Mano Menezes convocou os atletas para o amistoso de futebol contra a Bósnia, a ocorrer no próximo dia 28. Num exercício de puro entretenimento conclui que a Seleção Brasileira, considerando os clubes e os países em que atuam os atletas, bem se pode considerar uma ‘Seleção Iberoamericana’ de clubes:
· Brasil (7): Dedé (Vasco da Gama), Leandro Damião (Internacional), Lucas (São Paulo), Neymar (Santos), Paulo Henrique Ganso (Santos), Rafael (Santos), Ronaldinho Gaúcho (Flamengo).
· Espanha (5): Adriano (Barcelona), Daniel Alves (Barcelona), Diego Alves (Valencia), Jonas (Valencia), Marcelo (Real Madrid).
· Portugal (5): Alex Sandro (Porto), Danilo (Porto), Elias (Sporting), Hulk (Porto), Luisão (Benfica).
· Itália (3): Hernanes (Lazio), Júlio César (Inter de Milão), Thiago Silva (Milan).
· Inglaterra (2): David Luiz (Chelsea), Sandro (Tottenham).
· Ucrânia (1): Fernandinho (Shakhtar).
São 17 jogadores a atuar no Brasil, em Espanha e em Portugal, representando a componente ibérica 43% do total dos convocados e cerca de 59% dos atletas que atuam em países iberoamericanos.
No Brasil atuam apenas cerca de 30% dos convocados, mas somados os atletas que jogam na Península Ibérica, a Seleção conta com 74% de ‘iberoamericanos’ – 3 atletas em cada 4.
Se juntarmos a Itália, pode-se afirmar que cerca de 87% dos atletas atuam em países latinos e apenas cerca de 13% em países não latinos.
Conclusões finais: (1) o centro e o norte da Europa apreciam muito menos os atletas brasileiros do que o sul da Europa; (2) a génese das coisas nunca falha, e mais cedo ou mais tarde cada pessoa e cada país descobre as suas afinidades, que neste caso evidenciam uma atração iberoamericana muito forte.
Finalmente: a minha opinião sobre o melhor atleta atualmente? – HULK, o Garrincha da modernidade!
2 comentários:
Digito do Rio Grande do Norte, Região Nordeste do Brasil. Sou botafoguense no Rio e América em Natal. Muito interessante seu comentário sobre a convocação da seleção brasileira.
É, amigo, ressaltou-me à vista a 'geografia' dos convocados e saiu esse comentário.
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário