quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

SOU BOTAFOGO!



por Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)

Hoje é um dia muito especial: o Botafogo de Futebol e Regatas completa 69 anos e o blogue Mundo Botafogo perfaz 4 anos de atividade. Anunciado à humanidade botafoguense no dia 8 de Dezembro de 2007, o blogue foi visitado 525.000 vezes, consultaram-se 1.100.000 páginas e atualmente existem 515 seguidores.

Por isso, nesta data tão especial para o blogue e para o Clube de Luiz Caldas, Flávio Ramos e Augusto Schmidt, decidi escrever um artigo especial, evidenciando acontecimentos que, embora ocorrendo em anos distintos, ganharam a luz do dia a 1 de Julho, 12 de Agosto e 8 de Dezembro e relacionam-se todos, direta ou indiretamente, com o meu caráter, a minha personalidade e a minha vivência.

A 1 de Julho de 1894 aconteceu a fundação do Club de Regatas Botafogo; a 12 de Agosto de 1904 ocorreu a fundação do Botafogo Football Club; a 8 de Dezembro de 1942 concretizou-se fusão do Club de Regatas Botafogo com o Botafogo Football Club, fundando-se o BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS.

Três datas, muitos destinos. Falemos de alguns acontecimentos de destinos que cruzaram a minha vida e que ocorreram nessas datas.

JULHO, 01

O CLUB DE REGATAS BOTAFOGO

Em 1891, Luiz Caldas fundou o Grupo de Regatas Botafogo, reagindo contra as apostas do remo e a adulteração da modalidade pelos apostadores. Porém, em 1894, Luiz Caldas foi preso por ser filho de um Almirante envolvido na Revolta da Armada, tendo sido torturado e abatido na prisão. Uma semana após esse acontecimento, a 1 de julho de 1894, o grupo de homens que sobrou da perseguição política movida contra o clube, decidiu fundar o Club de Regatas Botafogo.

Os corajosos fundadores foram Alberto Lisboa da Cunha, Arnaldo Pereira Braga, Arthur Galvão, Augusto Martins, Carlos de Souza Freire, Eduardo Fonseca, Frederico Lorena, Henrique Jacutinga, João Penaforte, José Maria Dias Braga, Júlio Kreisler, Júlio Ribas Júnior, Luiz Fonseca Quintanilha Jordão, Óscar Lisboa da Cunha e Paulo Ernesto de Azevedo.

O CRB venceu o campeonato carioca de remo de 1899 (e foi o primeiro campeão brasileiro em qualquer modalidade em 1902), que permitiu, mais tarde, que o Botafogo de Futebol e Regatas se tornasse o único clube brasileiro campeão em três séculos.

O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

Em 1906 foi fundado o Sporting Clube de Portugal, o clube pelo qual torço em terras lusitanas, através de dez sócios fundadores: José Alvalade, José Maria Gavazzo, Frederico Seguro Ferreira, Alfredo Augusto das Neves Holtreman, Fernando Soares Cardoso Barbosa, José Stromp, Henrique Almeida, Leite Júnior, João H. Scarlett, Francisco Quintela Mendonça e Alfredo Botelho.

O Sporting Clube de Portugal é o terceiro clube do mundo com mais títulos no conjunto de todas as modalidades desportivas, apenas suplantado pelo Barcelona e pelo Real Madrid, é o terceiro clube europeu com mais taças europeias conquistadas e o primeiro clube do mundo com o maior número de medalhas olímpicas conquistadas por atletas atuando nas suas fileiras. No futebol, o Sporting é o único clube do mundo que formou nas suas escolas de base dois atletas eleitos com o título de melhor jogador do mundo (‘FIFA World Player of the Year’), e vencedores da ‘Bola de Ouro’ – Luís Figo e Cristiano Ronaldo.

O CINEMA

Em 2004 faleceu Marlon Brando, ator americano nascido em 1924, e que interpretou, entre outros também famosos, os filmes ‘On the Waterfront’, ‘The Godfather’, ‘The Last Tango in Paris’ e ‘Apocalipse Now’. Martin Scorcese disse de Brando: "Ele é o marco. Há o 'antes de Brando' e o 'depois de Brando'.

Dentro e fora dos ecrãs, o ator foi o meio de muitas aprendizagens que fiz para a vida. Brando foi ativista, desde a década de 1960, dos direitos civis dos negros americanos e dos índios americanos, tendo por isso recusado um Óscar no início da década seguinte. Quando venceu o Óscar em 1973, Brando enviou uma índia para fazer um discurso em seu nome, protestando contra a forma como os EUA e Hollywood discriminavam os nativos americanos.

Na década de 1980 interrompeu a carreira e retirou-se para a sua ilha de Tetiaroa, na Polinésia Francesa. Ainda regressou aos ecrãs, mas acabou os seus dias aí, ao lado de duas belas índias.

O ANARQUISMO

Em 1876 faleceu Mikhail Bakunin, escritor e ativista anarquista, nascido em 1814. Bakunin opôs-se a Karl Marx por discrepâncias na resolução dos problemas do proletariado e iniciou a primeira geração de anarquistas que se uniram em torno de um movimento sindical combativo e organizado internacionalmente, tornando-se o expoente máximo do pensamento anarquista do século XIX.

O anarquismo é uma filosofia política e social que exige a abolição do Estado e de todo o controle da hierarquia de autoridade social imposta ao indivíduo, considerando Estado e hierarquia como indesejáveis, desnecessários e prejudiciais. Sébastien Faure, filósofo anarquista francês, disse: "Qualquer um que nega a autoridade e luta contra ela é um anarquista." Sob uma formulação simples, poucas doutrinas ou movimentos têm manifestado uma variedade tão grande de abordagens e ações que nem sempre foram bem compreendidas pelo público. Historicamente, o anarquismo tem por objetivo a mudança social em direção a uma sociedade futurista socialmente desenvolvida, "sem mestre ou soberano” (Proudhon), tornando-se o anarquismo a forma suprema da ordem.

AS ÁRVORES

É o Dia das Dríades, os espíritos das árvores na mitologia celta, que na mitologia grega eram ninfas associadas aos carvalhos. Cada dríade nascia junto com uma determinada árvore, da qual ela exalava. A dríade vivia na árvore, e quando a sua árvore era cortada ou morta, a divindade também morria. Os deuses frequentemente puniam quem destruía uma árvore.

As árvores dão sombra, dão fruto, dão matéria-prima para habitação e recheio das nossas casas, servem para múltiplas funções, acompanham-nos passo a passo desde o berço ao caixão, e quando finam os seus dias, morrem de pé!

As árvores são a minha maior inspiração ecológica e o carvalho-português a minha árvore de eleição. Os carvalhais portugueses constituíram, originalmente, a maioria das florestas autóctones do continente lusitano e o carvalho origina ramos que serpenteiam e configuram formas bucólicas e belas.

O COOPERATIVISMO

É o ‘Dia Internacional do Cooperativismo’. O cooperativismo é um movimento social em que as pessoas participam como associados em circunstâncias de equidade com a finalidade de alcançarem o bem comum. As pessoas unem-se voluntariamente para satisfazer aspirações e necessidades sociais, económicas e culturais comuns.

Cooperar é uma atitude absolutamente indispensável para o bem do colectivo humano, contrariando as atitudes individualistas, egoísticas e narcísicas. Não acredito que sem cooperação a humanidade possa prosseguir um percurso desenvolvimentista.

AGOSTO, 12

O BOTAFOGO FOOTBALL CLUB

A 12 de agosto de 1904, uma década após a fundação do Club de Regatas, nasceu o Botafogo Football Club a partir de uma simples ideia de rapazes do Largo dos Leões, no qual ficava o Colégio Alfredo Gomes. Durante a aula de matemática do 4º ano do professor General Júlio Noronha, Flávio Ramos, então com 15 anos, escreveu e, conforme relatado por Alceu Castro (1951: 13), entregou um bilhete a Emmanuel Sodré, entretanto interceptado pelo General, dizendo: “O Itamar tem um clube de futebol que joga na rua Martins Ferreira. Vamos fundar outro no Largo dos Leões? Podemos falar aos Werneck, ao Arthur César, ao Vicente, ao Jacques.”

Emmanuel não respondeu logo, mas entusiasmou-se e fora dado o primeiro passo para o nascimento do Glorioso. Flávio Ramos movimenta vários rapazes e na tarde de sexta-feira de 12 de Agosto de 1904, o clube foi fundado para a prática do futebol por um grupo de rapazes entre os 14 e os 15 anos, reunidos no chalet do velho casarão em ruínas do Conselheiro Gonzaga, que fazia a esquina da rua Humaitá com o Largo dos Leões, bem em frente à estação de bondes, cedido aos jovens desportistas por D. Chiquitota, avó de Flávio, grande amiga e verdadeiramente mãe do clube nascente”.

Os fundadores do clube foram Álvaro Cordeiro da Rocha Werneck, Arthur César de Andrade “Tutú”, Augusto Paranhos Fontenelle “Zingo”, Basílio Vianna Júnior, Carlos Bastos Neto, Emmanuel de Almeida Sodré, Eurico Parga Viveiros de Castro, Flávio da Silva Ramos, Jacques Raymundo Ferreira da Silva, Lourival Camargo da Costa, Octávio Cordeiro da Rocha Werneck e Vicente Licínio Cardoso.

Em 1910, conquistando o campeonato carioca praticamente só com goleadas, o Botafogo Football Club passou a ser apelidado de ‘Glorioso’.

O ATLETISMO

Em 1984, o sportinguista Carlos Lopes conquistou a 1ª medalha de ouro olímpica para Portugal. O meu desporto preferido sempre foi o Atletismo e Carlos Lopes o campeão perfeito do Sporting Clube de Portugal.

Foi com profunda emoção que assisti ao persistente atleta sagrar-se campeão olímpico, além de várias vezes campeão mundial e europeu, em 5.000m, 10.000m. e maratona, e consolidar a minha preferência pelo atletismo enquanto modalidade rainha de todas as modalidades desportivas.

A TEOSOFIA

Em 1831 nasceu Helena Petrovna Blavatsky. A Sociedade Teosófica foi fundada para promover os ensinamentos antigos de teosofia, a sabedoria relacionada com o divino, que constituía a base de outros movimentos do passado, tais como o neoplatonismo e o gnosticismo dos séculos II e III.

A Teosofia é o corpo doutrinário que sintetiza Filosofia, Religião e Ciência, e que modernamente foi reintroduzido no último quarto do século XIX na Europa pela russa Helena Petrovna Blavatsky. Tem como base os princípios fundamentais do budismo, hinduísmo e do hermetismo.

Os objetivos da Sociedade Teosófica hoje são a formação de um núcleo da Fraternidade Universal da Humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor; encorajamento do estudo de religião comparada, filosofia e ciência; investigação das leis não explicadas da natureza e os poderes latentes no homem.

A Sociedade não impõe nenhuma crença sobre os seus membros, que se unem espontaneamente pelo objetivo comum de buscar a Verdade e o desejo de aprender o significado e propósito da existência, dedicando-se ao estudo, reflexão, pureza de vida e serviço voluntário.

Desde há uns anos a esta parte que procuro relacionar religião, filosofia e ciência como terceira via alternativa à clássica e limitada explicação religiosa do Universo e à clássica e limitada explicação científica do Universo.

A JUVENTUDE

É o Dia Internacional da Juventude.

A ‘juventude’ é algo tão importante a ponto de levar a humanidade em busca da ‘fonte da juventude’, que, segundo a lenda, possui águas que rejuvenescem quem as beber.

A ‘história’ conta que os árabes descobriram a fonte e que os ‘bárbaros’ a roubaram, tendo sido amaldiçoados e acabaram se afundando no mar com a fonte roubada. Alguns historiadores crêem que a fonte se encontra no Oceano Ártico e que as pessoas que se banharem em noites de Lua Cheia o mais próximo possível do Pólo Norte serão abençoadas pela imortalidade.

No entanto, eu descobri a ‘fonte da juventude’ dentro de mim mesmo. Na verdade, percebi que a vida é movimento e que quem não acompanhar o movimento permanente envelhece inexoravelmente – e que a ousadia, a coragem, a criatividade e a inovação, perseguidas diariamente, premeiam-nos com o vanguardismo da juventude todos os dias.

NOVAMENTE, JAMAIS!

Um senão: em 1860 desse mês e desse dia alguém não deveria ter nascido – Klara Hitler, mãe de Adolf Hitler.

Confesso ter um profundo desprezo por todos aqueles que não sabem viver em liberdade e em comunhão e querem suprimir a liberdade e a vida dos outros.

DEZEMBRO, 8

O BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS

A 8 de dezembro de 1942 nasceu oficialmente o Botafogo de Futebol e Regatas, data escolhida em homenagem à santa padroeira do clube, Nossa Senhora da Conceição. O clube resultou da fusão do Club de Regatas Botafogo e do Botafogo Football Club. Os dois clubes tinham suas sedes no bairro de Botafogo e a fusão era estudada desde 1931.

A união foi apressada pela tragédia de no dia 11 de junho de 1942 durante um jogo de basquetebol entre o CRB e o BFC. O atleta Armando Albano, do Football Club, chegou atrasado ao jogo que já havia começado, e entrou com o jogo em andamento. Durante o intervalo, Armando Albano baixou-se para pegar uma bola e caiu fulminado por um ataque cardíaco.

Confirmado o óbito, o jogo foi suspenso (para sempre). Durante os rituais funerais os presidentes dos dois clubes, Augusto Frederico Schmidt e Eduardo Góes Trindade, fizeram um pronunciamento selando a fusão. A partir dessa data começaram os procedimentos para a fusão dos clubes e seis meses após nasceu o Glorioso Botafogo de Futebol e Regatas da Estrela Solitária.

A MÚSICA

Em 1980 foi assassinado John Lenon, nascido em 1940, músico e ‘chefe espiritual’ da maior banda musical de todos os tempos: ‘The Beatles’. Foi com os Beatles que dei conta que existia um protagonista dentro de mim, um jovem que queria agir e alguém que acreditava ser possível contribuir para o desenvolvimento do coletivo humano.

No final da década de 1960, Lennon devolveu a sua medalha de Membro do Império Britânico à Rainha Elizabeth em protesto contra o apoio da Inglaterra à guerra do Vitenam e o envolvimento do país no conflito do Biafra. John e a mulher Yoko também participaram em diversos eventos de promoção da paz, dos direitos das mulheres e dos trabalhadores.

A MAGIA

Neste dia celebra-se o Festival de Ixchel. Na mitologia Maia, Ixchel, ‘a branca’, era a Deusa da medicina, do parto, dos trabalhos têxteis e da lua. A lenda conta que um Deus todo-poderoso, ‘Itzama’, criou o mundo e casou-se com a Deusa da Lua, ‘Ixchel’, procriando os Deuses Yum Kaax, Ek Chuah e os Deuses dos sacrifícios e das estrelas; as suas filhas foram as Deusas das águas, da noite e do paraíso. A Ixchel atribui-se fenómenos relacionados com a Lua, a gravidez, a cura e a tecelagem; é representada como uma anciã derramando um jarro cheio de água sobre a terra.

Aprendi que havia magia quando li, pela primeira vez, as narrações sobre as divindades da mitologia Maia. Confirmei isso quando percorri toda a Península do Yucatan ‘devorando’ a cultura Maia ‘ao vivo’. A magia existe. Quem não acreditar nela leia ‘Cem Anos de Solidão’, de Gabriel Garcia Márquez, que narra a história da família Buendía na cidade fictícia de Macondo, desde a sua fundação até à sétima geração.

A MULATA

É o ‘Dia da Mulata’, instituído pelo famoso botafoguense Oswaldo Sargentelli, entrevistador e apresentador de espetáculos artísticos de mulatas no Brasil.

A colonização portuguesa, a mais integrativa de todas as colonizações, bem pode ser representada por uma mulata significando o ponto de encontro entre povos e raças, contra todas as discriminações e a favor dos diálogos interculturais.

O CICLISMO

É o ‘Dia do Ciclista’. A minha infância e a minha juventude foram sempre acompanhadas por uma bicicleta, em Lisboa e no Rio de Janeiro. Ainda hoje tenho bicicletas e sou fã do ciclismo, não perdendo nenhum ‘Tour de France’.

O maior ciclista português de todos os tempos, Joaquim Agostinho, era do Sporting Clube de Portugal.

VIVA O BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS!!!

20 comentários:

Anónimo disse...

IRMÃO TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE ÉS A PESSOA QUE MERECE DE TODOS NOS OS MAIORES AGRADECIMENTOS PELA DEDICAÇÃO E EXPOSIÇÃO DA VIDA DO NOSSO GLORIOSO EM TODAS AS SUAS ATIVIDADES.IMPARCIAL, DEMOCRÁTICO,HUMORÍSTICO E PRINCIPALMENTE BOTAFOGUENSE.
PERMANEÇA NESTA ESTRADA QUE COM CERTEZA SERÁ ACOMPANHADO POR TODOS NOS PARA TODO O SEMPRE
PARABÉNS AO IRMÃO E AO BOTAFOGO

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS GLORIOSAS

MARCOS VENICIUS

Ruy Moura disse...

Obrigado pelas gentis palavras, Irmão. O Botafogo é eterno.

Abraços Gloriosos!

DataFogo disse...

Olá, Rui.
Parabéns ao Botafogo F.R. e ao Mundo Botafogo, precioso veículo de divulgação dos fatos do Glorioso.

Grande abraço.

muga disse...

Rui,
hoje também é aniversário do nosso grande Nei Conceição.
Abraços!

Gil disse...

Rui,

Esse maravilhoso espaço é a CULTURA VIVA!
Obrigadaço pelo Presente!
Mais um artigo para minha coletânea!

Como bem disse o Marcos, Parabéns a você e ao nosso Botafogo!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Lewis Kharms disse...

Parabéns, Rui!!! Parabéns, Mundo Botafogo!!!

Quase perdi a data, o que seria perfeitamente ridículo em se tratando do Mundo Botafogo.

A postagem de hoje é sensacional. Mesmo que tardiamente não me privei de saudar a data também lá na casinha. Do “Almirante” a Marlon Brando, do Atletismo a Madame Blavatsky, da Mulata a Magia, um mundo fantástico!

Um forte abraço e saudações eternamente botafoguenses!

Ruy Moura disse...

Obrigado, Claudio. Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Pois é, Muga. Fica para o próximo ano uma nota especial ao nosso companheiro botafoguense.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Gil, um dia destes vamos fazer uma passeata cultural no Estado do RJ. Combinamos um fim-de-semana que eu esteja aí e fazemos um roteiro. Era giro, não era?

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Obrigado, Luiz. A seguir vou à 'casinha' ver o que se passa por lá.

Abraços Gloriosos!

Émerson disse...

Rui,
Ainda verei, novamente, meu Glorioso forte, independente, altivo e cheio de fibra, diferente desse botafogo (com b minúsculo, mesmo) de Assumpção, Barros e Uram.

Paisano disse...

Parabéns, Mundo Botafogo!!!

Parabéns e obrigado, Rui!!!

Ruy Moura disse...

Ainda veremos, Émerson, ainda veremos.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Obrigado, Paisano. Abraços Gloriosíssimos!

Lúcia Costa disse...

Que delícia foi viajar na tua história. Que homem extraordinário és tu. Para mim, que tenho verdadeira sede de saber dos pormenores da tua vida , essa leitura foi um magnífico presente.
Que texto delicioso, bonito e comovente...Lindo, Ruy! O tópico sobre as árvores é tão poético!
Tu és o meu Carvalho Português , bucólico e belo. E a minha vida pode ser resumida em antes de ti e depois de ti. Adoro- te, meu anarquista Alvinegro , que amava os Beatles e os Rollin Stones. Serás jovem eternamente, pois és ousado, corajoso, criativo e inovador.
Beijos anarquicos .������

Ruy Moura disse...

Bela mulher, o anarquista alvinegro ama profundamente o que és: com Beatles ou sem Beatles, com carvalho ou sem carvalho, criativa e conservadora, ousada e temerosa, mas empre inivadora dentro de uma alma sem fim. Beijos anarco-libertários!

Lúcia Costa disse...

Belo homem, de alma infinita!
Adoro esse teu jeito tão especial de pensar e de ser. As vezes pergunto -
me se existes realmente ou se és apenas um belo sonho de uma noite de verão. O mais belo sonho que jamais poderia sequer imaginar sonhar ...
Beijos sem fim!

Ruy Moura disse...

Eu nem me pergunto sobre ti: sei que não tens tempo nem dimensão, que não existes realmente e que és tão somente a materialização etérea do meu sonho inventada dentro de mim mesmo para que eu possa ser feliz com a perfeição feminina.

Beijos, EVA!

Lúcia Costa disse...

Nunca te vi e sempre te amei. Só não sabia que tu existias. ..
Mas,Santa contradição: apesar de seres quase irreal , és tão concreto, tão palpável...Es minha fonte de água pura, cristalina...
És minha chuva , meu arco íris , minha bússola, meu canto e recanto... MEU PORTO SEGURO.
Beijos, Adão

Ruy Moura disse...

Ao contrário,sempre estiveste na minha retina e sabia que existias algures, real, concreta, palpável, e então foi quando percebi que te havias inventado dentro de mim para me entenderes o manto da plenitude.

BeijoKas, Gloriosa!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...