quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Botafogo, pioneiro de automobilismo


O Botafogo de Futebol e Regatas foi o primeiro clube brasileiro de futebol a competir em provas de automobilismo, na extinta Fórmula 2000.

Efetivamente, o Glorioso patrocinou o carro da piloto Suzane Carvalho, em 1991, e o escudo da Estrela Solitária abrilhantou as competições de Fórmula 2000 italiana daquela época.

Suzane Carvalho nasceu no Rio de Janeiro a 26 de Dezembro de 1963 e é uma conhecida botafoguense, que além de corredora em veículos de quatro rodas fez carreira no teatro, no cinema e na televisão.

Filha da atriz Lia Farrel e irmã da atriz Simone Carvalho, Suzane iniciou-se nessas lides com um ano e meio em propaganda de televisão. Mais tarde fez carreira com muitos sucessos, destacando-se, entre outras presenças, no teatro com as peças O Analista de Bagé, Bocage e Férias Extra Conjugais; no cinema com os filmes Sábado Alucinante, Profissão Mulher, Fêmeas em Fuga e Perdidos no Vale dos Dinossauros; na televisão com as novelas O Homem Proibido, Champagne e Vereda Tropical, bem como diversos espetáculos musicais e humorísticos. Apesar de ser filha de salgueirense Suzane também desfilou durante 25 anos pela escola de samba Beija Flor de Nilópolis, e ocasionalmente pela São Clemente.

Porém, o sonho de Suzane eram as corridas, tendo começado a correr em 1989 no Kart e depois na Fórmula 3, Fórmula 1600, Fórmula Ford, Fórmula 2000 (Canadá) e Fórmula 2000 (Itália).

Iniciada em 1989, foi campeã brasileira nesse mesmo ano em Kart e no ano seguinte sagrou-se campeã carioca na mesma modalidade.

Em 1991 tornou-se a primeira piloto brasileira a utilizar o distintivo de um clube de futebol em carros de corrida – o escudo da Estrela Solitária do Botafogo de Futebol e Regatas.


No ano seguinte, em 1992, foi campeã brasileira e sul-americana da categoria B da Fórmula 3, tornando-se a primeira mulher da história do automobilismo mundial a conquistar um título de Fórmula 3 e entrando para o Guiness Book e para a Enciclopédia Barsa.

Apesar disso, Suzane não teve patrocínio em 1993 e em 1996. Em 1997 tornou a obter patrocínios e em 1998 rumou à Inglaterra disputando a Palmer Audi e o Vectra Challenge. Em 1999, regressada ao Rio de Janeiro, correu na Indy Lights e em 2000 fez cinco etapas na Indy Lights. Em 2001 surgiu a Copa Clio, a piloto tornou a correr com o escudo do Botafogo no campeonato carioca Ford Fiesta Feminino e em 2002, por falta de verbas, Suzane Carvalho deixou de competir.

Suzane publicou um manual de Kart com imenso sucesso, recebeu diversas premiações e homenagens e atualmente dirige um centro de formação de pilotos, fundado por ela em 2004, bem como faz testes em veículos de duas rodas e de quatro rodas ligeiros e pesados, etendo tornado a correr em 2011 na Fórmula 3, disputando a etapa do Rio de Janeiro da Fórmula 3 Sul-Americana na classe Light. Uma mulher fantástica!

Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo) e Marcos Machado (colaborador do blogue Mundo Botafogo)

6 comentários:

Miguel Gonzalez disse...

Parabéns a todos pela pesquisa!!!

Alguém sabe dizer se esta fórmula 2000 ainda exite?

O Botafogo faturou algum título ou subiu ao pódio?

VIVA O BOTAFOGO!!!!

RUY MOURA PRESIDENTE!!!

Ruy Moura disse...

Obrigado, Miguel!

Curiosamente, a Suzane foi campeã antes (1989 e 1990) e depois do patrocínio do Botafogo (1992), mas não consta ter sido campeã pelo Glorioso, que representou em 1991 e 2001, porque não tem nenhum título de Fórmula 2000, apenas de Fórmula 3000 e Kart. Talvez tenha ganho alguma etapa, mas ainda não descobri nada acerca disso.

Confira o portal da Fórmula 2000: http://www.f2000championshipseries.com/

Abraços Gloriosos!

Miguel Gonzalez disse...

Ruy: li recentemente que o FC Barcelona acabou com sua equipe de Beisebol que existia há 80 anos. Isso prova que há dirigentes que pensam pequeno em todos os clubes grandes.

Torcedores do Real Madrid pedem na internet que o clube volte a disputar campeonatos de outros esportes, principalmente Futsal e Handebol.

O Atlético de Madrid reativou sua equipe profissional de Handebol e levou 15 mil pessoas ao ginásio no jogo da Liga contra o Barcelona.

DataFogo disse...

Parabéns mais uma vez, Rui!
Mais documentado do que isso, impossível.

E com relação ao Handebol, você já teria alguma documentação que mostrasse se o Botafogo, de fato, 'atuou' nessa modalidade esportiva ?

Saudações Botafoguenses Campeãs!

Ruy Moura disse...

Miguel, se os dirigentes fossem gente de outro tipo creio que algumas modalidades ressurgiriam. Mas veja pelo Santos: para pagar os ordenados no Neymar e do Pelé acabaram com o futsal, futebol feminino e o mais que se irá seguir.

Nisso o Botafogo tem sido precursor de ressurgimentos ao criar diversas modalidades na vigência de Maurício Assumpção.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Obrigado, Claudio. Sem dúvida que tivemos Handebol Indoor (Salão) e de Praia, mas títulos não encontrei nenhum.

O Botafogo esteve inscrito na federação, indubitavelmente. E a netvasco dá conta do Botafogo jogar. Mas não há mais pormenores.

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...