segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Adeus, Léo! O brilho da sua Estrela jamais se extinguirá

Léo Batista recebe camisa personalizada do Botafogo. Crédito: André Durão.

Cabine homenageia Leo Batista, no Estádio Nilton Santos. Crédito: Botafogo / Divulgação / Estadão

por DINAFOGO | Coluna “Botafogo nisso!” | Colaborador do Mundo Botafogo

Uma voz marcante e privilegiada

A voz marcante de Léo Batista se despediu de nós na tarde deste domingo e se junta à constelação de estrelas alvinegras que já partiram, deixando muitas saudades nos corações alvinegros e no mundo esportivo.

Léo Batista foi um dos maiores nomes do jornalismo esportivo e teve o privilégio de cobrir a primeira partida do nosso eterno Garrincha, em 1953.

Não escolheu, foi escolhido

Léo Batista virou botafoguense "por acaso" após clássico no Maracanã: "Fui assistir a um jogo com alguns amigos, era Fluminense e Botafogo. De repente, o Botafogo começou a jogar melhor, saiu uma jogada bonita e pronto, um golaço do Botafogo. Pulei gritando "gol". Depois do lance eu parei e pensei: ué, estou torcendo para o Botafogo? Daquele instante em diante acabou, virei Botafogo", contou ao ‘Conversa com Bial’, em 2022.

Homenagem justa e em vida

Léo Batista foi homenageado em 2019 no Estádio Nilton Santos. Antes de a bola rolar para Botafogo x Santos, o clube carioca batizou uma cabine do estádio com o nome do jornalista. Ele era sócio alvinegro desde 1992.

(n. 22-07-1932; f. 19-01-2025)

Fontes: https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/leo-batista-e-homenageado-pelo-botafogo-e-vira-nome-de-cabine-no-nilton-santos.ghtml; https://www.terra.com.br/esportes/botafogo-reporteres-e-narradores-lamentam-morte-de-leo-batista-voz-marcante-atravessou-geracoes,291e53147aaf47b8363046d3dbc6e8b76cfwrccv.html

2 comentários:

Sergio disse...

Gostava muito do Léo Batista, e foi um privilegiado, pois viu todos os títulos do Botafogo de 1948 até a glória eterna. Que descanse em paz. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Léo Batista foi um homem de sorte: vida longa, carreira notável, comemoração de títulos desde 1948 e,sobretudo, ter chegado a ver o Glorioso simultaneamente campeão brasileiro e sul-americano na sua mais épica campanha de todos os tempos. Que fique eternizado no Botafogo!

Abraços Gloriosos.

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...