Zé Fogareiro recebeu, segundo o próprio, uma mensagem irreversível de Globoesporte.com anunciando, por telefone, o seu desligamento do blogue pelo qual era responsável: “Vamos mudar porque estamos em busca de um novo blogueiro e também por conta das suas frequentes críticas à diretoria”.
Zé Fini, perdão, Zé Fogareiro, queixa-se, mas… de quê?... A Globoesporte apenas tratou de civicamente defender a democracia desportiva, o direito às diretorias não serem alvo das inverdades dos torcedores, que não passam de moleques sem jeito que bradam contra uns e clamam contra outros, que forçaram injustamente a diretoria a tomar medidas de dispensa de Lúcio Flávio no passado e de Alessandro no presente. Inaceitável! Dois verdadeiros craques que deram inúmeras glórias ao Botafogo e títulos de toda a espécie, e cujas pequenas falhas – um passava jogos decisivos sem tocar na bola e outro deixava a bola entrar nas suas costas – eram irrelevantes face aos golaços feitos, aos centros milimétricos e às roubadas de bola frequentes.
Zé Fini, perdão, Zé Fogareiro, bradou contra André Silva e clamou contra Anderson Barros: o cúmulo da injustiça, já que um tem sido incansável na direção rigorosa do departamento de futebol e o outro tem sido um verdadeiro ‘achador’ de craques. Do entendimento extraordinário destes dois homens foram contratados Jean Coral (por onde anda?), Tony (seleção canarinho), Somália (um Pinóquio acima de qualquer suspeita) e mais umas duas dezenas de craques do mesmo nível.
Zé Fini, perdão, Zé Fogareiro, criticou gratuitamente o presidente do clube supostamente em defesa do Botafogo, como se o presidente não fosse o primeiro grande defensor do clube, o homem que nunca mentiu, que jamais prometeu sem cumprir, que nos trouxe verdadeiros atletas de ‘fechar aeroporto’, que saneou as finanças do clube, que resgatou a nossa honra sempre acima das politiquices de circunstância.
Zé Fini, perdão, Zé Fogareiro, não respeitou quem devia, não prestou vassalagem a quem de direito, rejeitou a confortável figura de Zé Omissão. Zé Fogareiro não entende nada ‘deste’ Botafogo…
Portanto, Zé Fini, perdão, Zé Fogareiro, vai fazer-se à vida porque no espaço que ele ocupava toparam-lhe o perfil, um perfil cada vez mais desfocado das necessidades hodiernas de dizer ‘sim’, ‘yes’, ‘oui’ ou qualquer outra forma de auto-censura, submissão e denúncia, um perfil contrário às necessidades modernaças do lambe-tudo e lambe-todos – a mais recente e consistente figura social emergente no século XXI.
Evidentemente que eu poderia dizer que ainda na década de 1980 previ que à medida que a democracia política crescesse o controlo institucional aumentaria. Evidentemente que eu poderia reiterar hoje que a democratização das sociedades traz inevitavelmente os esbirros da censura para repor a auto-censura que os homens passaram a rejeitar com as mudanças sociais ocorridas. Evidentemente que este ‘claro-escuro’ da nossa época desenvolve-se à medida que a liberdade cresce e o controlo aumenta.
Mas não digo nada disso, porque o Zé Fini, perdão, o Zé Fogareiro, tornou-se um embaraço e eu ainda posso ficar embaraçado também, quiçá preterido do ‘meu’ Botafogo com os novos ‘cachorros’ de dente aguçado atrás de mim. Além disso, o rapaz não entende nada ‘deste’ Botafogo modernaço e ainda acredita no Papai Noel…
Mas perante a rápida indiferença que certamente vai imperar sobre o acontecimento resguardo-me intelectualmente na citação do incontornável Bertolt Brecht:
“Primeiro levaram os comunistas,
Mas eu não me importei
Porque não era nada comigo.
Em seguida levaram alguns operários,
Mas a mim não me afetou
Porque eu não sou operário.
Depois prenderam os sindicalistas,
Mas eu não me incomodei
Porque nunca fui sindicalista.
Logo a seguir chegou a vez
De alguns padres, mas como
Nunca fui religioso, também não liguei.
Agora levaram-me a mim
E quando percebi,
Já era tarde.”
O blogue Mundo Botafogo estará sempre à tua disposição, amigo João Roberto.
15 comentários:
Rui, ele não foi desligado por críticas à diretoria e sim porque não atingiu o que era esperado de um blogueiro representando seu clube. Foram 4 anos de blog com textos fracos e sem relevância...
Se o real motivo fosse este que ele indica (crítica à diretoria) já teria saído antes.
Aqueles que produzem um conteúdo maneiro ficaram, os outros saíram. Talvez muitos acreditem que apenas ele tenha saído pois somos botafoguenses e não acompanhamos os outros blogs, mas vários outros (como o do fluminense e do cruzeiro) saíram
E pensar que o antigo mcr está apoiando e avalizando isso que tomou conta do Botafogo.
Parabéns pela matéria e pelo posicionamento. Um ótimo 2012, de preferência com muitos títulos do Botafogo e do Sporting.
Rui,
Estamos sob a Ditadura Assumpção. Já pensou?
O caso do Zé Fogareiro é emblemático, porque evidencia o conluio macabro em que a Rede Globo e a turma que desmanda hoje no botafogo (com b minúsculo, mesmo) estão metido.
E desse conluio eu não sei o que ou quem vai ser beneficiado, além da Globo, posto que fomos preteridos da televisão aberta; recebemos muito menos que nossos rivais, pela transmissão; continuamos a ser massacrados e servindo de chacota pela toda-poderosa rede; continuamos a ser garfados, rodada após rodada. Diferentemente do nosso maior rival e do seu similar paulista (não suporto nem nominá-los), que se beneficiam rodada após rodada e recebem quantias cada vez maiores por seus direitos televisivos.
Não que eu queira que o nosso clube seja beneficiado em detrimento dos outros. Isso, nunca, pois não seria o BOTAFOGO altaneiro e vanguardista que conhecemos. Mas pleiteio direitos o mais eqüitativos possíveis.
Para haver essa coligação, alguém (menos o botafogo) está se beneficiando.
Quem sabe algum cargo político esteja esperando alguém, não acha?
Rui,
E essa repressão contra quem é contrário à corja que se instalou em General Severiano, parece não ser um caso isolado, pois um dia destes, no Canal Botafogo, vários tópicos foram bloqueados, sob a alegação de que não havia provas contra os indigitados e poderia ser gerado processo e o site fechado.
O site, entendo eu, não pode ser fechado, mas quem acusou deve responder. Até aí, tudo bem.
Só que um dos tópicos de discussão que foi fechado, narrava o fato relatado na Folha de São Paulo, em 2002, em que o jornalista Sérgio Augusto revelava a relação entre Ney Palmeiro e o traficante Uê, então preso. E que, a pedido do tal traficante, o então presidente do nosso clube fez que um time misto de titulares e juniores representasse o clube num amistoso no presídio, para comemorar o aniversário do marginal!
E o tópico foi fechado. Se quisessem repreender e processar, que isso fizessem contra o jornalista.
Isso é o Pinóquio Assumpção e seus tentáculos agindo no último bastião da torcida botafoguense: a internet.
M. Toledo, compreendo os seus argumentos. Os textos do João Roberto poderão não ser famosos, mas confesso que não tenho razões para duvidar da veracidade do argumento invocado das críticas à diretoria. Eu explico: ele sai só depois do fim do brasileirão e após a diretoria ganhar as últimas eleições a que pode concorrer, o que significa que não estão em riscos novas eleições. Logo, porque não suprimir as incomodidades para um novo ano que se afigure pouco favorável à diretoria?
É certo que cinco anos de blogue na mídia é muito tempo e é aceitável substituir um blogueiro, mas há regras éticas e de responsabilidade a que não se deve fugir, e o tratamento que genericamente fazem hoje às pessoas é à medida da sociedade: cada vez eticamente mais reles.
E por pior que seja a sociedade onde vivemos, devemos agir de forma ética. Por isso devemo-nos comportar como se estivessemos num Estado de Direito, mesmo que não estejamos; numa democracia política, mesmo que não estejamos; num contexto de cidadania, mesmo que não estejamos.
Abraços Gloriosos!
Pedrin, eu fiquei abismado com a posição do MCR! Eu até simpatizava com eles, mas depois de terem levado a 'banhada' que levaram em 2008 disporem-se a fazer parte da lista de MA é uma desonra absoluta - eu posicionar-me-ia na oposição e prepararia a vitória em 2014, mantendo-me em oposição. Mas os homens preferem os caminhos fáceis das vantagens imediatas... talvez esperando que estando lá dentro consigam vencer em 2014. Nada mais errado politicamente...
Este ano o Sporting conseguiu uma gestão séria, porque me parecem sérios e capazes o presidente, o diretor de futebol, o treinador e os jogadores.
Em muitos anos foi a primeira vez que a diretoria do SCP se opôs publicamente e veementemente às manobras do Benfica e do Porto. No mês de novembro mostraram que não estão para 'brincadeiras' e responderam à altura do prestígio sportinguista. Falta o BFR fazer o mesmo face ao Flamengo e ao Fluminense, que o desrespeitam constantemente. Assim como a outras entidades oficiais. Mas para isso é preciso que o BFR tenha uma diretoria corajosa, ousada e criativa que transponha o clube para cima...
Abraços Gloriosos!
Amigo Émerson, nem me apetece comentar as suas palavras relativas aos tópicos da Rádio Botafogo pelo asco que as situações descritas me provocam. Defendo que realmente é necessário provas para afirmar certas coisas, mas há coisas que são tão óbvias...
O nosso Botafogo continua secundarizado na rede Globo, na CBF, no STJD, enfim, por todo o lado sem que se veja a ação contestatária da diretoria...
Abraços Gloriosos!
O fato é que qualquer crítica à administração atual cria uma zona de atrito entre a "imprensa grande" e o clube. Como os clubes mantêm essa relação siamesa com o sistema Globo, nada que implique numa fonte de problemas é admitido. Provavelmente, algué pediu a cabeça do Fogareiro.
Quem saiu, saiu por criticar.
Criticar a política de não combater a política da própria Globo.
Eu não posso dizer que acompanho todos os blogs do GE, mas frequento todos pelo menos um vez por semana.
Divulgo o AQIPossa lá em quase todos. Cansei de ler e eu mesmo escrever, críticas e divulgar matérias contra a própria Globo.
Alguns não aceitam meus comentários na moderação quando "pego mais pesado". O do Vasco por exemplo, nãopassa mais nada do AQIPossa que tenha a palavra FlaPress.
Under the Sea, o Zé Fogareiro já fora censurado uma vez por causa do Flamengo, agora parece que o Botafogo meteu a gota que faltava para entornar o copo.
Abraços Gloriosos!
Mauro, a ditadura deixou de ser fascista, comunista, financista e etc. para ser legitimada socialmente por todos aqueles que não atuam com coragem, ousadia e criatividade. Cada um acha que tem algo a perder e aceita, aceita, aceita, até ao dia que for comido sem dó nem piedade. Por mim só tenho a perder a minha alma, e essa não deixo que a toquem!
Abraços Gloriosos!
Concordo com o Toledo. O Zé Fogareiro era muito ruim, muito mesmo. Escrita fraca, humor bobo. O flamenguista Arthur Muhlenberg, odeio admitir, dava um banho em comunicação. Pelo nosso lado, espero que contratem o nosso Rui ou o Pereira do Fogo Eterno. São os únicos com observações afiadas, inteligentes, e que dão prazer na leitura. O PC Guima é divertido, mas apela muito para a baixaria.
Infelizmente, numa torcida que deveria ser melhor articulada e distinta, vejo poucas opções.
E sigo lembrando desse clube que foi até presidido por um poeta e editor da envergadura dum Augusto Frederico Schmidt... Ô decadência.
Botafoguense clássico, eu creio que não está em causa se o João Roberto era bom ou mau, ma so modo como foi dispensado, isto é, segundo ele, como o argumento de criticar muito a diretoria. Se a coisa fosse apenas por falta de qualidade, então deveria ter sido dito isso mesmo: João, lamentamos, mas o seu perfil já não se encaixa na nossa linha editorial e explicando-se poquê. E ponto final.
Agora, o meu amigo deixou-me outra vez cheio de saudades. Do Augusto Schmidt, claro. Um portentoso intelectual pragmático, que de poeta a assessor do Juscelino Kubitshek fez tudo bem feito. Boa lembrança.
Abraços Gloriosos.
Na minha opinião, o Botafogo não deveria nem ter um blog na FlaGloboPress.
O Glorioso não lucra absolutamente nada com essa corja do Jardim Botânico.
Quanto menos preto e branco tiver por lá, melhor.
Mas...
Se o Rui "aceitasse" a idéia do amigo aí de cima, eu pediria um pequeno espaço para um texto que só o AQIPossa sabe fazer.
Mas isso acarretaria na rápida e meteórica participação de Rui Moura por lá.
Feliz Ano Novo a todos.
Rsrsrs... O Rui Moura é independente demais para ser desejado por certos meios e certas pessoas...
Mas, claro, o blogue está sempre à disposição do meu muito estimado Mauro.
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário