sábado, 11 de maio de 2019

Basquete fantástico: Botafogo 81x77 Flamengo

Cauê, cestinha da partida

Valeu a pena acreditarmos! Dissemos que a semifinal ainda não acabara com o 2x0 do Flamengo. E, sim, levamos a semifinal novamente para General Severiano! Um Botafogo adultíssimo vence o ’milionário’ Flamengo e o seu extenso plantel!!!

A aprendizagem feita de jogo para jogo mostra a enorme capacidade tática de Léo Figueiró e a extraordinária entrega e flexibilidade dos atletas botafoguenses, que aprenderam muito com as duas derrotas para o Flamengo e conseguiram superar a maior experiência do Flamengo, a rotatividade de um plantel bem mais extenso do que o nosso e impuseram a sua capacidade de resiliência psicológica nos momentos finais para arrancarmos para a vitória formidável!

Começamos fazendo o Flamengo estremecer com a nossa vantagem de 19-14 no final do 1º quarto, gerimos as forças no 2º quarto com vantagem do Flamengo por 25-21, mas chegamos ao intervalo na frente por 40-39 num jogo muito equilibrado.

No 3º quarto o Flamengo tornou a vencer por 21-16, mas o Botafogo guardava-se para o último quarto com atuações fantásticas de Cauê Borges e de Jamaal, com muita capacidade psicológica e muita sapiência, não tendo sido à toa que ambos participaram no Jogo das Estrelas. Cauê acabou cestinha da partida (21 pontos) e Diego o recordista de rebotes (9).

E foi assim que, a 1’57” do fim o Botafogo empatou a partida 70-70 e a 1’19” do fim passou para a frente definitivamente por 73-71, fazendo uma gestão sensacional sempre com vantagem do placar no minuto final e vencendo sensacionalmente por 81-77!

Que grande treinador! Que grandes atletas! De pedra tiram leite, café, chá e o que mais precisam frente a uma poderosa equipe como a do Flamengo.

Avante, companheiros! Avante para empatarem a eliminatória no Ginásio Oscar Zelaya porque já somos a maior de todas as surpresas no NBB 2019!!!

FICHA TÉCNICA
Botafogo 81x77 Flamengo
» Parciais: 19-14; 21-25; 16-21; 25-17
» Equipe e pontuação: Cauê (21), Jamaal (17), Arthur (11), Diego (9), Coelho (9), Ansaloni (5), Murilo (5) Maíque (2), Guga (2), Jackson (0) e Mogi (0)
» Data: 11.05.2019
» Local: Ginásio do Tijuca Tênis Clube

14 comentários:

leymir disse...

Parabéns, belíssimo jogo !

Repito, óbvio que como torcedor do Flamengo a derrota não me agrada.

Mas esse é o tipo da derrota que de forma alguma me deixa indignado , assim como elogiei os atletas do Botafogo quando perderam os dois jogos, deixo meus elogios para a batalha do Flamengo que é sim um time com investimento maior e com atleta com currículos mais vitoriosos, mas que não leva de forma alguma isso para quadra, lutamos o tempo todo e vendemos cara essa derrota para um grande conjunto em uma grande camisa.

Mais uma grande batalha entre essas duas forças da natureza.

É muito legal um Flamengo X Botafogo sendo um Flamengo X Botafogo.

Abração Rui e parabéns pela vitória!

Ruy Moura disse...

Leymir, eu não tenho bom perder quando o adversário ganha por demérito do Botafogo. Mas aceito em absoluto a derrota quando do outro lado também se combateu, se lutou e se mereceu a vitória. Às vezes, como foi este caso, tanto o Flamengo podia estar em vantagem de 2x1 como o Botafogo também, o que significa que foi disputado e ambos se mereceram. Assim, aceito as derrotas. Com demérito próprio ou interferência de arbitragens é que fico 'louco' de raiva. Em suma, temos o mesmo sentimento: estes BotaxFla e FlaxBota têm sido grandes jogos e qualquer um podia estar em vantagem. De resto, a maior rivalidade do Rio nunca foi Vasco contra Flamengo, pura invenção estratégica de Eurico Miranda e que o Flamengo aproveitou para diminuir o peso do rival Botafogo, que sempre foi o verdadeiro rival do Flamengo e vice versa. É a minha opinião.

Em suma, assino por baixo do seu comentário. Com uma excepção, porque não percebi o sentido: "que não leva de forma alguma isso para a quadra". Creio que o que queria dizer pode ser algo como o Flamengo não foi tecnicamente arrogante e foi para a quadra para lutar contra um grande rival dificil e com algumas chances. Se assim é, entendo, mas não concordo inteiramente com o sentido da frase, porque o Flamengo, tendo mais investimento, logo, melhores jogadores, logo, jogadores com títulos, logo muito experientes, tem que levar isso tudo para a quadra porque é exatamente isso que o coloca globalmente acima dos rivais como favorito ao título (que desde o início são, para mim, Sesi/Franca e Flamengo, embora os atletas do Botafogo discordem da coisa e irão tentar chegar à final - rsrsrs). Assim, direi que o Flamengo tem que levar tudo isso para a quadra, mas que não o fez com arrogância - creio ser esse o verdadeiro sentido da sua observação.

Grande Abraço.

leymir disse...

Oi Rui,

Foi exatamente isso. Alguns conjuntos vitoriosos como é esse conjunto do Flamengo, pode entrar com soberba e isso ser atalho para derrota.

Fico feliz em não ser esse o caso, podemos perder para este Botafogo mas será coisa do jogo, será porque o adversário nos venceu e nos superou.

Derrotas assim são as do tipo que tenho vontade de falar para os atletas do clube que amo, levantem a cabeça porque vcs honraram mais de 100 anos de história.

Creio eu que se o vencedor da série for o Flamengo e não o Botafogo, o mesmo merece ser dito.

E concordo inteiramente, sempre achei mais complicado enfrentar o Botafogo que o Vasco.

Abração!

Ruy Moura disse...

Exato, Leymir! Tal como o Flamengo sempre foi o clube mais complicado de o Botafogo enfrentar. São verdadeiramente rivais - aliás, desde sempre, o duelo se designa por 'Clássico da Rivalidade'. Não é à toa...

Toda a história de verdadeira rivalidade é entre os dois clubes, desde sempre. Nos seus melhores aspectos e também nos seus piores aspectos.

Sobre o basquete: obviamente que quero que o Botafogo vá à final - o que é muito 'complicado', mas creio que para o Flamengo também tem sido muito complicada a equipe do Botafogo. Embora a classificação do Botafogo à final fosse algo muito mais espetacular do que o inverso, estou de acordo que pelo que lutaram ambos, qualquer um pode lá estar. Não podem ir os dois à final contra o Franca?!?!?!... (rsrsrs)

Grande Abraço!

leymir disse...

Hahahaha

Seria o merecido! Mas cá entre nós, do ponto de vista desportivos não vai ter nada maior que isso ( o confronto entre Fla e Bota), mesmo que nenhum do dois seja campeão.

Entendo que o mais comum seria a vitória do Flamengo, pela maior fartura de opções e por estar a frente do placar e por isso mesmo nesse sentido, a vitória do Botafogo seria mais épica.

Acho que o resultado será um 3x2, pra quem não dá mesmo pra cravar!

O primeiro campeonato que vi do estádio, foi o de 1989 e vc sabe muito bem como acabou! Hahaha

4 confrontos memoráveis, 1x1 eu estava lá, 3x3 eu estava ouvindo no rádio com meu pai, 0x0 num jogo maluco e 1 x 0 Bota.

Pra mim o Botafogo sempre foi o mais complicado dos adversários, lembro do Zico falando isso repetidas vezes.

Vamos curtir mais um ou dois ótimos jogos, a história é generosa conosco.

Mais um grande capítulo, amigo Rui!

Abração

Ruy Moura disse...

Também torço por um 2x2. Significaria que o Botafogo reagira notavelmente e... que teríamos mais um jogo de 'matar corações'... (rsrsrs)

E confesso que nem sou grande amante do basquetebol, mas estes jogos conquistaram-me.

Grande Abraço.

leymir disse...

Vc é um Lúcio Rangel, o que vc gosta é do Botafogo! Rs

Ruy Moura disse...

Exatamente!!!

Valorizo um Clube no seu conjunto. O Clubismo é algo fantástico! Falo do conjunto do Clube como algo desportivo, social e cultural. Aprecio quem faz vida social em um clube, criando um sentimento de pertença.

E gosto de atletismo (meu desporto preferido), turfe, remo, polo aquático, futsal, hóquei em patins e ciclismo. Depois disso gosto de futebol, handebol, rugby, voleibol, basquetebol, motonáutica...

Ainda gosto de desportos motorizados, mas apenas na televisão, porque a minha experiência em autódromo não me agradou. Porém, o jogo que pratico com preferência absoluta é o xadrez.

Grande Abraço.

leymir disse...

Agora é o momento que sinto vergonha, em dizer que gosto de vídeo game? Rsrs

Não conheço tantos esportes como vc, mas sou capaz de me apaixonar por cada um deles e suas histórias.

Adaptando o Lúcio Rangel, eu gosto mesmo é do Flamengo!

Um grande abraço!

Ruy Moura disse...

Na juventude eu joguei nos flippers e não senti nenhuma vergonha (rs); ainda não havia vídeo game. Se houvesse, certamente jogaria, mas atualmente isso não me motiva porque os interesses vão mudando ao longo da vida. Entretanto... Você é um plagiador, Leymir! Vou processá-lo em nome de Lúcio Rangel! (rsrsrs)

Grande Abraço!

leymir disse...

Hahahahaha rindo de verdade!


Um ótimo dia Rui e um grande abraço!

Ruy Moura disse...

Igualmente. Grande abraço, e que logo tenhamos um belo espetáculo de basquete, ganhe quem ganhar.

leymir disse...

Isso aí, voltarei aqui ganhando ou perdendo!

Ruy Moura disse...

👍👍👍

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...