segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Carta à Diretoria do Botafogo FR: a atribuição da honraria ‘Fita Azul Internacional’

Fonte: Wikipédia.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Um leitor ‘Anônimo’ do Mundo Botafogo levantou a questão sobre a razão pela qual o Botafogo não ter sido agraciado com a ‘Fita Azul Internacional’ após excursões internacionais que terminaram invictas.

A Fita Azul era um título honorífico atribuído a equipes brasileiras que excursionavam ao estrangeiro e regressavam invictas após representarem o país esplendidamente. Diversos foram os clubes que ganharam essa honraria, mas não o Botafogo, apesar de regressar invicto de diversas excursões internacionais.

Aliás, pelo menos o Flamengo também não recebeu essa honraria, apesar de uma sua excursão internacional em 1951 se saldar por 10 vitórias em 10 jogos.

A Fita Azul começou sendo atribuída pela antiga Confederação Brasileira de Despostos (CBD) e posteriormente pela Confederação Brasileira de Futebol (DBF), que mais tarde abandonou a ideia. O jornal A Gazeta Esportiva, conceituado periódico desportivo do estado de São Paulo, decidiu continuar com a atribuição honorífica, mas acabou por não dar continuidade à prestigiante Fita Azul.

O Botafogo realizou várias excursões internacionais das quais regressou invicto, dentre as quais as seguintes:

1954: 7 jogos, 6V e 1E; saldo de gols 17-6.

1964: 5 jogos, 5V; saldo de gols 13-4. [Conjunto das excursões do Botafogo em 1964: 11 jogos, 10V e 1D; saldo de gols 31-10]

1965: 13 jogos, 9V e 4E; saldo de gols 36-15.

1968: 9 jogos, 8V e 1E; saldo de gols 19-6.

A questão é: Pode a atual CBF atribuir retroativamente o agraciamento honorífico da Fita Azul ao Botafogo relativamente às excursões que se realizaram no período de regência desse privilégio outorgado por ambas as Confederações, CBD e CBF?

Poderá parecer uma minudência de um Clube que acaba de alcançar os títulos de Campeão Sul-Americano e Brasileiro de futebol, mas os grandes acontecimentos da história do futebol brasileiro e dos seus clubes merecem que as suas façanhas recebam as honrarias devidas para memória das gentes vindouras.

A história do futebol e todos os torcedores certamente ficarão gratos!

Fontes: Mundo Botafogo e Wikipédia.

13 comentários:

BFR Números disse...

Se o amigo permite o pitaco: Concordo com o requerimento e até me surpreende não ter sido formalmente questionado anteriormente. Me parece que ter sido no tempo da CBD não será impeditivo, já que em 2010 - de forma atabalhoada e politiqueira - a CBF reconheceu todos os títulos nacionais conquistados entre 1959 e 1970 como "campeão brasileiro", quando na realidade apenas alguns ("Robertão"/Taça de Prata) o eram, sendo outros (caso do Botafogo), muito mais próximos da Copa do Brasil, tendo inclusive o formato iniciado ainda na década de 1910 (conforme expus em uma publicação aqui do Mundo Botafogo no mês passado por ocasião da conquista do Brasileirão 2024) que foi a Taça Ioduran/Taça dos Campeões Estaduais Rio x São Paulo/Copa dos Campeões Estaduais, mesma competição cuja última edição (1937) antes de ser 'continuada' pela Taça Brasil em 1959 foi reconhecida pela CBF em 2021/22 para o Atlético-MG como título de "Campeão Brasileiro de 1937" - enquanto o mais equiparável seria Copa do Brasil de 1937.

Há muitos que argumentam estes títulos terem força de Brasileirão por apontarem os vencedores à Libertadores, mas isso não é sustentável. No caso da UEFA, houve por décadas (ainda mais até que a atual Liga Europa, esta uma sucessora da Copa da UEFA que era a 3ª competição continental européia até a virada do Século XX para o XXI) uma competição chamada Cup Winners Cup ("Copa dos Campeões de Copas"), na lusofonia chamada Taça dos Campeões de Taça ou, seja lá por quais razões, "Recopa Européia" (?!?!). Este torneio iniciado em 1960 - e vencido pelo querido Sporting Club de Portugal em 1964 com um gol olímpico batizado de "o cantinho do Morais" - reunia os campeões de todas as copas nacionais de todos os países-membros da UEFA. Tinha tanto prestígio que, quando foi criada a Super Copa da UEFA, era o campeão deste torneio que disputava o prélio contra o campeão da European Cup / Taça ou Copa Européia, que fôra batizada UEFA Champions League somente em 1992. Inclusive, na maioria dos países do velho continente as copas nacionais foram criadas até décadas antes dos próprios campeonatos nacionais, penso eu que por questões logísticas da época já que muitas iniciaram ainda no século XIX quando, na realidade da altura, era complicado uma equipe cruzar o país para jogar contra outras na constância que se exige um campeonato de turno e returno, sendo mais apropriado o caráter eliminatório.

Dito tudo isso, penso que, além da Fita Azul Internacional, e já falo isso há quase 2 décadas, cabe muito bem ao Botafogo pleitear o título de 1931 como um título nacional, bem como os campeões destas 'proto-Copas do Brasil' como a própria Taça Brasil, pleitearem uma alteração junto à CBF - claro, se do interesse e honestidade intelectual/histórica - para as atribuições de 2010 na forma fiel ao critério de disputa em que as respectivas competições se deram.

Há ainda a questão da Copa CONMEBOL ser reconhecida como títulos da Copa Sul-Americana, a exemplo do que o Eurico Miranda conseguiu para o Vasco no que tange o título de 1948 constar como uma Libertadores, ainda que sem plaquinha no troféu itinerante. No caso desta equivalência CONMEBOL x Sul-Americana as circunstâncias são gritantes e explícitas, ou, como no dito popular: "Batom na cueca", rsrs.

Ruy Moura disse...

Saudações, amigo! Concordo com a questão da Fita Azul Internacional - e não vejo dificuldade em ser atribuída retrospectivamente -, bem como cm o título de 1931 e a equiparação da Conmebol à Copa Sul-Americana. Sobre a Taça Brasil vs Robertão já li tantas alegações diferentes que confesso ter ainda dúvidas sobre se é Campeonato ou Copa em virtude da composição dos clubes em ambos as competições e a sua representação em matéria de Copa Libertadores.

Abraços Gloriosos.

EternoGlorioso disse...

Só precisa corrigir os números em relação ao ano de 1964
Campanha em 1964:
11JG - 10V - 0E - 1D - 31GP - 10GC - 21SG
Títulos em 1964:
Torneio Jubileu de Ouro da Associação de Futebol de La Paz
Panamaribo Cup
Taça Apintie
Torneio Ibero-Americano

Sendo que essa derrota só veio acontecer no penúltimo jogo (se não me engano) para o Boca Juniors.
Mas ainda assim acredito que pela campanha, o clube possa solicitar essa honraria em relação ao ano de 1964. Pois a Portuguesa e Corinthians receberam essa honraria mesmo com derrota.

Ruy Moura disse...

Eterno Glorioso, eu foquei apenas a excursão invicta realizada à Bolívia (1 a 18 de março de 1964), porque a Fita Azul requer invencibilidade durante uma excursão. Esta opção procede ou a Fita Azul refere-se a um ano completo?... Veja, por favor, o endereço http://mundobotafogo.blogspot.com/2009/04/excursao-internacional-bolivia-1964.html
Abraços Gloriosos.

EternoGlorioso disse...

Pelo o que eu pesquisei se refere uma temporada de jogos invictos no exterior, seja uma excursão curta ou de vários jogos.
Mas há exceções como nos casos da Portuguesa e Corinthians que apesar de terem 1 derrota fizeram uma excelente campanha.
Dai o fato do Botafogo mesmo com essa derrota para o Boca Juniors ter argumento válido. Afinal foram 10 vitórias em 11 jogos e 4 Taças conquistadas naquele ano.
Abraço Amigo!

Ruy Moura disse...

“O título de Fita Azul era um prêmio concedido aos clubes brasileiros que após suas excursões internacionais retornavam invictos”. Isto sugere que se considera excursão a excursão, mas não tenho a certeza disso.

Sempre foi suposto que a Fita Azul era entregue apenas às equipes que voltavam invictas das excursões internacionais, mas ocorreram três exceções. Em 1952 o Corinthians voltou com uma derrota, assim como a Portuguesa de Desportos em 1954. Em 1962, diferente do Corinthians e da Portuguesa, o Metropol teve quatro derrotas.

Abraço Amigo!

EternoGlorioso disse...

Na Wikipédia o São Paulo ele aparece como ganhador da Fita Azul, quando na verdade ele pleita esse reconhecimento. Mas porque ele não é reconhecido?
Porque no inicio da temporada, o São Paulo fez uma excursão e teve várias derrotas, somente na segunda excursão fez boa campanha.
Fontes:
https://www.futebol80.com.br/links/times/saopaulo/saopaulojg.htm
https://www.youtube.com/watch?v=fspGudXRe3A

EternoGlorioso disse...

Ou seja:
Com bases nas pesquisas que eu fiz no Futebol 80, vídeos no youtube e outras fontes.
Acredito que se refere a uma temporada, e não apenas a uma excursão.
Dai o fato do São Paulo não ter sido reconhecido.
O caso do Metropol, acho que foi uma homenagem ou algo assim. Tanto que na própria Wikipédia diz que só recebeu o reconhecimento a Fita Azul no ano de 2000.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Esporte_Clube_Metropol

Ruy Moura disse...

Nesse caso - Fita Azul por temporada - então talvez haja ainda uma 3ª hipótese em que o Botafogo não deva ter Fita Azul senão fez a melhor temporada de um ano e outro clube o superou. Será assim?, isto é, Fita Azul apenas para o clube que faça o melhor conjunto de resultados nas suas excursões anuais?Bom mesmo seria conhecer o regulamento, mas parece que é difícil encontrá-lo.
Abraços Gloriosos.

EternoGlorioso disse...

Acredito que não tem nada haver com qual clube teve campanha superior no mesmo ano.
Nenhum clube brasileiro teve campanha superior ao Botafogo a nível internacional do que o Botafogo nos anos de 65 e 68.
Até mesmo a nossa campanha em 64 é superior a do São Paulo.
O caso do Metropol acredito eu ter sido mais uma homenagem do que reconhecimento de fato. Tanto que só recebeu a Fita Azul em 2000, o que deixa aberto um precedente para o Botafogo pedir o reconhecimento.

Ruy Moura disse...

O grande achado seria descobrirmos o regulamento, porque, afinal, há muitas excepções: seja atribuição a equipes com derrotas, seja por mero reconhecimento. E essa sua nota sobre o precedente de 2000 é crucial para solicitar o reconhecimento. Será que alguém do Botafogo leu a publicação do MB e estas notas e ter-se-à interessado por levar o assunto adiante?..
Abraços Gloriosos.

EternoGlorioso disse...

Pelo menos a Wikipédia corrigiram o erro e reconheceu o Botafogo como ganhador da Fita Azul Internacional em 1965, e citaram o caso de 1954. Mas se esqueceram de 1968.
Mas ainda assim é um baita avanço.
Vlw Amigo!

Ruy Moura disse...

Estimado EternoGlorioso, significa que vale a pena chamar a atenção das coisas relevantes do nosso Botafogo para que corrijam o que devem corrigir.
Abraços Gloriosos.

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...