segunda-feira, 9 de novembro de 2015

O Botafogo é o campeão carioca de football de 1932

Definiu-se ante-hontem, o Campeonato Carioca de Foot-ball deste anno. Foi seu vencedor o Botafogo F. C., sem dúvida o melhor quadro que o disputou, não obstante certas ‘performances’, menos efficientes. Foi uma victoria merecida e aqui lhe deixamos os nossos applausos.

Ainda faltam ao Botafogo dous jogos ‘duros’ com o Vasco da Gama e o Andarahy, mas seja qual fôr o resultado desses matches já lhe está assegurado o primeiro posto, uma vez que está a seis pontos dos segundos collocados que são o Andarahy e o Flamengo.

BOMSUCCESSO X BOTAFOGO

Uma multidão encheu o campo da Estrada Norte, local do encontro, ávida para presenciar a luta entre os locaes e o club leader da tabella.

Esse encontro era esperado com grande interesse pelo nosso mundo sportivo porque o Bomsuccesso está com bom team e o match ia ser disputado no acanhado campo do club suburbano.

Havia tambem a circumstancia de que o ponteiro da tabella podia sahir campeão da cidade, caso vencesse a peleja, como se deu, para augmentar o interesse da partida.

O match transcorreu renhido desde que começou até o apito final.

Os dous quadros se empregaram com ardor e o jogo foi movimentadíssimo, sendo justo salientar a formidavel reacção do Bomsuccesso, que após estar perdendo por 2x0 no 1º half time conseguiu terminal-o com o score de 3x2 a seu favor, não obstante a boa actuação do onze botafoguense.

Nessa phase do jogo, Nilo aos 3 minutos do início, recebe bom passe de Álvaro e depois de driblar Cozinheiro, arremata forte para fazer o 1º goal do Botafogo.

Pouco depois Loló fez ‘hand’ dentro da area fatal. Ordenado o respectivo penalty-kick Nilo conquistou o 2º goal do Botafogo.

Deante da derrota o Bomsuccesso fez forte reacção. Martim fez ‘hand’ e o juiz puniu o Botafogo com um penalty kick, que Leonidas transformou no 1º ponto do Bomsuccesso.

Mais animados os do Bomsuccesso apertam o cerco e Leonidas empatou a peleja marcando o 2º ponto dos seus.

Cada vez mais enthusiasmados os rapazes do club local atacam impetuosamente. Há um ‘corner’ do Botafogo. Carlos bate para Loló mandar a pelota às redes de Victor, desempatando o jogo e marcando o 3º ponto do Bomsuccesso.

Pouco depois acaba o 1º half-time com a contagem de 3x2 a favor do Bomsuccesso.

Após o descanço regulamentar a partida recomeçou com grande animação e o Botafogo indo logo ao ataque e Nilo balança de novo as redes contrárias marcando o 3º goal do Botafogo empatando outra vez a partida.

Nova reacção do Bomsuccesso. O juiz pune outra vez o Botafogo com um penalty que Leonidas bate para desempatar outra vez a peleja, marcando o 4º ponto dos locaes.

Os botafoguenses não esmorecem: voltam ao ataque e outro penalty é marcado contra o Bomsuccesso, feito por Marcello.

Nilo com bom kick empata novamente a peleja, conquistando o 4º ponto do Botafogo.

O jogo continuou com grande enthusiasmo até que Paulinho alcançou o 5º ponto do Botafogo desempatando definitivamente a partida.

Nada mais foi conseguido e o match terminou com a victoria do Botafogo pelo score de 5x4.

Foi juiz com varias falhas mas imparcial o Sr. Carlos Martins da Rocha, do proprio Botafogo.

Os teams foram estes:

Botafogo – Victor – Benedicto – Rodrigues – Ariel – Martim – Canales (sic) – Álvaro – Paulo – Leite – Nilo – Celso.

Bomsuccesso – Pinheiro – Fernando – Barcello – Loló – Otto – Marcello – Carlinhos – Prego – Gradim – Leonidas e Miro.”

Observações: 1) O nome de ‘Cozinheiro’ (Bonsucesso) não foi referido na escalação do JB; 2) O nome ‘Canales’ não é correto, devendo ler-se ‘Canalli’.

Fonte: Jornal do Brasil, 04.10.1932

Sem comentários:

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...