1. Todos os leitores assíduos do Mundo Botafogo sabem que defendo há anos a priorização de dois títulos: a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana. Se tivéssemos feito isso desde 2007, em vez de termos na sala de troféus um ‘pobre’ campeonato carioca, talvez tivéssemos as duas competições referidas, e em vez de andarmos meio desorientados talvez tivéssemos a cabeça mais altiva. Continuo pensando o mesmo e considero o campeonato carioca coisa para se ganhar apenas de vez em quando – para não perder o hábito. Devido ao dificílimo calendário nacional de futebol, julgo que o ‘Cariocão’, e especialmente quando se tem um novo treinador, deve servir para experimentar sistemas, táticas, filosofias de jogo, atletas seniores e juniores, etc. Assim sendo, os resultados não são muito importantes, mas saber se a consistência da equipa está a aumentar de volume e qual é a sua tendência.
2. Dito isto, creio que há atletas que merecem banco e deviam ter banco, dando lugar a experiências com os mais jovens: falo, por exemplo, de Maicosuel e de Loco Abreu, cujos desempenhos, nos últimos três jogos, são sofríveis no 1º caso e absolutamente displicentes no 2º caso. Ou então não valerá a pena termos equipas de base. Ademais, o Botafogo não é o Flamengo, onde uma vez manda Adriano e outra vez Ronaldinho Gaúcho: portanto, Loco Abreu e Maicosuel devem ser tratados do mesmo modo que outros e ganhar banco, porque percebe-se claramente que, por exemplo, Abreu se anda a proteger, embora eu não saiba exatamente de e para quê…
3. Dito isto, houve algum progresso na equipa, mas ainda irrelevante, porque o time que defrontamos teve atitude de ‘pequeno’, o seu ‘grande craque’ não foi visto e só a falta de ousadia não nos deu a vitória. Na verdade, a lentidão continuou a ser a norma e as jogadas denunciadas a regra. E a coragem o factor ausente…
4. Em consequência, as arrancadas à linha de fundo não foram conseguidas e a criação de espaços livres essenciais à preparação dos gols foi nula. Na verdade, desde há vários jogos que o time quer entrar na área pelo miolo, pelo meio de uma floresta de defensores adversários, e não tem atletas para isso, não tem craques nem ‘furões’ nem dribladores, cuja ação desequilibre nos momentos decisivos. Portanto, o último toque nunca pode surgir, e a solução nunca será aquela em que Oswaldo de Oliveira tem insistido, mas sim a velocidade, a mudança de flancos, o arranque à linha de fundo, a espera pela oportunidade ‘fatal’. Assegurando sempre, e predominantemente, a solidez da defesa.
5. A nossa defesa continua inacreditável e se não mudar há-de cair sem apelo nem agravo. Quem tiver o filme do jogo reveja o minuto 73 do jogo: Léo Moura vai pela direita, passa a direito (!) por cinco botafoguenses (sem driblar!), entra na área tendo ao lado mais dois botafoguenses e consegue chutar frente a frente a Jeferson da marca de penalty, e o gol não aconteceu apenas pela razão de a força e a colocação dos chutes de Léo Moura serem a frouxidão que são [comentário do locutor cathartiforme: “é impressionante a facilidade com que Léo Moura entrou na defesa do Botafogo…”],
6. Considero que não temos sido prejudicados intencionalmente pela arbitragem. A não marcação do penalty que ocorreu a nosso favor, como muitas outras decisões do juiz de ontem e do juiz do jogo contra o Madureira, é simplesmente INCOMPETÊNCIA. Em certas ocasiões percebe-se a perfídia do juiz, como foi o escandalosíssimo caso de Djalma Beltrami e Hilton Moutinho, mas nos dois últimos jogos os equívocos das arbitragens sucederam-se para ambos os lados minuto após minuto. É impressionante como o futebol brasileiro – o ex-melhor e mais famoso do mundo – pode viver com tais arbitragens. Com os craques a jogar na Europa, sem escola de treinadores, sem dirigentes preparados para dirigir, com uma mídia profissionalmente escandalosa e com arbitragens deste calibre, valerá a pena continuarmos a gostar disto? Se não fosse o amor ao Botafogo…
FICHA TÉCNICA
Botafogo 0x0 Flamengo
» Gols: -
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 05.02.2012
» Local: Estádio Olímpico João Havelange, ngenhão (RJ)
» Público: 8.883 pagantes
» Árbitro: Pathrice Maia; Assistentes: Ediney Guerreiro e Marco Aurélio Pessanha
» Disciplina: cartão amarelo – Marcelo Mattos, Antônio Carlos e Márcio Azevedo (Botafogo); Luiz Antônio, David Braz, Willians e Negueba (Flamengo); cartão vermelho – Willians (Flamengo)
» Botafogo: Jéfferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos (Lucas Zen) (Caio), Renato, Elkeson (Herrera), Andrezinho e Maicosuel; Loco Abreu. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
» Flamengo: Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braz e Júnior César; Willians, Botinelli (Maldonado), Luiz Antônio (Muralha) e Renato Abreu; Ronaldinho Gaúcho e Deivid (Negueba). Técnico: Jaime de Almeida (interino).
13 comentários:
Rui,
O Botafogo é tão GIGANTE que, com uma diretoria que "joga contra", que faz tudo para que tudo dê errado; com a maior dívida do futebol brasileiro; com uma cota por televisionamento muito inferior ao arquirrival; com toda a mídia torcendo claramente contra ele; mesmo assim, domina o Poderosão da mídia, e não vence porque o desonesto juiz não deixou.
Foi o que eu vi.
Saudações Gloriosas!
Amigo Émerson, praticamente estamos de acordo sempre, mas ontem eu acho que o juiz era memso incompetente. Errou feíssimo para ambos os lados. Deu amarelos injustos d eparte a parte e equivocou-se num imenso número de faltas perigosos para ambos os lados. O penalty foi um desses equívocos em minha opinião. Sei que somos prejudicados pelas arbitragens e temos natural e justa tendência para pensarmos na maldade dos juiz, mas sinceramente acho que ontem foi mais grave ainda do que intenção de nos prejudicar: foi PURA INCOMPETÊNCIA!
Mas, claro,ambas as opiniões são válidas porque o penalty existiu.
Quanto ao resto... 100% de acordo!
Abraços Gloriosos!
Alguns jogadores no time não querem nada com nada. Maicossuel acha que é Garrincha e dá dribles que não dão certo. Também perdeu várias bolas para os laterais do Flamengo.
Loco Abreu parece estar jogando de maneira displicente, estúpido e só reclamando. Queria ver agora Caio e Herrera no ataque. Não aguento mais ele perder tantos gols. Depois fazem um grande marketing para o mesmo, como se fosse o melhor jogador do mundo.
Quem vai salvar esse time é o Jobson.
Abraços
Rui,
Permitas utilizar suas palavras:
“Custa-me a crer que tantas famílias 'distintas' botafoguenses não tenham hoje gente capaz de assumir assertivamente que o Botafogo está numa situação muito difícil e que qualquer análise prospetiva indica que a médio prazo o agravamento da nossa situação tende a piorar.
Onde estão os descendentes dos Viveiros de Castro, dos Azeredo, dos Bebiannos e de tantos outros ilustres dirigentes botafoguenses do passado?”
Utilizo suas palavras, pois justamente é o que mais penso e me questiono nos últimos anos!
Temos a concessão de um estádio e os outros jogam e o utilizam mais vezes (O “mulambo”, mesmo beneficiado na tabela quanto aos mandos de campo, bateu na mesa, esperneou, gritou e disse que não jogaria em estádio pequeno. Estão decidindo em qual local será o jogo deles contra o Resende na última rodada). Enquanto isso o atual Botafogo aceita e permite tudo!
Com esses dirigentes medíocres e incompetentes , nunca teremos a coragem de peitar as entidades! Incompetência ou não, nos últimos anos os juízes sabem que somos saco de pancada ou a casa da mãe Joana e podem cometer todos os possíveis erros.
O atual Botafogo não tem decência, postura, vergonha na cara, discernimento, credibilidade e amor próprio! Atualmente servimos e somos motivos de escárnio e chacotas!
Incluiria mais um jogador a ser barrado: O Elkeson.
Abs e Sds, Botafoguenses!!!
Infelizmente tem razão em tudo o que afirma, Aurelio. Eu poria Abreu e Maicosuel na reserva e escalaria justamente Herrera e alternava Caio e Alex, pelo menos. Depois logo se via como resultava, apesar de eu não gostar do estilo do Caio.
E pior ainda é ter que admitir que, se tudo correr bem, a única esperança deste time seja um jogador irresponsável como Jobson.
Abraços Gloriosos!
É, Gil. Infelizmente tens razão. O Elkeson também está um desastre...
Se não mudarmos de estilo de liderança e de rumo seremos futuramente o América. Para mais tarde recordar...
Abraços Gloriosos!
Rui,
Em minha opinião, houve mais dois pênaltis não marcados: um sobre Élkesson, no começo do jogo, em que o meliante Willians Crack o empurrou pelas costas; e outro sobre Renato, que subiu para cabecear, no final do jogo, e foi empurrado.
No mais, as mesmas faltas de sempre, não marcadas a nosso favor; os mesmos cartões para quase todo o time, logo no começo do jogo.
Mesmo assim, este arremedo de Botafogo é tão maior que a Marginália, que o Inominável precisa de juiz para não apanhar.
Saudações Gloriosas!
Rui, eu ainda não vi o "dedo" do OO nesse time. Continuamos um misto de Caio Jr. e Joel.
Abs e SA!!!
Rui.
O Botafogo atual é um emaranhado de péssimos jogadores, com algumas exceções.
O nível tecnico de alguns, chega ser sofrivel, porem o que eu não aceita, é a pasmaceira com que joga esse "Caneludo Embusteiro".
Essa prima dona, passa o jogo inteiro se escondendo atrás dos zagueiros adversários, e reclamando dos companheiros.
Pra essa múmia fazer gol, tem que ser assim, alguem corre atrás da bola, passa por um ou dois, enfrenta todo sacrifio, e depois quando a bola estiver em cima da linha, com o goleiro de mãos amarradas, então chama o forasteiro pra ele completar pro gol vazio. Isso quando ele não toca de canela, e a pelota vai pra fora.rsrsrsr.
Então a torcida ensandecida vai ao delirio e grita. Uh é o Loco, Uh é o Loco.
Tá dificil amigo!!!!!! Abs.
Patinhas.
Émerson, eu só comecei a ver o jogo por volta dos oito minutos,e como estava 0x0 não coloquei o replay para ver desde o início. Então, não vi esse 1º penalty. Há penalties que podemos admitir serem interpretativos, outros não. Mas o Flamengo faz muitos penalties sempre 'jogando' com o árbitro, é verdade.
Abraços Gloriosos!
Eu também não, Rodrigo! O homem treina, treina, treina, mas não vejo nada!
Vamos pensar que é daqueles que faz trabalho de sapa e que um dia a coisa começa a acontecer naturalmente... Será?...
Mas que por enquanto é um mistão Caio-Joel, não tenho dúvida! alvez os vícios sejam tantos que o O.O. ainda não tenha conseguido mudar a cabeça dos nossos 'bagres'...
Abraços Gloriosos!
Pois é, Patinhas, o Abreu caiu pelos menos três pontos no meu 'rating': 1º as posições políticas que assumiu a favor de uma lista às eleições, coisa que nenhum atleta profissional deve fazer; 2º elogiar Galvão Bueno como o melhor comentarista desportivo do Brasil; 3º ele anda a fazer os mínimos dos mínimos e só fica esperando a bola à boca da baliza, como diz o Patinhas.
Abraços Gloriosos!
A falta de dignidade dessa turma que dirige o Botafogo tem me afastado cada vez do outrora glorioso Botafogo de Futebol e Regatas. Parece que o Engenhão é dos outros, nas entidades somos desprezados e pior, o nosso presidente implodiu o clube dos 13 num dos atos mais indignos que já assisti e fez algo que não condiz com as tradições do BFR. E o pior de tudo, acabou se dando mal. Contra os cathiformes eu não tenho mais estômago para assistir, pois já temos que aturar tanta corrupção nesta terra que a diversão de assistir um jogo de futebol tem se transformado em um suplício, pois nos últimos 6 ou 7 anos os erros de arbitragem contra o Botafogo principalmete contra esse clube nefasto tem sido terrível de aturar. Abs eSB
Enviar um comentário