domingo, 8 de fevereiro de 2009

8 de Fevereiro


No dia 8 de Fevereiro de 1952, em Natal, nasceu Marinho Chagas, o lateral esquerdo que encantou o mundo e se tornou no maior craque potiguar de todos os tempos.

Francisco das Chagas Marinho foi um dos maiores ídolos do Botafogo na década de 1970, disputando a Copa do Mundo de 1974. O seu chute era temido de tão forte e preciso, marcando frequentemente gols na cobrança de faltas.

Porém, o que mais se destacava em Marinho eram os seus avanços inacreditáveis pela lateral do campo rumo ao ataque, assumindo-se como um verdadeiro ala. Na década de 1970 tal comportamento em campo causava muita controvérsia, porque se considerava, ainda, que o mais importante para um lateral era marcar o adversário, não apoiar o ataque.

Rapaz louro, comprido e franzino, vaidoso em tudo que usava, desde os cabelos parafinados, às pulseiras e às roupas coloridas que chamavam a atenção, Marinho Chagas era irreverente e polémico, dentro e fora de campo. Como muitos grandes craques do Botafogo cuja genialidade futebolística não conhecia fronteiras.

No dia 8 de Fevereiro de 1993 o prefeito César Maia, ilustre torcedor botafoguense, assinou a devolução do terreno de General Severiano ao clube da Estrela Solitária.

Os botafoguenses conhecem bem a história, já relatada no Mundo Botafogo, sobre a perda e a recuperação da sede de General Severiano. Porém, deve-se assinalar, uma vez mais este momento crucial que marcou o início de um regresso muito sofrido ao palacete colonial do Botafogo, que fora vendido, em 1976, à Companhia Vale do Rio Doce.

Fonte
Acervos de Claudio Marinho Falcão e Rui Moura

7 comentários:

Anónimo disse...

Tive o prazer de ver a estréia do Marinho pelo Botafogo, realmente jogava muito. Depois de 73, era uma das poucas razões que tinha para assistir o Botafogo. Naquele 6X0 sobre o falmengo em 72 ele arrasou. E eu preferi jogar pelada do que ir ver esse jogo. O engraçado é que o Flamengo era o favorito e todos os meus amigos flamenguistas foram ao jogo e a maioria dos botafoguenses preferiu ir jogar a tradicional pelada do sábado à tarde. Mas pelo menos depois vi os gols pela televisão, que aliás segura estas imagens até hoje, não sei porque. Abs e SA!

Vinícius Barros disse...

Rui, gostaria de saber que tipo de dívidas "obrigaram" o Botafogo a vender GS. Foram dívidas com jogadores, ou foi roubalheira desse Borer, mesmo?

Sergio, o Globoesporte fez um reportagem falando de dois jogadores: Dé e Marinho. Grandes jogadores! É só ver meia-dúzia de lances que você se encanta.

Saudações Alvinegras!

Ruy Moura disse...

Sergio,não sei se alguém tem essas imagens... O Vinícius diz que o Milton Neves tem.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Vinícius, foi todo o tipo de má gestão e provavelmente algo por esclarecer ainda. Que teria sido evitável.

Abraços Gloriosos!

Fernando Lôpo disse...

Vinicius, já discuti esse assunto lá no blog do MCR e o Beo deu uma aula sobre o assunto. Mas não me lembro em que tema isso foi discutido.

Anónimo disse...

Rui,
Marinho Chagas foi meu ídolo de infância, o responsável por ter me tornado botafoguense. Dia desses assisti à reprise de Brasil vs. Argentina, Copa da Alemanha. O cara jogava muito mesmo, à frente do seu tempo, na minha modesta opinião. Conto essa história em um post recente lá do Infogol.
Abs.

Luis Carlos Barros Nunes disse...

ola Ruí, Marinho foi um jogador fora de época, eu tinha 14 anos quando comecei a entender de futebol e foi o Botafogo que me chamou a atenção devido ao grande numero de jogadores na seleção, e com a chegada de Marinho resolvi montar meu time de Botões, era o melhor de todos além de goleador, ele esta até hoje como titular do meu time.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...