domingo, 4 de julho de 2010

Quem foi melhor entre campeões do mundo


Na enquete sobre os campeões do mundo votaram 216 leitores. Os resultados foram os seguintes:

» Garrincha: 142 (65,7%)
» Pelé: 31 (14,4%)
» Jairzinho: 7 (3,2%)
» Nílton Santos: 7 (3,2%)
» Didi: 6 (2,8%)
» Ronaldinho ‘Gaúcho’: 6 (2,8%)
» Ronaldo ‘Fenómeno’: 6 (2,8%)
» Romário: 5 (2,3%)
» Tostão: 2 (0,9%)
» Rivellino: 0 (0%)
» Outro: 4 (1,9%)

A enquete só podia dar Garrincha, obviamente, sob pena de o blogue ter que atribuir a Taça Injustiça do Século. Mais de 2/3 dos leitores votaram em Garrincha, tal como eu.

Também é natural que os botafoguenses, inequivocamente melhores, ficassem no topo das votações, apenas com Pelé por lá. Aliás, esta votação em Pelé, e provavelmente noutros craques, certamente deve-se muito aos cathartiformes que vagueiam por este blogue, tal como a outros torcedores.

Na verdade, os cathartiformes, sem recurso a votar no seu tão famoso ídolo Zico, jamais campeão do mundo, teriam que se concentrar em Pelé, porque flamenguista campeão do mundo é que coisa que não existe. Logo…

Mas é bem verdade que, sem Pelé, o escrete canarinho teria sido tricampeão do mundo na mesma, tal a qualidade dos ataques constituídos pelos atletas do Glorioso. Mas não o teria sido sem a obra notável de Nilton Santos, Didi, Garrincha, Amarildo, Zagallo, Jairzinho, Roberto e Paulo César ‘Caju’.

Aliás, Pelé soube acertar quando disse que sem Garrincha não teria sido tricampeão do mundo. Portanto, atendendo à voz de Pelé, 65% de votos em Garrincha até será… muito pouco!
.

Sem comentários:

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...