Caros leitores e amigos, obviamente que ser 2º classificado neste momento do campeonato brasileiro, é bom, e em minha opinião são os atletas - que se superaram a si mesmos - as figuras principais do empenhamento posto na temporada, mas tendo por base
a imagem acima, convido-vos a refletir nas seguintes questões:
E se nós tivéssemos um plano de médio e
longo prazo bem definido e sucessivamente melhoreado desde o início do 1º mandato desta diretoria?
E se no final de 2013 tivéssemos feito
um plano de priorizações para 2013?
E se Maurício Assumpção não tivesse
autorizado o desmanche do time?
E se Chico Fonseca não tivesse sido tão
inábil na gestão da carreira de vitinho?
E se o nosso treinador fosse competente?
Então…
…como seria a imagem?...
5 comentários:
Rui,
Essas questões e outras me faço costumeiramente!
Nos últimos anos permitimos que outros clubes fossem campeões brasileiros justamente por não termos planejamento.
Atualmente, dói muito aos Botafoguenses essas perdas, pois temos certeza que falta direcionamento e profissionalização no clube.
Abs e Sds, Botafoguenses!!!
Se tivéssemos um quadro de dirigentes disposto a ganhar títulos, com certeza o Botafogo não se desfaria de 8 jogadores em plena disputa do brasileiro e copa do brasil, não ficaria calado com a interdição do Engenhão e não aceitaria um técnico com uma leitura e armação deficiente da equipe. Entretanto o que temos é: diretoria calada sobre o Engenhão, o agradecimento de um presidente ao time depois de uma derrota acachapante e a sinalização de manter um treinador que só conseguiu ganhar um carioca de 8 títulos disputados, só conseguindo ir a final no menos complicado dos campeonatos, que é o carioca. Três eliminações vexatórias na copa do brasil e uma na sul-americana parece não ser o bastante para essa turma que comanda o Botafogo. A classificação seria outra caso houvesse competência e vontade de ganhar títulos além do carioquinha. Teríamos então o seguinte:
1-mais 6 pontos em jogos que tomamos gols faltando menos de 1 minuto para terminar o jogo, por culpa exclusiva de quem? para os dirigentes, culapa do azar, da torcida, do tempo. Tudo, menos de quem de fato é. Então, 53+6=59.
2- Perder em casa para times que brigam para não cair, 59+6= 65.
Não vou nem contar a derrota ridícula para o péssimo time do Grêmio no Maracanã ou o empate para o combalido Vasco depois de estar vencendo por 2X0 ou a derrota para o Vitória. Veja meu caro Rui, estaríamos 2 pontos na frente do Cruzeiro , mas infelizmente essa turma prefere culpar a torcida. Sobre a presença ou não da torcida, a minha visão é que além do preço abusivo dos ingressos e da não transparência na administração do clube, o mais grave é que o time não passa ou nunca passou confiança ao torcedor (inclusive eu), principalmente depois do desmanche e mais grave, a não reposição de peças. Infelizmente meu caro Rui, no atual Botafogo estão mais preocupados em ter lucro com a venda de jogadores do que em formar um time que consiga ganhar títulos importantes e, a tão propalada internacionalização do clube é muito mais através de festinhas do que ganhar títulos. O Botafogo nunca foi um clube muito preocupado em ganhar títulos, isso é histórico, mas formava grandes times que encantaram o planeta, por isso a sua fama internacional. Hoje, nem isso temos mais. Abs e SB
Pois é isso mesmo, Gil. Se houvesse um plano com cabeça tronco e membros a atual diretoria já nos teria proporcionado um título.
Abraços Gloriosos!
Concordo frase por frase, Sérgio. Se houvesse empenhamento da diretoria como há de muitos presidentes por esse mundo fora, que seriam capazes de tirar a camisa para ver o clube campeão, não teríamos que enfrentar as ridicularias que enfrentamos.
O presidente do Sporting, após a derrota contra o Porto, no estádio do adversário, no qual não o Porto perde para o campeonato há cinco anos, disse aos jogadores: Louvo o vosso empenho apesar da derrota, mas eu sei que podem fazer melhor pela exigência de qualidade como um clube como o Sporting tem que ter.
Parecido com as declarações de Assumpção aos jogadores após a derrota, não é mesmo?
Abraços Gloriosos!
Caro, Flaviano, sobre a Globo estamos falados: já que os brasileiros gostam muito das expressões 'melhor do mundo', eu diria que a Globo só perderia o título de 'pior do mundo' para as transmissões futebolísticas do tempo dos talibãs, quando os guardas talibãs interrompiam os jogos para enforcar 'traidores' nas balizas, sob os urros esfusiantes da populaça.
Eu creio que quaisquer planos para um ano dependem da qualidade e quantidade dos jogadores que se quer comprar.
Se admitirmos que o Botafogo pode montar um time do nível do Atlético Mineiro (que para mim é o melhor time do Brasil), eu faria os juniores disputarem o campeonato carioca e levava a equuipa principal para uma temporada de preparação em paralelo ao Campeonato Carioca, ou faria a opção de muita rotatividade no campeonato carioca com times mistos, fazendo rodar jogadores sem os cansar e aproveitar para fazer as experiências necessárias para um time reforçado com peças novas.
Então eu priorizaria a Libertadores para ganhar (atualmente qualquer time pode ganhar a Libertadores, tal é a fraca qualidade futebolística dos times) e apontava para uma classificação no G4. Admito, ainda, a possibilidade de conquista do título brasileiro, caso a fragilidade dos times fosse a mesma deste ano (porque até o Cruzeiro é mediano) e o nosso plantel o permitisse mediante peças de reposição adequadas em qualidade e quantidade.
Mas prioridade nº 1 eu dava à Libertadores. Após 17 anos sem a jogar, devíamos 'ir com tudo'!
Abraços Gloriosos1
Enviar um comentário