domingo, 4 de julho de 2010

Botafogo de Futebol e Regatas


por Cláudio Jorge
http://www.claudiojorge.com.br


Que me desculpem os torcedores de outros times, mas ser botafoguense é um estado de espírito elevado. Eu sou daqueles botafoguenses que gosta de futebol, ou seja, sou capaz de vibrar com um golaço feito pelo time do Flamengo, claro que ele não pode estar jogando contra o Botafogo.

Sou um botafoguense orgulhoso de saber que a história do futebol brasileiro se confunde com a história do Botafogo Futebol e Regatas. Não só pelos craques espalhados pelas melhores seleções brasileiras como também pelo símbolo maior de alegria no futebol que é o Mané Garrincha.

Mané Garrincha. Nome de passarinho voando livre em suas asas tortas entortando as pernas dos gringos. Que prazer isso me dava. A vingança do povo brasileiro em cima dos "superiores" europeus.

Sou botafoguense por culpa e obra de meu pai, assim como meu irmão Luiz Antônio e meu filho Gabriel.

Nosso time não andava muito bem das pernas, mas mais uma vez, nos deu uma alegria com aquele sabor típico do Botafogo. Como disse o técnico Levir Culpi naquele jogo em que saímos da "segundona": "o bem tem que vencer o mal". Saímos de uma fase difícil graças a nossa estrela, a luta dos jogadores, ao técnico, a torcida e a ação do nosso presidente Bebeto que logo no dia de sua reafirmou que subiríamos sim, "mas jogando dentro do campo".

Essas coisas pra botafoguense têm um valor enorme e a cada dia novos torcedores são agregados a essa torcida composta de tantos músicos e boêmios ilustres. Vocês vão ver alguns deles aqui. Espero que você seja um deles também, se não for, seja bem-vindo. O Botafogo é uma história de orgulho para todo torcedor brasileiro, de qualquer time, e a estrela solitária, com certeza, o mais poético dos emblemas.

Sem comentários:

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...