sexta-feira, 19 de maio de 2023

Paulo Azeredo: construtor de duas sedes do Botafogo

Antiga sede do Mourisco-Pasteur que foi demolida em troca da volta a General Severiano na década de 90. Foto de Gyorgy Szendrodi, 1971.

por SANDRO MOREIRA | Jornalista desportivo

In Diário da Noite – 17 de abril de 1959

Gentileza (Acervo) de ANGELO ANTONIO SERAPHINI | Colaborador do Mundo Botafogo

Uma árdua batalha vencida brilhantemente – A importância da nova séde na vida do BOTAFOGO – Duas piscinas, quadras de volley e basketball, ’play-ground’, bar e restaurante nas mais confortáveis e modernas instalações e – Obra de arte de um gênio chamado Oscar Niemeyer – Em deembro.Com grandes festas, a inauguração.

O mesmo homem que deu ao Botafogo a sede social de Wenceslau Braz vai dar agora, trinta anos depois, a sede náutica do Mourisco. É o presidente Paulo Azeredo, grande benemérito do clube e um de seus maiores dirigentes de todos os tempos [nota do editor do MB: o maior dirigente de todos os tempos].

A luta de Paulo Azeredo para a construção do Mourisco foi a mais gloriosa de quantas enfrentou em defesa de seu Botafogo. Êle e seus companheiros de administração batalharam incansàvelmente até conseguirem da municipalidade o cumprimento do acôrdo feito com o clube em troca de terrenos que o Botafogo cedera à Prefeitura. Foi uma campanha intensa e árdua. Mas já plenamente vitoriosa. O mourisco cresce a cada dia para orgulho de todos os que amam o Botafogo.

INAUGURAÇÃO EM DEZEMBRO

O ritmo acelerado das obras autoriza que se anuncie para dezembro, Mês de aniversário do clube, a inauguração da bela sede do Mourisco. Orgulhoso e emocionado, o presidente Paulo Azeredo confirma a boa nova.

Em dezembro - diz - o Botafogo terá mais uma sede. Inauguraremos o Mourisco que será o início de uma fase de grande progresso na vida do nosso Botafogo.

[Nota do editor do MB: efetivamente, a década de 1960 foi a mais gloriosa do Botafogo em inúmeras modalidades desportivas, vencendo múltiplas competições de nível nacional e sul-americano, designadamente em modalidades de topo como atletismo, basquetebol, futebol, natação, polo aquático, voleibol e remo; em 1962 o Botafogo sagrou-se campeão em 80 competições e vice-campeão em 40 competições, não tornando a conseguir uma década tão dourada em todas as suas modalidades desportivas]

A IMPORTÂNCIA DO MOURISCO

Com a sede do Mourisco, obra de arte desse gênio chamado Oscar Niemeyer, o Botafogo será o maior clube da zona sul. Seu patrimônio será aumentado em cerca de trezentos milhões de cruzeiros e seu quadro social crescerá de forma imprevisível.

O que o Mourisco representa para o Botafogo é fácil de avaliar. Com a nova sede poderá o alvinegro voltar ao primeiro plano das competições amadoristas, interrompidas ou sacrificadas desde que o clube perdeu as suas sedes do Leme e do próprio Mourisco. A natação, que tinha desaparecido, voltará. Duas excelentes piscinas lá estão à espera dos nadadores. O voleibol e o basquete que, em quadras improvisadas ou de empréstimo, lutaram heroicamente todos êstes anos para sobreviver, terão agora as facilidades de modernas e confortáveis instalações. E a dedicada Margarida Nunes Leite terá espaço e distração bastante para os garotos do seu sempre crescente departamento infantil.

ATRAÇÃO TURÍSTICA

O Mourisco é passagem obrigatória de quantos demandam a Copacabana, Leme, Ipanema, Leblon. Será assim um convite permanente aos que depois de um dia de trabalho desejarem o conforto de um banho de piscina, uma ducha, um aperitivo no bar da sede. Com o Mourisco o Botafogo vai ter vida de clube, vida social intensa e permanente.

O local, o ambiente, a beleza da obra justificam as previsões mais otimistas sôbre o sucesso que será para o clube a sua nova sede, sem dúvida uma das mais bonitas do Brasil. Tão bonita que eu viu recomendar a meu amigo Abelard França, do Departamento de Turismo, que mande fazer postais da sede para distribuir como propaganda das atrações cariocas…

GRANDES FESTAS NA INAUGURAÇÃO

O presidente Paulo Azeredo está cheio de esperanças de inaugurar o Mourisco em dezembro. As obras seguem um ritmo acelerado e estão bastante adiantadas. A estrutura do ginásio, parte mais difícil e demorada, já está pronta. Com as verbas liberadas a construção irá num crescendo e, assim, há razão para que o presidente anuncie a inauguração em dezembro.

E vai ser um mês de festas para o Botafogo. Para a inauguração serão convidados o Presidente da República (que, como botafoguense está vibrando), Ministros, Prefeito e altas autoridades.

A parte esportiva também será grandiosa, devendo o Botafogo promover uma série de competições com os grandes nomes internacionais da natação e do basquete.

MARCO GLORIOSO DE UMA ADMINISTRAÇÃO

A construção do Mourisco representa a maior vitória da administração de Paulo Azeredo, Ele, Sergio Darcy, Ademar Bebiano, Luiz Aranha, Henrique Meyer, Cidio Carneiro, Alceu Mendes de Oliveira Castro, Manoel Cavalcanti, Palmeira, Ari Soares, Sadock de Sá, Renato Estelita, Otávio Guimarães, figuras da atual diretoria escreveram os seus nomes na maior campanha em prol do progresso e da grandeza do Botafogo. E feliz deve estar Paulo Azeredo, o botafoguense construtor do Botafogo.

Nota final do editor do MB replicando um excerto retirado da página do facebook 'Botafogo, Fotos históricas e Opinião':

«Esse prédio era um grande monumento arquitetônico: Construído no local da antiga sede náutica e garagens de barcos, inviabilizadas pelos aterros e construção das pistas da Park Way e de autoria de Oscar Niemeyer, o prédio fazia parte de um projeto mais audacioso que previa inclusive a substituição da sede de Gal. Severiano por construções modernistas. […]

Mas nem a grife Niemeyer poupou o prédio da destruição, [porque] o Botafogo, após fazer uma negociata imobiliária nos anos 70 com a Vale do Rio Doce, vendeu sua sede para a então estatal levantar sua grande sede, o que foi obstacularizado pela pressão popular culminando com a mudança de gabarito do local, ficando a Vale com um grande mico preto na mão e o Botafogo sem suas raízes. […]

A sede do Mourisco Pasteur foi demolida em troca da volta a General Severiano na década de 90.»

Sem comentários:

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...