sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Primeira Fila (5)


Primeira Fila, coluna de Mário Filho publicada n’ O Globo de 12.08.1942, no 38º aniversário do Botafogo Football Club.

O “Ideal”, de Eurico Viveiros de Castro, morreu antes de nascer por causa do Botafogo.

8. À noite Emanuel Sodré e Flávio Ramos encontraram-se com Octávio Werneck. “Você sabe? Vamos fundar um clube. E contamos com você”. Octávio Werneck não hesitou um só momento. “Pois não”. Então convide o Álvaro também”. O Álvaro? Talvez fosse difícil. “O Álvaro falou-me de outro clube, o Ideal. O Viveiros de Castro teve a ideia”. “Mas o Ideal já está fundado?” – perguntaram, alarmados, Flávio Ramos e Emanuel Sodré. Não. O Ideal não fora fundado ainda. Apenas o Eurico Viveiros de Castro achava que a travessa Honorina devia ter um clube. “Pois vamos falar com ele. Já”. E lá foram eles. Eurico Viveiros de Castro ouviu Flávio Ramos. Ouviu Emanuel Sodré. Ouviu Octávio Werneck. E acabou desistindo de fundar o Ideal. “Eu também quero entrar para o clube de vocês”. Flávio Ramos e Emanuel Sodré olharam-se triunfantes. “Agora é só marcar a data da fundação. Vamos ver. Que tal o dia 12 de agosto?”. “Ótimo. Quanto mais depressa, melhor”.

D. Chiquitota, a primeira patrona do Botafogo, cedeu uma casa velha, em ruínas, para a sede do clube.

9. Flávio Ramos convenceu a avó de que devia ceder, para a sede do clube, a casa da esquina de Voluntários da Pátria. D. Chiquitota, a princípio, não queria. A casa estava em ruínas. Condenada pela Saúde Pública. “Mas vovó, a sede vai ser no quintal, em cima do tanque de lavar roupa, naquele puxado para os empregados”. “Ali fica melhor, Flávio. Mas você tem que arrumar aquilo”. “E você sabe como vou arrumar aquilo? Com os cartazes que titio Bolonha mandou do Pará. São cartazes grandes, vovó, de metro e meio. Com uns poucos deles eu enfeitarei todas as paredes”. “Os cartazes, porém, são do Bolonha. Veja o que vai fazer.”. “Ora, vovó, Vovô sabe que titio Bolonha não precisa mais dos cartazes. Ele escreveu dizendo que não vai mais trazer a montanha russa.”. E Flávio Ramos começou a rir. Lembrando-se do efeito que deviam fazer nas paredes do “puxado” os cartazes da montanha russa. “E você – D. Chiquitota balançou com o dedo, enquanto sorria – tome cuidado com a casa do conselheiro Saraiva. Eu apenas estou tomando conta dele”. “Não tenho receio, vovó”. “E como vai ser o nome do clube?”. “Electro Clube, vovó”. D. Chiquitota franziu o nariz. “Eu não gosto nada do nome”.

Fonte: Blogue Arquiba Botafogo, de Paulo Marcelo Sampaio.

Sem comentários:

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...