domingo, 2 de junho de 2013

Livro 08: 'Futebol & Outras Histórias'

1988: Futebol & Outras Histórias, de João Saldanha

4 comentários:

Anónimo disse...

Oi Rui, quero registrar que adoro vir aqui no seu blog...

Dia após dia, conhecer e aprender mais sobre a história desse clube guerreiro...

Que me tem feito apaixonar...

E pelo que me conheço ainda vou aprender a amar...

E um dia carregar essa estrela solitária não por acaso...

Que apesar de solitária, elegante...

Carregada de vitórias, conquistas, glórias e gloriosos...

Abraços

Marta

Ruy Moura disse...

Obrigado pela sua deferêmcia, Marta.

Pode crer que amar o Glorioso dia a dia, com acrescentos a cada vez que lemos mais sobre o Glorioso, é algo inefável.

É uma história comovente de rebeldia, de liberdade, de ética, de transparência, de desportivismo, de alegrias e tristezas, de glórias e inglórias, de tudo que faz a vida mexer na sua plasticidade dramática e Gloriosa.

Saboreie bem essa caminha iluminada por um facho de luz...

Abraços Gloriosos, Marta!

Anónimo disse...

Caro Rui,

Precisei voltar, não fui justa na mensagem anterior.

Não comentei que além de gostar de circular por aqui pela história do Glorioso, gosto também do cuidado que você tem com seus leitores.

Postagens sérias que qualquer pessoa pode e ou deveria ler.

O respeito com que lida com as opiniões diversas e contrárias e o nível dos debates.

Comportamentos raros hoje em dia.

Pode ter certeza que se forem mantidos, continuarei fazendo meus passeios diários pelo blog.

Parabéns!!!

Abraços e Sucesso!!!....

Marta

Ruy Moura disse...

Estimada Marta, muito obrigado pelas suas palavras, que encorajam sempre mais na manutenção do blogue ao nível que foi definido desde o início, há quase seis anos.

É um blogue profundamente democrático, que aceita todas as opiniões, desde que essas opiniões não ultrapassem a sã convivência em sociedade. E está aberto à participação de todos no sentido de elevar o nível dos assuntos. Por outro lado, a linha editorial definiu que aqui não haveria mais do mesmo como se encontra em muitos blogues desportivos, e especialmente os que mais falam de futebol. No Mundo Botafogo as matérias são sempre originais nestes 5,5 anos de existência, mesclando pesquisa, análise, humor, debate político, curiosidades, etc.

Neste blogue não há ofensas de natureza pessoal, não há palavrões, não há politiquices. Já perdi amigos - seriam amigos? - porque neguei-me a publicar ofensas a Bebeto de Freitas quando já não era presidente do clube, na linha de pessoas muito próximas de uma certa linha política do Botafogo que tem truncado as diretorias para que nada mude e se mantenha a oligarquia que ainda hoje, e infelizmente, tem um peso significativo no clube e que continua a defender não haver direito a voto aos sócios-torcedores - o que é, em minha opinião, profundamente antidemocrático, mais a mais num clube que se opôs publicamente à Ditadura iniciada na década de 1960, ao fascismo durante a 2ª guerra mundial e que sempre pugnou pela honra dos 'Grandes de Hespanha', como nos definiu Mário Filho.

Há, obviamente, avaliações às políticas prosseguidas pelos dirigentes e outras instituições futebolísticas, ou que lidam com o futebol. A crítica é cerrada quando tem que ser cerrada, mas sempre pautada pela ética, pela franqueza e, se possível, acompanhada de generosidade e solidariedade. Quando o 'outro lado' não cumpre, as críticas do blogue sobem de tom, e não perdoam ofensas ao Botafogo, desconsiderações ao Botafogo ou caminhadas por trilhos errados de quem dirige o Botafogo.

Quem acompanha o blogue desde o início - e há muita gente que o faz (inclusive de ‘dentro’ do Botafogo), como Hangman, Fábio Snoppy, Rodrigo Federman, Gil, Sérgio di Sabbato, que são grandes amigos há muitos anos e muitos outros (estou a escrever de memória) que se juntaram ainda durante o 1º ano - sabe que não há complacências no que respeita à violação da linha editorial. Aliás, todos sabem isso e já não me deparo com comentários em que tenho que solicitar aos autores moderação, designadamente no que respeita a palavrões. Só tenho que de vez em quando espantar os cathartiformes que vem aqui fazer coisa nenhuma, só para ofenderem.

A língua portuguesa é tão rica e sonante que não necessita de palavrões. Às vezes, certas verbalizações são muito mais profundas e atingem mais do que palavrões que colocam os seus autores em sítios menos nobres.

Ademais, sendo um blogue desportivo, com uma componente forte de futebol, é um blogue que dos 603 seguidores, cerca de 1/3 são mulheres, o que significa que face às sensibilidades diferentes entre homens e mulheres, tem que se lidar com essa diversidade com suficiente sensibilidade.

Mundo Botafogo será sempre igual a si próprio – igual ao ‘Grande de Hespanha’ que o Botafogo sempre foi desde as lutas de Luiz Caldas e a criatividade dos meninos do Largo dos Leões até aos nossos dias. Apesar de muitas críticas que faço à diretoria, considero-a bem melhor do que as dos restentes três grandes do Rio.

[Que grande testamento que fiz agora... (rs)]

Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...