do Mundo convém relembrar a partida Brasil 4x1 Argentina, no Estádio do Maracanã, em que a Seleção Brasileira (designada para a história como ‘Selefogo’) atuou com a seguinte equipe: Félix (Fluminense), Moreira (Botafogo), Brito (Vasco da Gama), Leônidas (Botafogo) e Valtencir (Botafogo); Carlos Roberto (Botafogo e Gérson (Botafogo); Nado (Vasco da Gama), Roberto (Botafogo), Jairzinho (Botafogo e Paulo César (Botafogo).

Isto é, foram 8 futebolistas, neste caso todos titulares, acrescendo, ainda, o técnico Mário Zagallo (Botafogo).

Delegação Brasileira à Copa do Mundo de 1934 com 8 futebolistas do Botafogo FC tricampeões cariocas: Pedrosa, GermanoOctacílio, Ariel, Canalli, Martim Silveira, Waldyr, Àtila e Carvalho Leite. Fonte: Arquivo Nacional.

Nesse jogo os gols foram de Valtencir, Roberto, Paulo César e Jairzinho, sendo que aquele que viria a ser o ‘Furacão’ da Copa do Mundo de 1970- Jairzinho – marcou o 4º gol após a equipe trocar 52 passes consecutivos, saudados com um ‘Olé!’ nas arquibancadas do Maracanã.

Consequentemente tivemos 9 futebolistas como recorde de convocados por um só clube em Copas do Mundo, bem como o recorde de 8 futebolistas em jogos fora da Copa do Mundo.

A desinformação é tão grande que até o nosso técnico Artur Jorge mencionou que a convocação de 7 atletas botafoguenses para Copas do Mundo é um recorde.

Em suma, quer o Botafogo, quer a Seleção Brasileira, não começaram em 2024, têm um passado e, por sinal, Grandioso!

Divulguem, caros leitores e amigos, porque os nossos recordes de cedência de jogadores para Seleções é verdadeiramente histórico!

6 comentários:

jornal da grande natal disse...

Isto mostra que os repórteres de hoje não pesquisam e são desinformados. Precisam de aulas. E tem onde buscar. E de graça. Basta acessar o Mundo Botafogo, o Datafogo e todos os canais, sites e blogs que falam do Glorioso. Nestes estão os melhores pesquisadores.

Sergio disse...

E há aqueles que desconhecendo a história cedo futebol brasileiro chamam o Botafogo de pequeno, nanico, ou é só um " bairro". Parece esses médicos acham que o futebol começou há 30 anos.
Quanto avart um bairro, de fato Botafogo é um bairro, um bairro lindo, um dos mais bonitos do país, com uma enseada linda onde pode se ver o belo Pão de Açúcar entre outras belezas
E é nesse bairro que se localiza o clube que mudou a história do futebol brasileiro e mundial, não só com grandes craques, mas também a colaboração decisiva em comissões técnicas vencedoras. Porém, se é um clube tão insignificante como alguns pobres coitados gostam de falar, por que se preocupam tanto em querer fazer chacota. Nesses casos eu aplicaria o seguinte ditado: "quem desdém quer comprar", no caso, é pura inveja desse gigante. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

O mais curioso, Vanilson, é que quando o Botafogo teve 4 convocados em agosto, veio a lume uma notícia, que se dizia suportada por informação interna do Botafogo, que o recorde havia sido igualado ao de há 54 anos quando o Botafogo teve o recorde de convocações na Copa de 1970. Eu não quis chamar a atenção para o assunto nessa altura, mas agora considerei que era abuso demais e publiquei os esclarecimentos com detalhe.

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Mas esses, Sergio, são mesmo os maldosos, que fazem a coisa com toda a intenção- e não apenas por ignorarem a verdade. Até gozam com o 'nosso' bairro. Quem dera a milhões de pessoas em todo o mundo viverem num bairro tão charmoso e, sobretudo, com a melhor vista geográfica brasileira. Quem desdenha e faz chacota, claro que sabemos, são os invejosos, os mesquinhos e os mentalmente débeis.

Abraços Gloriosos.

Dinafogo disse...

Bom dia, blog! Há um tempo discuti na internet com pessoas que alegavam que o Botafogo nunca foi a base da seleção, pois a composição do elenco não era de uma porcentagem "x" de atletas do clube, contudo, os equinos esquecem, que naquela época as regras eram diferentes, por exemplo, poderia se fazer apenas uma substituição, logo os jogadores titulares eram protagonistas absolutas e responsáveis diretos pelo sucesso da seleção. Eu analisei alguns certames vencidos pela canarinha e os botafoguenses eram sempre titulares e quando não se tornavam artilheiro e melhor jogador da competição (um exemplo é Garrincha), eram líderes de assistências (nesse caso o exemplo é Didi). Tem aqueles que também alegam que o glorioso não detém o recorde de jogadores campeões, esquecendo-se de que reservas que não jogaram também recebem medalhas ou que o gigante alvinegro ficou de 1930 (primeira copa) a 1986 de forma interrupta servindo a seleção. Agora vamos fazer um exercício de raciocínio, quando digo a vocês que um clube tem uma", vocês imagem que esse clube seja formado somente por ela ou que recorre a ela sempre que tem carências? Base teria ligação com apoio coreto? Logo o Botafogo ser a base da seleção significa dizer que sempre que teve carências recorreu a ele e contou com o seu apoio, por exemplo, quando um dos seus maiores ídolos foi substituído na copa de 1962 por um dos maiores alvinegros dessa terra. Mas apesar desses e outros dados tem alguns que ainda irão dizer bufando que o clube não construiu o legado da seleção brasileira sozinho, esquecendo novamente do protagonismo dos jogadores, por exemplo, o ídolo máximo do clube das Laranjeiras, goleiro Castilho foi reserva na maioria das copas que participou (50,58, 62), enquanto, os ídolos Nilton Santos (Enciclopédia) e Garrincha (O anjo das pernas tornas) eram titulares absolutas, pois craques era o que não faltavam naquela época. Por fim, tem mais uma coisinha: Garrincha, Nilton Santos, Zagallo, Didi que são ídolos do alvinegro são juntamente com outros jogadores com mais títulos pela seleção, contabilizando cada um dois títulos e ficando abaixo apenas de Pelé.


O Botafogo apesar da crise que entrou e que foi responsável por separá-lo da seleção por um tempo, após 1986, continua sendo o recordista, um pouco a frente do SPFC e compartilha com o Santos FC a honra de terem sido os clubes que nas três primeiras conquistas foram protagonista, além disso, detém ao lado do tricolor das Laranjeira o fato de serem os clubes mais antigos do Estado ainda em atividade e realizam o terceiro clássico mais antigo do continente sul-americano e para fechar o recorde maior goleada é alvinegro.


Resumo da ópera o Botafogo tem suas digitais em casa pedacinho da história do futebol e esporte brasileiro, contudo, muitas pessoas mal intencionadas e cometendo um erro gravíssimo, que chamamos na história de anacronismo, temam em abrir a boca e comentar de um clube que não estudam a sua história, não conhecem a sua gênese, não sabe prestigiá-lo da maneira que deveria ser e balbuciam bobagens, cheias de deboches e mentiras. Falem do Glorioso, mas façam o mínimo e estudem sobre ele.


Quanto a chamar o clube de bairro, pequeno, insignificante, apenas podemos constatar que provém de pessoas desinformadas ou de rivais (dentro e fora do campo) que sempre torceram para o mal do clube e sua perpetuação no amadorismo que alguns dirigentes desejavam, entretendo, a SAF veio para mostrar que o Botafogo está ressurgindo e permanecerá aí, causando alegrias nos seus e raiva aos seus opositores por muito tempo e tenho certeza que eles passaram, como passaram os dirigentes pré SAF, porém o Botafogo permanecerá e irá permanecer de pé dando provas atemporais de sua colossal grandeza.


Saudações Gloriosa
Saudações Alvinegras
Saudações Botafoguenses
A tua estrela brilha!
Tu és o Glorioso!
Não se compara!
Seus ídolos são tantos!


Total de 7 = Garrincha, Túlio, Maurício e tantos outros

Ruy Moura disse...

Oi, Dinali! Concordo absolutamente com tudo o que escreveu. Apenas um acréscimo: Zagallo jogou a Copa de 1958 praticamente sem clube, porque o seu último jogo pelo Flamengo foi antes da Copa do Mundo e após a Copa do Mundo - como combinado - ingressou no Botafogo e nunca mais jogou em nenhum outro clube, sendo ídolo natural do Botafogo e o único brasileiro tetracampeão do mundo em 1958 e 1962 como jogador, em 1970 como treinador e em 1994 como Coordenador.

Quanto ao Botafogo ser o maior Clube Brasileiro historicamente, os números são números, são algo que dificilmente, numa perspectiva nominal, podem ser desmentidos e eles são claríssimos: O Botafogo é o Clube que mais cedeu jogadores à Seleção Brasileira; é o Clube que mais cedeu jogadores para Copas do Mundo; é o único Clube que teve 8 jogadores convocados para uma Copa do Mundo (1934); é o único Clube que teve 8 titulares jogando uma partida pela Seleção (1968). E, claro, Didi foi eleito o melhor da Copa de 1958, Garrincha o melhor da Copa de 1962 e artilheiro; Jairzinho artilheiro e único jogador que marcou gols em todos os jogos de uma fase final de Copa do Mundo (1970) e, finalmente, embora Pelé tenha 3 títulos de campeão do mundo, a verdade é que a sua participação em 1962 foi mínima, todos os brasileiros ficaram desesperados com a sua lesão, mas foi, mais uma vez, o Botafogo a resolver a questão através de Garrincha e Amarildo - e a Seleção acabou por não sentir realmente a falta de Pelé nessa Copa. E, já agora, é o único Clube que teve cinco jogadores titulares absolutos campeões de uma Copa do Mundo (1962).

Quererem contrariar isso é "conversa para boi dormir".

Abraços Gloriosos!

20 Súmulas comentadas para a História Gloriosa (I)

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo Botafogo x Fluminense – Decisão antecipada do Campeonato Carioca de 1910 » Destaque. O Botafogo...