sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Botafogo praticou ‘ping-pong’

O Botafogo também jogou ‘ping-pong’ nas décadas de 1940 e 1950. Segue-se uma pequena resenha do desporto, que precede a apresentação da pesquisa do nosso colaborador e amigo Claudio Falcão.

Pesquisa da Wikipédia:

“O tênis de mesa surgiu na Inglaterra no século XIX. (…) A popularidade do jogo fez com que as empresas de brinquedos iniciassem a venda de equipamentos comercialmente. As raquetes antigas eram muitas vezes feitas de madeira que gerava muito barulho, criando o nome ping pong. A partir daí o nome ping pong foi largamente usado até que a empresa inglesa J. Jaques registrou marca em 1901 e então os outros fabricantes passaram a usar o nome tênis de mesa. O mesmo ocorreu nos Estados Unidos onde Jaques vendeu os direitos do nome ping pong para os Parker Brothers.

Uma inovação importante veio com James Gibb, um inglês apaixonado pelo jogo, que descobriu umas bolas de celulóide em uma viagem aos Estados Unidos em 1901 e achou que seriam ideais para o jogo. Logo em seguida, em 1903, E.C. Goode inventou uma versão moderna da raquete, com uma borracha colada sobre a lâmina de madeira.

A popularidade do tênis de mesa cresceu em 1901 quando torneios foram organizados, livros foram escritos e um Mundial não oficial ocorreu em 1902. Em 1921, foi criada uma Associação de Tênis de Mesa e, logo em seguida, a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) em 1926. Londres sediou o primeiro Mundial em 1927. Mas só em 1988, em Seul o esporte se tornou Olímpico. (…)

No Brasil, os iniciantes da prática do esporte eram turistas ingleses que, por volta de 1905, começaram a implantá-lo no país. No ano de 1912 foi disputado o primeiro campeonato por equipes na cidade de São Paulo, sagrando-se vencedor o Vitória Ideal Clube. Até então, o tênis de mesa era praticado somente em casas particulares e em clubes. No Brasil o órgão regulador é a CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa).”

Pesquisa de Claudio Falcão (colaborador do Mundo Botafogo):

O Botafogo não competiu com regularidade em Tênis de Mesa, no entanto, pelo menos na disputa dos Jogos da Primavera (promovidos pelo Jornal dos Sports – Rio de Janeiro), de 1949, 1952 e 1954, o Clube Alvinegro se fez representar nessa modalidade.

No ano de 1949 o Botafogo iniciou sua participação a 6 de outubro contando com atletas de outros esportes, “que aprenderam as regras do jogo no próprio dia da competição”, nos dizeres do ‘boletim interno’ do Clube. Foram elas: Elice, Glicínia, Margarida, Oswaldina, Otília, Romacild, Sylvia Ramos e Yvette.

Em 1952 a representação botafoguense foi derrotada por três partidas a zero pelo Icaraí, no ginásio de CR Flamengo, a 9 de outubro. Competiram pelo Glorioso as irmãs Raquel e Ernestina (Tininha) Obadia e Célia.

Já em 1954 o Botafogo alcançou o vice-campeonato nesse esporte, derrotando a 5 de outubro o CR Icaraí, a 7 do mesmo mês o Canto do Rio FC, por 4x1, perdendo a disputa decisiva por 3x2 para o CR Flamengo. Defenderam o Alvinegro as mesatenistas Sônia, Edith, Rina, Edna e Maria da Natividade.

Pesquisa de Claudio Falcão (pesquisador esportivo, colaborador do Mundo Botafogo e editor do DataFogo); fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%AAnis_de_mesa; Revistas ‘Botafogo’, nº 86, de novembro/1949, nº 87, de dezembro/1949, nº 98, de novembro/1952, e nº 107, de setembro/1955.

Sem comentários:

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...