segunda-feira, 3 de março de 2014

Um dia de 1951…

Dia 31 de Maio de 1951. Botafogo x Sport Club (MG) em amistoso que abrilhantou os festejos comemorativos dos 110 anos da cidade de Juiz de Fora.

 

A expectativa era grande em Juiz de Fora, já que o Botafogo tinha diversos craques vice-campeões mundias de 1950, mas a equipa causou decepção ao público porque não se apresentou com todos os seus titulares.

 

Iniciado o jogo, o Sport, apoiado pela sua torcida, revidava aos ataques do Glorioso e levava constantemente perigo à baliza adversária durante os minutos iniciais. O goleiro Falafina garantia uma boa exibição na retaguarda, enquanto o centro-médio Brito e o zagueiro Adão do Botafogo mostravam uma grande vulnerabilidade. Entretanto, Ariosto inaugurou o marcador para o Botafogo aos 3’, mas os locais reagiram e Pirilo emtou de penalty, aos 6’. Dois minutos após, Merino desempatou e colocou o Sport em vantagem por 2x1, placar final da 1ª parte.

 

O treinador do Glorioso introduziu alterações no ataque para o 2º tempo. A entrada de Jarbas na ponta esquerda criou muitas dificuldades ao Sport, e logo aos 3’ 2ºT foi exatamente Jarbas que empatou a partida, desempatando-a aos 12’ 2ºT: 3x2 Botafogo.

 

Feito o placar a favor do Botafogo, houve tréguas até aos 28’, quando o ‘velho’ Pirilo, atacando pela meia esquerda, assinalou um gol espetacular com um chute bem colocado, aumentando a vantagem para 4x2. Então, o Sport vergou-se à enorme diferença técnica entre as duas equipas e o resultado foi uma enorme goleada: Neca fez 5x2 aos 38’, o estreante Orlando fez 6x2 com um gol de cabeça aos 38’ e Rubinho fechou a contagem de 7x2 aos 40’ cobrando novo penalty.

 

Mário Vianna foi o árbitro do encontro e o Botafogo alinhou com Oswaldo (Gilson), Gerson (?????) e Adão; Rubinho, Brito (Geninho) e Juvenal; Paraguaio, ????? (Neca), Ariosto (Pirilo), Vinícius (Orlando) e Zezinho (Jarbas). O Sport alinhou com Falafina (França), Walter e Pedro; Lauro, Nenê e Carlito (Carrado); Niquinho, Merino (Tuzinho) Pirilo, Beneni (Neri) e Rubens (Reginaldo).

 

Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo); Fonte: Jornal do Brasil.

Sem comentários:

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...