domingo, 3 de maio de 2026

Botafogo 1x2 Clube do Remo - regressão temporal

Ilustração da capa do livro ‘Mão de Alface’, de Hermes Batalha. Crédito: www.amazon.com

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Vitória justa do Remo por ter lutado sempre com as armas de que dispunha e soube punir o Botafogo com uma lição que talvez Franclim Carvalho e os atletas aprendam. Ou talvez não…

Domínio do Botafogo no 1º quarto de hora, com gol de cabeça de Ferraresi aos 12’, na sequência de um escanteio cobrado por Alex Telles, e o resto do tempo foi de atabalhoamento. Depois dos 20’ abrandou, ainda assim perdeu duas oportunidades de ampliar por Arthur Cabral e Kadir.

Mais ou menos por essa altura o Botafogo encerrou o seu repertório, deixou de controlar a partida e foi o Remo que desenvolveu contra-ataques perigosos que até podiam ter empatado o jogo.

E foi assim que se chegou ao intervalo.

Esperava-se um 2º tempo mais vivo por parte do Botafogo, mas Arthur Cabral esgotara o seu desempenho na 1ª parte, Álvaro Montoro não jogava bem, Edenílson foi uma péssima substituição, surpreendentemente Danilo jogou recuado muito agarrado à zaga e a não menos surpreendente saída de Cristian Medina – que jogava bem – acabou por piorar o Botafogo, que ora rematava quando devia chutar ou chutava quando devia rematar, errava passes e não conseguia controlar a partida.

E o Remo fez o que perseguia há algum tempo: Alef Manga empatou aos 69’ após receber um passe de… Bastos!

Faltava então Franclim Carvalho fantasiar-se de Rei Midas invertido, tocando no ouro e transformando-o em coisa nenhuma ao mandar entrar Joaquín Correa, o tal sujeito que de cada vez que entra nas partidas mata o jogo do Botafogo – foi o golpe de misericórdia de uma derrota absurda.

Aos 90+2’ o Mão de Alface concretizou o golpe fatal espalmando mais uma vez para a frente e colocando a bola nos pés de Jajá, que já, já, fez a virada. Dois gols do Remo com dois belos passes de Bastos e Mão de Alface.

E finalmente continuo muito curioso por saber a razão da paixão desenfreada de Franclim por Joaquín… Alguém sabe?...

Donde, feitas as contas, não se pode dizer que o Botafogo, jogando em casa, vindo de nove jogos de invencibilidade e jogando contra o penúltimo classificado do campeonato, tenha sido injustamente derrotado.

Resta saber se a lição é aprendida ou se, na verdade, no carrossel voraz do Brasileirão, não iremos ainda lutar contra a despromoção, como alguns previam há poucas semanas, e entrar em fase de saldos.

Então, e agora?... Agora seguem-se oito jogos até ao final de maio, dois em casa e… seis fora!

FICHA TÉCNICA

Botafogo 1x2 Clube do Remo

» Gols: Ferraresi, aos 12’ (Botafogo); Alef Manga, aos 69’ (Clube do Remo) e Jajá, aos 90+2’ (Clube do Remo)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 02.05.2026

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Público: 18.780 pagantes; 22.116 espectadores

» Renda: R$ 692.020,00

» Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE); Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (BA) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE); VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)

» Disciplina: cartão amarelo – Vitinho e Danilo (Botafogo) e Tchamba e Picco (Clube do Remo)

» Botafogo: Neto; Vitinho, Bastos, Ferraresi e Alex Telles (Marçal); Cristian Medina (Allan, depois Joaquín Correa), Danilo e Álvaro Montoro (Júnior Santos); Matheus Martins, Kadir (Edenílson) e Arthur Cabral. Técnico: Franclim Carvalho.

» Clube do Remo: Marcelo Rangel; Marcelinho (Matheus Alexandre), Marllon, Tchamba e Mayk (David Braga); Zé Welison (Leonel Picco), Patrick, Zé Ricardo (Jaderson) e Yago Pikachu; Jajá e Alef Manga (Poveda). Técnico: Léo Condé.

2 comentários:

Sergio disse...

Ruy, é cansativo ver a repetição dos mesmos erros, perco até a vontade de opinar sobre o jogo, tal o número de absurdos cometidos, desde a escalação inicial, as inexplicáveis substituições, a inacreditável preferência pelo Tuco Corrêa e a não utilização do Villalba ou Santi Rodrigues. No total dos seis gol sofridos contra Coritiba, Internacional e ontem, todos nasceram de erros do próprio Botafogo: a exceção do segundo gol do Inter, todos os outros foram a perda de bola por erro de passe, defesa toda desguarnecida, com o time todo avançado e pior, vencendo o jogo e oferecendo o contra ataque ao adversário, ou seja, nem o treinador e muito menos quem estava em campo consegue ler o jogo; inacreditável!
Aqui fica uma pergunta simples: por que não repetir a mesma formação que dá certo ao invés de modificar sempre a estrutura do time e posicionamento de jogadores? E mesmo que seja para poupar jogadores nessa temporada absurda,cair haja coerência e bom senso na montagem da equipe. Ficou óbvio que o Montoro não joga bem na posição que jogou ontem, e o Danilo , o jogador mais criativo do time jogar como primeiro homem no meio, lá atrás, quando uma das maiores virtudes dele é a boa finalização e pisar na área.
E o que me assusta nesse momento é a arrogância do treinador, que parece não reconhecer os erros cometidos.
Infelizmente tenho que admitir, o Botafogo luta para não cair para a série B.
Quem diria que depois de quase 3 anos de ascenção em menos de dois a decadência dessa administração no futebol. Infelizmente parece que o Botafogo é um clube sazonal, e no momento estamos em baixa.Abs e SB!

Ruy Moura disse...

É muito cansativo, Sergio. E às vezes emerge a raiva de tantos equívocos de direção do BFR e da SAF, das comissões técnicas e do próprios atletas. O Texto teve o pássaro de ouro nas mãos e deixou-o voar gratuitamente. Quero pensar que o Textor consiga reverter a situação e 'jogar' de outra maneira com o Botafogo, limpa e desportiva. Ou então desistir e entregar o futuro do nosso Clube a outros que pudessem ser investidores de boa-fé. Enfim, estamos presos de muitos, muitos, muitos interesses alheios ao nosso Clube enquanto corporação associativa.

Abraços Gloriosos.

Copa do Mundo de 1990: bis de Beckenbauer, heroísmo de Schillaci e Milla, lágrimas de Gascoigne e apelo emocional de Maradona

Cartaz da Copa do Mundo de 1990. Crédito: Reprodução. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo A Copa do Mundo de 1990, realizada em Itá...