Nota 1: Não vi o jogo e só hoje de manhã vi o resultado.
Teria que me deitar às 3h30 da manhã de Luanda e ponderei que não valia a pena.
Nota 2: Não valia pena porque racionalmente eu
esperava que o Botafogo não passasse.
Nota 3: Creio que o resultado do jogo anula qualquer
necessidade de buscar comentários na Internet.
Nota 4: Ficaram absolutamente evidenciadas todas as
razões que sustentaram os meus alertas constantes.
Nota 5: Ilusões sem conteúdo suficiente degeneram em
frustrações.
Nota 6: A cereja já se foi, resta ir o bolo…
Nota 7: Nada mais digo, porque num momento destes
tudo o que dissesse não seria agradável para os dirigentes e a comissão técnica.
FICHA TÉCNICA
Botafogo
0x4 Flamengo
» Gols: Hernane,
aos 20', Hernane, 33' e 57’ e Léo Moura, aos 71'
» Competição: Copa do Brasil
» Local: Estádio do Maracanã,
no Rio de Janeiro (RJ)
» Data: 23/10/2013
- 21h50 (de Brasília)
» Público:
Presentes 59.848 / Pagantes 50.505
» Renda:
R$ 2.975.555,00
» Árbitro: Paulo
Cesar de Oliveira (SP); Auxiliares: Emerson
Augusto de Carvalho (SP) e Fabio Pereira (TO)
» Disciplina: cartão amarelo – Dória (Botafogo) e Hernane e Elias (Flamengo); cartão vermelho – Dória
» Flamengo: Felipe,
Léo Moura (Rafinha, 88’), Chicão, Wallace e André Santos; Amaral, Luiz Antonio,
Elias e Carlos Eduardo (Adryan, 85'); Paulinho (Bruninho, 85') e Hernane. Técnico: Jayme de Almeida.
» Botafogo: Jefferson,
Gilberto, Bolívar, Dória e Júlio César; Marcelo Mattos (Sassá, ao intervalo),
Renato (Lucas Zen, 85'), Gegê, Lodeiro e Seedorf (Dankler, 72'); Rafael
Marques. Técnico: Oswaldo de
Oliveira.
15 comentários:
Rui,
Aqui no Brasil são 4:34 da madrugada e faz pouco tempo que tive forças, coragem, para tomar banho e comer algo depois que cheguei do jogo. Já vi o vídeo dos jogos do Grêmio e agora passa do Internacional.
Lembra dos meus questionamentos sobre o descanso dos jogadores?
Lembra que questionei o motivo de não escalar o Gilberto para ganhar ritmo?
Um dos fatores para perdemos o jogo foi a falta de ritmo e de tempo de bolo do Gilberto. Todos nós sabemos que o forte do Gilberto não é a marcação e sempre houve dois, três jogadores adversários jogando em cima dele e sem ninguém na cobertura.
Gilberto ficou inúmeras vezes sozinho no nosso ataque pedindo bola e ninguém passava. Insistiam jogar pela esquerda com Seedorf e o Júlio. Quando perdíamos a bola no ataque ou no meio campo, era bola trabalhada pelo adversário no lado do Gilberto.
O Marcelo, Fogo Eterno, postou uma mensagem perfeita e fala que desde 1975 não perdíamos por diferença de quatro gols para o esgoto da Gávea.
Aliás, como o OdeO gosta de perder competições de quatro!
Que o Gilberto se recupere das queimaduras de terceiro grau em cem por cento do corpo que o OdeO lhe fez.
Que ele se recupere como o Lucas se recuperou, depois de cair de quatro para o unimed!
Abs e Sds, Botafoguenses!!!
Rui,
Renato fez o que ele mais sabe ultimamente. Marcou a distância e com os olhos!
Acho que o Seedorf está pau da vida com a torcida pelas vaias ou descobriu que nunca existiu plano/projeto nenhum, como foi dito pelos dirigentes.
Algo existe, pois ele não entrou em campo. Foi um clone muito imperfeito que entrou!
Abs e Sds, Botafoguenses!!!
Rui,
Preciso aprender a me desprender desse amor incondicional pelo Botafogo! Os dirigentes nos fazem mal!
Enquanto não houver uma mudança, oxigenação no clube, nada mudará!
Veremos sempre do mesmo!
Abs e Sds, Botafoguenses!!!
Não entendi o que aconteceu neste jogo. O time jogando muito mal no primeiro tempo, completamente apático e só o Jéfferson se salvando. Só espero que eles, com mais tempo para treinar, não desandem no Brasileiro. Nem os flamenguistas esperavam isso. Não consigo nem comentar individualmente o que aconteceu no jogo, porque está difícil.
Fellype Gabriel, Jadson, Vitinho, Andrezinho, Márcio Azevedo, Antônio Carlos. Se todos estes estivessem aí, poderia ser diferente.
O Jéfferson não merecia isso.
E que triste, ter que colocar zagueiro e volante pra não tomar mais gol.
Quero ver o que vão aprontar para o fim do campeonato. Só isto. Talvez mudar de treinador dê um ânimo diferente, mas se manter, que mudem alguma coisa.
E que piada, não adiantou nada poupar contra o Vasco.
Rui,
A incompetência de O2
Comentei com a Naira ( minha filha), ainda no metrô, que possivelmente o Jayme(Fla) fosse pregar uma peça no O2 ---- sabedor, evidentemente da incompreensão do que se passa e da inação de O2 no decorrer dos jogos: que, ao invés de explorar o trio Leo Moura, Paulinho e Elias pelo setor ofensivo direito do Fla, iria surpreender pelo setor esquerdo dele ( direito nosso).
E não deu outra, a inversão ocorreu: Gilberto ( ala ) ficou exposto, sem auxílio(cobertura), e foi o que vimos .....Paulinho, Luis Antonio, e André durante todo o 1º tempo.....jogando com ampla liberdade, com o O2 contemplando o que ocorria em campo. E, ainda, tem muito botafoguense “crucificando o Gilberto.
“Salta aos olhos” a incapacidade de O2 perceber o que está ocorrendo em “tempo real” (durante o transcorrer da partida), e tomar alguma providência buscando sanar o problema.
Comentei com o Tim Vickery (BBC) ---- um ótimo observador do futebol ---- que compreendeu que do ponto de vista defensivo, o trio Renato, Gegê e Lodeiro era um alto risco para nossa pegada de marcação. “A somatória dos três atletas é débil defensivamente”. Um bom técnico não entraria com essa formação, pois “sobraria sufoco” para o M. Mattos e zaga.
Durante o intervalo, li na TV do bar do Maraca que O2, não saciado em cometer erros crassos, sacou o M. Mattos, entrando com o Sassá. De pronto, via a possibilidade real de levarmos uma goleada, e com olé, e aí ....sai do Maraca, chegando em casa com o jogo nos seus minutos finais. Já sabia o desfecho do filme.........
Suponho o que deve ter passado pela cabeça do Bolívar ( muito mais experiente ), e do Dória: se já estávamos tomando sufoco.....agora então.... "fudeu" tudo, o cara deve tá maluco..........a nossa intermediária defensiva vai ficar abandonada, literalmente, dado que o espaço concedido ao adversário seria,(foi) ampliado.
Já havia alertado ao Presidente do Clube --- quando da renovação de seu contrato --- que O2 havia entregue ao Flu o título estadual de 2012, pois fez algo semelhante ao acontecido ontem. Naquela ocasião, após a expulsão do Lucas entregou o meio de campo ao Flu, e perdemos por 4 X 1, na 1ª partida, inviabilizando de fato o 2º jogo. (bastaria tirar um atleta do setor ofensivo, recompondo a ala, segurando o placar, formando duas linhas de 4, e partir prá decisão na 2ª partida).
Em suma: uma sucessão de equívocos graves do Sr. Oswaldo Oliveira.
O Botafogo, precisa de qq maneira buscar a vaga na Libertadores/2014 nesses últimos 8 jogos, com O2, ou sem O2. Conseguindo a classificação “aí a gente vê como é que fica” para o ano de 2014..
Uma expressão antiga que ficou...: “não existe zagueiro ruim, o que existe é zaga desprotegida”. È uma espécie de simplificação, mas tem muito de realidade, também.
Abraço
Não vi o jogo, Gil, mas lendo a tua análise e a do Hilario estou a ver o filme todo, e esse filme repetiu-se, repetiu-se, repetiu-se o ano todo, e só nãom foi mais dramático porque o Seedorf orientava estrategicamente a equipa. Quando o Seedorf pifou e foi esmorecendo face à realidade, eis que surge novamente o time do 0.0. E time do O.O. no Brasil é insucesso garantido. Nunca o apoiei e vê-se como tenho razão.
Gostaria de saber agora o que dizem todos aqueles acéfalos botafoguenses que durante todo o ano ovacionaram a diretoria e a comissão técnica babando-se com ilusões ocas de conteúdo que só trazem desilusões.
Certamente agora colocam as culpas nos jogadores, mas os jogadores são sempre os menos culpados - as lideranças existem para dar rumo, ritmo e apoio sistemático aos liderados. Este treinador não é realmente um líder.
Outra hipótese é culparem a torcida, que não foi ao estádio, não apaudiu o tempo todo, blá-blá-blá...
Abraços Gloriosos!
Não entendeu, Aurélio? Então convido-o a ler os comentários do Hilario.
No que me diz respeito:
Ponto 1: Com o desmanche que se operou não seria possível ter peças de reposição para usar nas suspensões, lesões e cansaço d eum calendário cruel. A saída de Fellype Gabriel foi uma enorme machadada e a gestão desadequada de vitinho foi a 2ª machadada. A 3ª e decisiva machadada foi no jogo contra o Cruzeiro, num penalty desperdiçado por Seedorf. Aí acabou tudo, porque Seedorf desanimou e a força anímica foi-se.
Ponto 2: Com Seedorf sem orientar a equipa como fez durante o campeonato carioca e grande parte do Brasileirão, a inoperância do treinador regressou, tal e qual como no jogo de 2012 em que fomos goleados pelo Fluminense - e no qual cometeu todos os erros de ontem. E confesso que partilho a ideia de que quem não aprende à primeira com os seus erros, não aprende jamais.
Ponto 3: A equipa não vem jogando nada. No jogo contra o Vasco tivemos a sorte de dois gols extemporâneos e só não levamos a virada porque o Jefferson estava lá.
Ponto 4: Repeti durante todo o ano que quando as lesões, as suspensões e o cansaço chegasse o time sucumbiria. Só atenuei essa crítica durante certo tempo porque o time estava ganhando e não queria ser eu a desanimar o torcedor que iniciou o seu processo anual de ilusões. Na verdade só acreditei que podíamos acabar bem o ano quando ganhamos ao Santos em Vila Belmiro, quando Hyuri e Elias deixaram antever soluções interessantes para o time. Pois bem, errei por um jogo: daí para a frente foi o descalabro, o Hyuri sumiu e o Elias lesionou-se. Sem ataque e sem o meio campo a funcionar como é que se marcam gols?
Ponto 5: O torcedor quer à força ver o que não está lá; e nunca lá esteve a liderança no departamento de futebol e a competência na comissão técnica. Mas porque estou dizendo isto se já o disse durante todo o ano e mesmo assim as ilusões chegaram, ao ponto de desde Chico Fonseca até ao torcedor que costuma iniciar a conversa com 'Botafogooooooooooooooooooooo!, acharem que íamos GANHAR TUDO!
Ponto 6: Continuar escrevendo é repetir-me sobre tudo o que tenho dito desde 2007 e sobre tudo o que tenho dito ao longo deste ano. Confesso que estou psicologicamente cansado de tanta incompetência.
Mas 'descansemos', porque o presidente já garantiu que Oswaldo fica para 2014. Mal por mal eu preferia todos os outros anteriores: Caio Júnior, Ney Franco, Joel Santana, Cuca... O treinador atual é de mediano para baixo - quem entende alguma coisa de futebol sabe-o.
Em tempo, durante a última série vitoriosa de 4 jogos, ainda admiti que ele fosse competente na gestão do vestiário enquanto Seedorf comandava o time, mas temo que até nisso não seja grande coisa, porque na verdade foi exatamente após a oferta que o Botafogo fez a Hyuri, embora tenha andado com salários em atraso, que o time descambou. Nem Seedorf conseguiu segurar o desânimo do time ver que o Botafogo estava disposto a pagar 300 mil por mês ao Hyuri enquanto atrasava tantas vezes o salário. Creio ter sido outro ponto essencial por exclusiva culpa de Chico Fonseca - situação aproveitada pela Traffic.
Abraços Gloriosos!
Hilario, com a sua descrição posso dizer que 'vi' o jogo todo de ontem. O filme está passando agora na minha cabeça e é absolutamente plausível. Acredito, ponto por ponto, na sua análise.
Noutra publicação escrevi - a propósito da cereja e do bolo referidos por Jefferson - que talvez não houvesse cereja nem bolo. Pois bem, a cereja foi-se ontem e o bolo não tardará a desaparecer. Não acredito que fiquemos no G4. A probabilidade de um tal desânimo revigorar-se é teoricamente muito baixa. Quando sobre uma dada matéria o ânimo quebra, é quase impossível repô-lo.
Por mim, vou muito provavelmente dispensar de ver os últimos 8 jogos, porque ver o Botafogo jogando com ruindade e ganhar por entre trancos e barrancos, ainda vá que não vá, mas ser ruim e perder de goleada por erros óbvios e reincidentes, é dose excessiva.
Publicarei as fichas técnicas para não interromper abruptamente a rubrica.
Abraços Gloriosos!
Rui,
Pelos comentários todos que estavam no estádio viram o mesmo jogo. Menos um, o que ganha um salário astronômico para ver e entender o jogo! O Hilario até previu como seria, pois conhecemos o engessado monge japonês!
Sábado seremos mais motivos de chacotas, pois não tenho dúvidas que deve ser o pior público do novo estádio. Periga a torcida adversário, de fora, ser maior.
Aí teremos a cantilena de que a culpa é da torcida!
Abs e Sds, Botafoguenses!!!
Pelo que li aqui, só quem viu outro filme terá sido a comissão técnica e, talvez, o responsável pelo departamento de futebol e o presidente - que, aliás, já anunciou Oswaldo Oliveira para 2014.
Deve ser o 1º reforço para o ano que vem...
Abraços Gloriosos!
Perfeito o comentário do Hilário,não acrescento uma vírgula. Foi exatamente o que aconteceu ontem e, em post anterior também cito aquela goleada imposta ano passado pelo fluminense na conta do oo. Parece que grande parte dos torcedores tem um conhecimento maior de formação tática do que aqueles que ganham para isso. E não é pouco não. Abs e SB!
Rui, me permita.
Rui Moura disse...
Pelo que li aqui, só quem viu outro filme terá sido a comissão técnica e, talvez, o responsável pelo departamento de futebol e o presidente - que, aliás, já anunciou Oswaldo Oliveira para 2014.
Deve ser o 1º reforço para o ano que vem... PARA OS ADVERSÁRIOS
Abraços Gloriosos!
Exatamente, Sérgio. É o 1º reforço anunciado pelo presidente. O 2º reforça deverá ser a manutenção de Chico Fonseca á frente do futebol do Glorioso.
Cá por mim punha Sérgio Landau a dirigir o departamento de futebol do Botafogo. Faria muito melhor figura.
Abraços Gloriosos!
Prezado Rui,
A derrota era anunciada. O conjunto da obra do Flamengo versus o nosso nos últimos dois jogos contra eles foram indícios recorrentes de que algo não ficaria bem se não houvesse uma mudança. Nem me atrevo a falar quantitativamente de torcida, é claro. Mas qualitativamente, quem foi apoiou do início ao fim.
Empatamos o 1o jogo, até vencemos o outro - pelo Brasileirão - mas, sinceramente, não merecemos. Eles sempre foram mais aplicados, com mais atitude e pareciam não digerir o Botafogo. Do nosso lado, não havia sangue nos olhos. Não dá pra enfrentar o Flamengo sem este ingrediente. O mesmo que eles SEMPRE têm contra nós. Numa luta de Davi e Golias, ou se tem mais time (de verdade, não este aí), ou se é em mais inteligente e organizado (não foi o caso) ou se tem mais vontade (...). Contar com a sorte não dá (nunca deu).
Uma hora a garra, a determinação e a organização (como dissera o Jayme de Almeida, após a partida) deste Flamengo (da Copa do Brasil) iria encaixar contra um Botafogo de um jogo pouco agressivo, nada determinado e desorganizado. Foi nesta quarta. Fui aos três jogos no Maraca e jogamos do mesmo jeito. Nós e eles, infelizmente.
Vamos ver agora qual será a desculpa caso não conquistemos a vaga para a Liberta. Goiás, Atlético-PR e Grêmio, nossos principais adversários, continuam na Copa do Brasil... e não parecem nada "cansados". Reclamar da torcida não vale, posto que isso já faz parte do "pacote Botafogo" dos últimos anos.
A vontade e a confiança farão a diferença. Ou seja: os prenúncios não são nada bons.
abs
Estimado Roma, concordo consigo.
Publicamente não o disse, mas em grupos mais restritos em conversa de e-mail e skype, a minha inclinação era para a eliminação precisamente pelas razões que referiu.
O fôlego acabou, os problemas regressaram novamente em força e na mesma, e agora creio que será muito difícil não cair para 6º ou 7º lugar. Esgotamos tudo, ao contrário dos nossos adversáerios que nunca jogaram nos limites como nós. A superação em muitos jogos para nos mantermos em 1º - 2º lugar sem plantel e apenas com a equipa titular acabaria por resultar num cansaço psicológico e físico que estava à vista. Tantos vezes eu apontei essa situação, mas a comnpetência que anda por General Severiano à beira do gramado é manifestamnete fraca.
De certo modo, é bem feito, porque essa doisa do Chico Fonseca e da torcida em geral embandeirar em arco, anunciando que iam ganhar tudo, apesar de à evidência não termos plantel suficiente, é muito contraproducente no Botafogo e criou um clima psicológico tenso nos jogadores partida após partida.
Para o ano há mais do mesmo, porque segundo a conversa de Assumpção está prevista a manutenção de OO em 2014. Desejo que o rumor da sua ida para o Corinthians, levando Rafael Marques, seja verdadeira...
Embora eu deva dizer que não acredito em melhores soluções enquanto esta diretoria estiver nos cargos.
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário