
É muito interessante a pesquisa apresentada na Lancenet, na qual o Botafogo é o 6º clube mais rejeitado do país, mas com “1,6% de torcedores e 4,1% (150% a mais) de pessoas contra”, pode-se considerar o clube proporcionalmente mais rejeitado.
Duas ilações: (a) a grandeza sempre foi rejeitada pela grande massa dos medíocres; (b) compreende-se, e sublinha-se, que os árbitros se encontrem entre os que nos odeiam. As suas atuações contra o Botafogo, disfarçadamente parciais neste Brasileirão, são mais uma vez ilustrativas da pesquisa realizada.
Aceda à notícia: http://www.lancenet.com.br/noticias/10-06-01/764089.stm
Mas pior do que nos rejeitarem é mesmo a auto-rejeição. Eis a maior ‘torcida muda do mundo’, que diz-se que empurra o time para as vitórias e que está sempre lá após os ‘desastres’: Maracanã, sábado, 29.05.2010

Parece que são eles que mais nos rejeitam… mas se são tão poucos…
Duas ilações: (a) a grandeza sempre foi rejeitada pela grande massa dos medíocres; (b) compreende-se, e sublinha-se, que os árbitros se encontrem entre os que nos odeiam. As suas atuações contra o Botafogo, disfarçadamente parciais neste Brasileirão, são mais uma vez ilustrativas da pesquisa realizada.
Aceda à notícia: http://www.lancenet.com.br/noticias/10-06-01/764089.stm
Mas pior do que nos rejeitarem é mesmo a auto-rejeição. Eis a maior ‘torcida muda do mundo’, que diz-se que empurra o time para as vitórias e que está sempre lá após os ‘desastres’: Maracanã, sábado, 29.05.2010

Parece que são eles que mais nos rejeitam… mas se são tão poucos…
9 comentários:
Caro Rui. Gostaria muito que esta pesquisa e outras do gênero fossem submetida para publicação em periódicos científicos com corpo editorial e consultores ad hoc, cujo objeto de estudo fosse comportamento de escolha (Choice behavior). Gostaria especialmente de ver a parte metodológica para poder opinar sobre os 1.6% de torcedores e os 6% mais rejeitados. Por exemplo, sei que crianças com 10 anos de idade entraram na amostra. Pergunto: nesta idade as escolhas já são definitivas? Sei que a amostra incluiu cidades de todo o Brasil. Será que cidades interioranas sabem o que é o Esporte Clube Recife que tem índices maiores do que o Botafogo? Gostaria que certas perguntas fossem seguidas por sub-perguntas. Por exemplo ao dizer que se torce pelo Botafogo teria que dizer pelo menos o nome de dois jogadores do time do Botafogo. Eu estudo uma área chamada de correspondencia entre fazer e dizer / dizer e fazer. É sem dúvida muito difícil controlar variáveis que garantam a correspondencia entre o que se diz e o que se faz. Quando eu morei em São Paulo passei em frente ao jornal luminoso da Folha que dava Fernando Henrique eleito prefeito de São Paulo, baseado nas pesquisas de boca de urna. Resultado final das apurações: Jânio eleito. Pesquisas usando-se comportamento verbal como instrumento de medida são sempre perigosas ecom grande índice de falhas e não apenas 2%. Abraços. Loris.
P.S. Por mim fico muito satisfeito com os 1.6% . Mas os 6% não engulo.
Sem dúvida, Loris. Mas é o que temos. Aliás, há quem assegure que a maior torcida é a do Corithians, porque muitos flamenguistas são clube de 2ª escolha. Como 2ª escolha, talvez o BFR tivesse mais torcedores..
Rejeição: não sei se são 6% ou não, mas seguramente há uma forte rejeição do BFR em virtude da mídia e, provavelmente, essa % subiu nos últimos anos com o chororô e a configuração 'reclamativa' que nos colaram depois de Cuca dirigir a equipa de futebol.
Por outro lado, quando a mídia fala de Pelé e Zico usa um tom bem diferente de quando fala de Garrincha... Em Portugal, até há quem pense que Zico tem quase a dimensão de Pelé, tal é a injeção da mídia brasileira... E veja como é tratado o Santos e o Botafogo: um abismo de tratamento...
Lembra do modo como Zico dizia que tinha raiva do Botafogo?... É um trauma emocional que talvez milhões de flamenguistas sintam, e nos rejeitem. Se assim for, até gosto dos 6%. Embora talvez 6% possa ser muito... Conviria saber se quem nos rejeitou era ou não flamenguista...
Abraços Gloriosos
Rui,
Quando li a matéria e vi a foto pensei o mesmo que você.
Somos rejeitados por ter um passado. Um passado de GLÓRIA e sempre que os nossos foram convocados ou maioria fomos campeões do mundo. Isso irrita a maior torcida calada do mundo!
Abs e Sds, Botafoguenses!!!
Isso irrita, sim, Gil. Por exemplo, ainda há pouco tempo vi uma estatística que considera que o Santos tem o maior nº de campeões do mundo. Ora, são contabilizados sempre como campeões os 23/24 jogadores convocados. Porém, o critério certo é que os que não jogaram não são campeões. Um sujeito para ser campeão tem que ter jogado pelo menos uma vez na dita competição. Ora, muitos jogadores do Santos nem sequer jogaram. Como podem ter sido campeões? O maior nº de campeões em campo foram do BFR.
Mas os critérios são muitas vezes ao sabor dos desejos de cada um. Por exemplo, considera-se que o Flávio Costa foi 8 vezes campeão carioca e o Joel 7. Mas o Joel foi 8 vezes. Não consideram o Joel campeão porque não foi o treinador do Vasco nos últimos 5 jogos de um cariocão em que foi campeão. Que critério é este? Só é campeão neste caso quem treina a equipa no último jogo da conquista e não é campeão quem a treinou na esmagadora maioria dos jogos?
Mas há mais: contra toda a legalidade instalada, a mídia insiste que o Flamenmgo é hexacampeão - deviam ser todos processados pelo Sport.
Mas há mais. Qual é a diferença entre um time que foi 5 vezes campeão alternado de uma competição e um que foi cinco vezes seguidas campeão? São ambos pentacampeões ou um é pentacampeão e o outro cinco vezes campeão?
Acho isto tudo uma grande falta de critério, de razão e de ética. Uma espécie de Estado sem Direito.
Abraços Gloriosos!
Outro absurdo d eque me lembrei subitamente: o Maracanã deixou de ser o maior estádio do mundo há muitos. É apenas o 14º maior, mas todo o mundo insiste em que é o maior do mundo. Tal e qual como se a famosa esquadra invencível dos ingleses ainda fosse a maior frota de guerra do mundo... Complexos de grandeza...
Ou, por exemplo, continuarmos a achar que temos o maior nº de convocados para a seleção mesmo que um dia o São Paulo nos ultrapasse... Como se o futuro não tivesse nenhum direito a existir... Enfim...
Abraços Gloriosos!
O que acontece? 6%? Que bom. Se a pesquisa for feita com árbitros de futebol... 90% seria pouco.
Noto a descabida relação entre o resultado e a maneira como é aproveitado esse resultado. Mais ou menos como ocorre com o que o Rui disse sobre Pelé e Zico, Maracanã maior do mundo, (essas coisas) tudo é a propaganda. É a alma do negócio.
Sabemos que o Brasil tem em torno de 190 milhões de habitantes. Não estou contestando a capacidade de quem tem 10 anos, mas sim que dos 190 não foram retirados na hora da "propaganda" essa parcela da população. Notem, que os números de torcedores não batem com a percentagem, já que a conta está sendo feita com 190 e poucos milhões.
Conhece-se Fla e Corínthians. Perguntando-se para quem não entende de futebol, os nomes mais comuns serão sempre falados. E para que isso funcione temos a Globo trabalhando.
Pergunte à pessoas mais velhas, as marcas de carro que elas conhecem. Ninguém vai falar os modelos mais recentes e suas escolhas serão em número maior que as novidade do mercado. Isso faz com que um Gordini, um DKV, ou um Corcel seja melhor que um Vectra, um Palass ou um Civic?
Claro que não.
E falando desse trabalho da parte da GLobo, o pior no jogo de hoje contra o Atlético-PR, não foi ter perdido de virada, e sim, ver um juiz mal intencionado, ignorando faltas à favor do Bota, usando dois pesos e duas medidas e ainda por cima, ter que acompanhar o jogo no PFC, que achava tudo normal e lembrava a toda hora que o botafogo ia perder muitas posições.
Para eles, notícias boas, para os outros, notícias ruins.
Simples assim.
Axlace.
É isso mesmo, Mauro. A propaganda mente e exacerba o que quer e diminui o que lhe interessa.
Não me espanta. O que me espanta é que o mesmo cidadão que brada contra os governos e as ilegalidades cometidas apoie toda a propaganda, todas as mentiras e todas as ilegalidades quando se trata do seu clube.
Se há quem defenda que isso é amor e deve ser assim, eu acho que é ignorância, dolo indireto e muita falta de capacidade cidadã.
Abraços Gloriosos!
Essa pesquisa é uma farsa. Tenho amigos em Sao Paulo e em Minas Gerais que na final do carioca estavam todos torcenco contra a mulambada e eles me disseram que outras pessoas tambem estavam. Então que papo é esse da maioria torcer contra o Botafogo?
Amigo, se for uma farsa, melhor. Se não for, podemos bem com os nossos inimigos. Às vezes é bom ter inimigos, se no caso forem os cathartiformes.
Há um velho dito que uso e que s epode aplicar aos cathartiformes: "Quando certas pessoas concordarem comigo, começo a temer pela minha lucidez".
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário