quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Parabéns, Internacional!

.

Caros amigos, permitam-me esta exceção ao nosso botafoguismo, pela razão de ter previsto, ainda em março, o Santos ou o Palmeiras como os mais fortes à conquista da Copa do Brasil, e ter desejado, também, que o Internacional fosse campeão das Américas - o que se concretizou cinco meses e meio depois.

Torci sempre pelo Internacional nesta competição sul-americana porque considero inteiramente justa a conquista do título por um clube que, em poucos anos, se profissionalizou e encontrou - essa sim - uma gestão de excelência que rapidamente conseguiu ultrapassar os 100.000 sócios, colocando-se como o 6º clube do mundo (a par do Sporting de Portugal) a ultrapassar essa marca.

Quanto a mim, se quisermos atribuir o título de 'excelência gerencial' a clubes brasileiros no âmbito do futebol (evitando a venda de 'gato por lebre') não tenho dúvidas de que escolheria Cruzeiro, Internacional e São Paulo devido ao trabalho desenvolvido neste século - porque será que os três clubes se encontram, persistentemente, ano após ano, no G4 do campeonato brasileiro de futebol?

Se o nosso Botafogo quer a 'excelência' que realmente não tem, que faça benchmarking. A partir de fora pode imitar - inovando - a gestão do FC Porto ou do Sevilha (para não falar nos 'gigantes' Barcelona e Manchester que possuem muito dinheiro); a partir de dentro fazer-nos-ia muito bem imitar, com capacidade inventiva, o 'campeão de tudo'. Que o é em razão de uma gestão absolutamente exemplar.

- Para que também nós pudéssemos viver, um dia, a mesma alegria imensa que os colorados vivem hoje dentro dos seus corações.

Parabéns aos torcedores e à diretoria do Internacional!

11 comentários:

Camilla disse...

Quando eu era mais nova só ouvia falar do Grêmio e hoje veja tudo que o Inter conquistou! Como diria Obama: Yes, We can!
De fato é só mirar nos bons exemplos.

Ruy Moura disse...

Isso mesmo Camilla.

[Acho bem interessante que uns estudantes de Boston estejam no Rio para imitar a 'excelência gerencial' do BFR, como se diz no Sítio oficial. Interessante, a nossa excelência. Os americanos costumam ser sagazes a copiar os outros, mas diz-se que às vezes cai a nódoa no melhor pano, não é?...]

A diretoria do Botafogo está subindo de padrão, mas para a 'excelência' são muito exagerados, não é?... Os provincianos costumam exagerar assim que conseguem alguma coisinha bem feita...

Beijos Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Atenção, quando falo em 'provincianos' não me refiro às pessoas fora das cidades, mas à mentalidade 'provinciana', meio feudal ainda. Essas mentalidades estão em todos os lugares, tal como gente mentalmente 'moderna' também existe no campo e na cidade.

Abraços.

snoopy em p/b disse...

se algum dirigente do botafogo ler este texto, amigo rui, vão te perguntar o que é "benchmarking".
e, após sua resposta, deixarão a arrogância e falta de humildade tomarem de conta, como sempre, e não irão atrás de exemplos vencedores.

vejo uma comemoração como aquela do inter e penso que, lá pelos anos 2050, o botafogo poderá levantar uma taça daquela...

um abraço

Unknown disse...

Parabéns ao Internacional.
Mais um título num clube com uma história bonita. No Sul é o meu preferido. Além da ligação histórica de no passado ter havido jogadores do Botafogo que vieram do Internacional a provar a ligação do alvinegro com os gauchos.
Leonel Ventorim de Jesus.

Ruy Moura disse...

Snoopy, quanto a mim a diretoria até se está superando face à expectativa abaixo de zero com a qual começou 2010 - e, sobretudo, porque claramente não percebem de futebol nem de gestão. Porém, logo que conseguiram trazer Jobson e Maicosuel (crentes que com isso podem passar a ser senhores dos disparates que quiserem fazer) ficaram embezerrados e agora querem que sejam os torcedores a pagar aquilo que não conseguiram obter com os patrocinadores nem com a péssima gestão do Engenhão.

Então, passaram novamente às atitudes que referes. A soberba e o 'provincianismo' são tão grandes que, em vez de falarem em percorrer um caminho - difícil - a par com os torcedores, conquistando palmo a palmo o direito de chegarmos ao topo com suportes de base e estrutura trabalhada, quase exigem que os torcedores paguem o que a diretoria não consegue obter por incapacidade e ainda se arrogam de 'excelência gerencial' visitada por uns jovens coitados americanos de Boston que vão comer gato por lebre. É por essas e por outras que os americanos são tão ignorantes (presidente Bush, governador Schwarznegger, etc.) e as suas grandes realizações são feitas por cientistas europeus e asiáticos a quem pagam a peso de ouro.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Leonel, os colorados são... vermelhos!!! Será por isso que gostas tanto deles?!?!?! (rsrsrs)

Abraços Gloriosos!

google disse...

Grande Rui!!!

Parabéns ao Inter, merecido com todo o louvor!!!


Mas...como lamento q (ainda) não temos esse título, principalmente na década de 60,com os esquadrões 61e62 ; 67e68.Era uma chance de ouro!

Fazer o q???Azar da libertadores, q não tem um Botafogo como campeão!

Abraços!

Ruy Moura disse...

É isso, Sergio: a Libertadores tem azar!!! (rsrsrs)

Abraços Gloriosos!

Gil disse...

Rui,

Não sei se estou certo, mas além de "provincianos" são egocêntricos, egoístas. Não pensam no clube e querem ser maiores que o Botafogo.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Penso mais ou menos isso mesmo, Gil. As críticas que temos feito foram tantas que a diretoria (MA e AS) arrepiou caminho, conteve-me e foi procurar calar os torcedores com a volta do Maicosuel e do Jobson. Mas logo a seguir deixaram de lado a aparente humildade e tornaram a falar para eles próprios, se é que alguma vez falaram connosco. Apenas procuram que não critiquemos, mas não têm nenhuma capacidade de chamar a si os torcedores, discutir criticamente APENAS A FAVOR DO BOTAFOGO e criar alianças para a realização de eventos com suporte de torcedores com postura de cidadania. O problema é que a diretoria não gosta de pessoas com postura de 'cidadania'. Porque não sabem gerir a crítica nem são suficientemente capazes de debater assuntos sobre os quais não têm muito conhecimento.

Esforçam-se para não perderem a cara, e melhoraram alguma coisa, mas não me parecem capazes de 'voos de águia'.

Abraços Gloriosos!

Pódio 7 – mês de junho

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo As atividades desportivas do Botafogo “Social & Olímpico”, como já vem sendo hábito desde que...