“O país é pobre, e cada pássaro
com a sua asa.” – Filho
africano justificando não apoiar o velho pai de 84 anos.
“Não é fácil mudar o mundo, mas
se puder mudar a vida de alguém, já é bom.” – Assistente Social portuguesa prestando
serviços numa ONG religiosa.
4 comentários:
Grande RUI,parodiando o amigo,lá vou eu:"Não é fácil mudar o BRASIL,mas,se puder acabar com a impunidade dos poderosos e diminuir a "idiotização" orquestrada do povo,dando-lhe a educação básica e necessária,já será um bom começo".(JOTA,um brasileiro envergonhado e triste em ver tudo de podre que acontece em sua Pátria querida).
RUI,neste carnaval viajei pela serra gaúcha,que possui belas paisagens, que sempre me encantam.Muitos admiram obras de arte e se deliciam admirando-as,mas eu prefiro as obras de arte da natureza,esculpidas e criadas por DEUS ou seja lá quem for, dependendo da crença de cada um.Como sei que o amigo gosta de viajar de carro,lembrei-me das estradas europeias e vou sugerir um passeio maravilhoso,que talvez você conheça.Os alpes italianos,suíços e austríacos são uma dádiva de DEUS.Já fiz o trecho algumas vezes,quando aproveito para visitar minha filha na época boa,ou seja a partir de meados de maio.Aproveito quando meu cunhado também vai,e enquanto as irmãs fazem pela enésima vez o circuito dos museus,pego o carro de minha filha e vamos para as maravilhosas auto-estradas europeias.Saímos de ROMA e vamos até FLORENÇA,cidade que muito me atrai.No dia seguinte,pela auto-estrada "DEL SOLE" cruzamos os Montes Apeninos.Passamos em VENEZA,e em dois dias atravessamos os DOLOMITAS,chegando a CORTINA D` AMPEZZO,DOBBIACO E BRUNICO.Entramos na ÁUSTRIA e chegamos a INSBRUCK, capital do TIROL.É uma cidade muito charmosa,com muitos shows típicos e um comida deliciosa.A mulherada gentil e graciosa,afinal ninguém é de ferro.Caso você não conheça,vale a pena alugar um carro e conhecer,ou, com tempo disponível,sair de LISBOA,ir até PARIS,LUCERNA E INSBRUCK,claro em boa companhia e curtindo a vida.Quando comento com amigos brasileiros que,nas estradas europeias,os motoristas respeitam a faixa da esquerda,eles não acreditam, pois no Brasil,você buzina,pisca o farol e o mala não sai da frente.Fico impressionado que a faixa da esquerda está sempre livre e só é usada para ultrapassagem.A educação é importante e o respeito a lei importantíssimo.A sugestão foi enviada porque há tempos você disse gostar de viajar de carro.Um abraço.JOTA.
Meu bom amigo, já fiz de avião Madrid, Paris, Nice, Londres, Dublin, Bruxelas, Estocolmo, Roma, Budapeste, Viena, Istanbul (meio europeia), São Petersburgo, Helsínquia, etc.
Porém, de automóvel, à exceção da Islândia, que não conheço, já palmilhei a Europa toda de lés a lés várias vezes. Já fiz - imagine! - percursos seguidos de 1600 e 1700 quilômetros. Numa noite fui de Amsterdam a Nice de automóvel, noutra noite fiz Copenhague San Marino, atravessando os Alpes e Insbruck.
A propósito, Innsbruck foi a cidade do 2º país europeu que visitei na qual estive uma semana num Congresso. Gosto de Innsbruck, mas gosto mais da região Salzburgo e da cidade de Viena, onde a música nos embala a cada passo.
As minhas 10 mais (top ten) cidades europeias preferidas: Lisboa, Amsterdam, Roma, Veneza, Berlim, Estocolmo, Praga, Viena, Budapeste e São Petersburgo.
Agora o que faço pela Europa são rotas, tipo 'rota dos castelos', 'rota dos vinhos', 'rota dos queijos', etc.
Sobre condução automóvel é realmente assim. Por exemplo, em Londres, quando os semáforos passam a verde os automóveis andam depressa, mas como TODOS andam quase ao mesmo ritmo é mais fácil evitar acidentes. As faixas estão limpas, realmente. E quando se comete uma transgressão há sempre um cidadão nacional que buzina para nos dizer que não faça assim!
Nas autoestradas de Londres (conduz-se pela esquerda e a faixa de ultrapassagem é a da direita), quando se pisca para ultrapassar, o automóvel que vem atrás, em vez de acelerar para bloquear o outro veículo, tal como faz a maioria dos latinos, diminui ligeiramente a marcha para deixar o outro veículo sair para a direita em ultrapassagem. Um verdadeiro mimo!
Mas muito melhor que conduzir no Rio de Janeiro ou noutra parte do Brasil, é conduzir em Luanda. Não imagina, JOTA! É INDESCRITÍVEL a bagunça com todos os carros amontoados forçando entradas uns aos outros. - uma Selava das mais selvagens. Há quem não consiga - e compreendo - guiar em Luanda.
E o nosso goleador Botafogo?!?!?!
Abraços Gloriosos!
RUI,sobre o nosso goleador e IRRESISTÍVEL BOTAFOGO,comentei acima.
Alguns amigos não entendem a minha paixão pela estrada,fazer o que.
Parabéns,pois,pelo visto,você usufruiu bastante de paisagens indescritíveis em suas viagens terrestres.Na Europa é covardia,pois as distâncias entre cidades belíssimas não é grande,além das excelentes rodovias.
Para que você tenha uma ideia,certa vez viajei do Rio a Belém,passando por Brasília,foram 3500 Km rodados só de ida.Na volta,vim pelo nordeste, passando por Maranhão,Piaui,etc,foram mais 5500 km,nem sempre por boas estradas.
Passamos cerca de 25 dias rodando, conhecendo os locais mais importantes e só viajando durante o dia.Atualmente,só viajo de carro pelo sul e sudeste,pois as estradas são pedagiadas e boas.
Na AS,gosto mais das carreteiras Argentinas e algumas uruguaias, particularmente a que vai até Punta Del Este.As paraguaias são ruins.
Para encerrar,esqueci de perguntar o que você achou da vista do Monte Pillatus em Lucerna? Não é de uma beleza impressionante tanto na subida quanto na descida?
Saudações de um alvinegro,que assim como o amigo,ama a natureza e aprecia uma viagem de carro.JOTA.
A estrada é um dos meus fascínios, JOTA. E os trens de longo curso. E os aviões grandões. E os coches. E as gôndolas. Na verdade, tenho fascínio pelo movimento.
3.300 é a distância de Lisboa a Estocolmo. Quer dizer, atravesso toda a Europa! Grandes portugueses que desenharam as fronteiras do 5º maior País do mundo!
Mas o automóvel é especial. Gosto tanto de automóvel que já conduzi em várias partes do mundo carros de aluguel.
O Monte Pilatus é indescritível, JOTA. Estive lá no Inverno. A paisagem era soberba.
E o nosso GOLEADOR Botafogo é surpreendente. Eu esperava um lento e doloroso crescimento, e vai daí o Glorioso pula para a liderança, mesmo tendo-nos sido roubados dois pontos É um orgulho torcer por este Clube!
Eu creio que eu e o JOTA encaixamos bem. A única diferença significativa que realça, e ainda assim não tanto quanto parece, é a posição política. No mais é claro que adoro as mulheres, adoro viajar e beber bom vinho. Também gosto de outros manjares. Já fiz grandes desvios em rotas europeias só para comer determinadas iguarias em sítios especiais.
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário