segunda-feira, 15 de maio de 2023

Voz de Carlos Roberto Moura Ticha

Futebol: vivendo, aprendendo e modernizando, mesmo que o talento, criatividade e arte fiquem para trás. Tudo isso é uma grande verdade. O que sabíamos demais foi parar com os europeus. O que ensinamos estamos buscando a aprender. Lembro muito bem, quando os europeus vinham ao Brasil para filmar as nossas grandes jogadas, o talento dos nossos craques. […] Era um futebol gigante. […] Nos tempos modernos, não vou tirar a qualidade dos jogadores: tem muitos bons de bola que vivem trabalhando dentro de uma tática de jogo e com uma preparação física incrível. […] Tem treinador de goleiro que precisa ter formação e prática. Os técnicos são obrigados a estudar e ter diploma. Até mesmo a crônica esportiva tem que ser diplomada. Os comentaristas têm que estudar o jogo para poder comentar ou pelo menos aprender um pouco daquilo que a modernidade vem impondo a todos que limitam no futebol. Saber por que um técnico coloca três zagueiros, joga com dois volantes um meia ou dois, como também usa de um a três atacantes. Tudo isso e mais alguns detalhes sempre serão discutidos, como também, as mudanças devem seguir. Vamos continuar estudando o incrível futebol. Quem te viu, quem te vê. Vivendo e aprendendo.” – Carlos Roberto Moura Ticha, colunista em Jmonline.com.br.

Nota do Mundo Botafogo: segundo a nossa interpretação sobre o assunto, urge que no futebol brasileiro haja uma evolução radical de dirigentes confederativos, federativos e clubistas; urge treinadores estudiosos e atualizados que não deixem para meia dúzia de ultrapassados o controlo da classe no país; urge jogadores responsáveis que não estraguem a sua preparação emocional e física com comportamentos privados profissionalmente inaceitáveis; urge árbitros com preparação ética, emocional e interpretativa que sejam capazes de banir as arbitragens escandalosas que todos conhecemos; urge narradores e comentaristas competentes que substituam tantos dos atuais (anti)profissionais parcialíssimos, grosseiros, malcriados e reles que pululam na mídia desportiva. É trabalho de fundo que deveria ter sido iniciado há anos... Desde quando o Mundo Botafogo escreve isso?... Desde a sua criação em 2007…

Sem comentários:

Botafogo é bairro, palmeiras são árvores

Numa rua de Filadélfia E por falar em Botafogo, o nosso Bairro continua sendo um centro cultural, dinâmico e lindo. É um Bairro maravilhos...