sábado, 2 de março de 2019

Botafogo, rei dos bairros

Avenida Beira-Mar e Enseada de Botafogo, em 1909

[Nota preliminar: O texto apologético ao bairro de Botafogo, publicado em 1909, é reproduzido fielmente, obedecendo à ortografia da época e respeitando inclusivamente os ‘desmandos gramaticais’ do autor.]

«Botafogo sempre foi o bairro mais chic, mais elegante, de mais linha, o bairro aristocrático, emfim. Desde Dom João VI que tomava banhos na sua praia e tinha uma casa de verão mais ou menos onde hoje se acha situado o palacete Silva, sempre em Botafogo moraram os vultos mais eminentes da nossa historia.

A belleza da sua enseada, a linda moldura de montanhas que o cercam tornam-n’o como um paraiso, um formoso remanso onde é doce repousar da vida de trabalhos quotidianos, gosando aquelle ar puro que vem do mar. Mas não só a praia hoje transformada em Avenida Beira-Mar, com o seu pavilhão de Regatas, o seu pavilhão Mourisco, as suas deliciosas pelouses, as suas estatuas, nem só a praia encanta e entontece com a sua beleza.

Botafogo tem o privilegio das ruas bonitas. Decerto entre ellas há muitos que infelizmente não possuem esse dom. Mesmo essas, entretanto, agasalham nas suas casas ajardinadas as mais lindas beldades da terra e como se assemelham a toscos escrínios encerrando só pedras fulgurantes e preciosas.

Dentre as ruas mais chics destaca-se a dos Voluntarios da Patria. Ella é a mais longa, a mais direita, a mais povoada de palacetes em que mora uma sociedade escolhida. A de S. Clemente com as suas curvas coleando aos pés do Corcovado e graciosa apezar de certo ar ancestral com velhos casarões recordam as antigas habitações senhoriaes.

Hoje, sobretudo pelas alturas do largo dos Leões, não lhe faltam contrucções modernas de grande gosto. A rua Bambina, a rua Marquez de Olinda, a rua D. Carlota são outras tantas ruas encantadoras. A rua da passagem e do General Severiano não lhe ficam devendo muito em graça e vida, sobretudo a primeira com as suas palmeiras que a tornam solidamente original.

O asfalto em Botafogo ainda não atingiu senão uma parte, talvez nem um terço, da rua dos Voluntarios. Mas, Botafogo progride sempre, progride sem descanço, os seus melhoramentos multiplicam-se incessantemente. As ruas são bem calçadas, arborizadas, muito bem tratadas. Botafogo é bem o rei dos bairros

Fonte: Gazeta de Botafogo, Anno 1, nº 1, 8 de Agosto de 1909, p. 1.

Sem comentários:

Botafogo, Palmeiras e Fluminense no pódio Mundial

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo Em minha modesta opinião o Botafogo devia contestar junto da FIFA a realização da final do Mund...