sábado, 26 de outubro de 2013

Voz de Francisco Fonseca: preparem-se para serem campeões…

O vice de Futebol do Botafogo, Francisco Fonseca, virou piada no clube. Há 40 dias, Fonseca, no Conselho Deliberativo, disse aos colegas para se prepararem para ser campeões brasileiros. " - in blogue De Prima  / Lance!net.

6 comentários:

Dj' Manynho "O Comunicador do Povo" disse...

Meu caro Rui! Na sua opinião quais seria, os nomes ideais para comandar o Botafogo? Se possível coloque 3 nomes em pauta. Já eu sugeria meus 3 nomes preferidos: Cuca, Abel e Marcelo muito embora esse ultimo ja quase campeão seria uma tarefa praticamente impossível.

Ruy Moura disse...

Manynho, confesso que, em minha opinião, não há nenhum treinador brasileiro realmente bom. Não é de agora, é de sempre, porque os treinadores brasileiros nunca fizeram escola. Creio que a razão principal reside em que os jogadores brasilerios eram tão bons que mesmo sem grandes treinadores ganhavam. Então, os treinadores, geralmente ex-jogadores, comandavam, e comandam, as equipas empiricamente, não se atualizando, não aprendendo novas táticas e novos métodos, não fazendo cursos nem indo a conferências.

Por isso eu preferia que se fosse à procura de um treinador sul-americano emergente, que esteja atualizado.

Também sou a favor de, futuramente, dar uma oportunidade a Loco Abreu, que me parece ter alguma capacidade para o efeito. Claro que eu gostaria de experimentar o Seedorf, mas creio que o Seedorf não é 'Botafogo' como o Abreu, mas 'Milan'. Creio que a começar uma carreira de dirigente ou treinador talvez seja no Milan. O iseal talvez fosse o Seeedorf dirigente e o Loco treinador.

Mas isto são divagações minhas. Restringindo-me aos treinadores brasileiros, só reconheço alguma competência a dois deles: Tite e Cuca.

O Tite tenta implementar um futebol moderno, assente numa boa defesa e girando a bola, imprimindo uma dinâmica diferente de jogo. Poirém, acho-o muito supérfluo na condução dos jogadores.

O Cuca tem semelhanças e dissemelhanças domo Tite. Cuca não sabe montar defesas. No tempo dele no Botafogo, chegavamos a marcar 2, 3, 4 gols e assim mesmo não ganhavamos jogos, porque a defesa tomava 2, 3, 4 gols. 4x3, 3x3, 2x2 eram placares normais no tempo do Cuca. Até um 5x3 aconteceu com o Vasco.

O Cuca tem muitos defeitos e na relação com os atletas é menos bom caráter que o Tite (que é muito bom caráter, tanto quanto sei), porque faz panelinhas e põe sempre o irmão, o 'Cuquinha', a expiar atrás das portas. Foi por isso que o despediram do flamengo. Também é um bocado fatalista, ainda.

Porém, é muito bom a montar ataques, a dar dinâmica ao jogo, a treinar inovações.

Portanto, apesar de eu ter sido um dos que pediu a saída de Cuca, porque depois daquele chororô ele e a sua panelinha já não tinham lugar no Botafogo, creio que amadureceu alguma coisa, depois de alguns desaires, e já poderia assumir o Botafogo com mais maturidade.

Em suma, se tivesse que escolher um treinador no futebol brasileiro, apesar de pessoalmente não simpatizar com ele, escolheria o Cuca.

PS: O Abel Braga talvez pudesse ser o meu 3º nome, a seguir a Tite; não que seja realmente bom, mas é melhor do que as dezenas de técnicos que andam de clube em clube acumulando desaires, tal como Durval Júnior, que prometia muito mas não saiu do seu empirismo.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Queria dizer: 4x4, 3x3, 2x2. Lembro-me de alguns 3x3 e vários 2x2.

Abs.

Ruy Moura disse...

O Cuca tem outro handicap complicado: implica com jogadores estrangeiros. Conseguiu queimar todos os sul-americanos que contratamos, fossem bons como o Ferrero ou maus como o Zarate. Queimou o Escalada e o Ferrero indecentemente.

Abs.

Dj' Manynho "O Comunicador do Povo" disse...

Perfeito o seu comentário Rui, falou, ta falado! Mais você tem conhecimento se a diretoria nos bastidores comentam um futuro nome, numa futura saída do Oswaldo?

Ruy Moura disse...

Não, Manynho, não tenho. E julgo que é assunto que não foi pensado; a ideia é manter o O.O.

A não ser que ele saia no fim da temporada... Que bom seria...

Abraços Gloriosos!

Botafogo 3x1 Juventude: CR9, o artista improvável, emerge no Glorioso!

Crédito: Vitor Silva / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo Em um jogo onde a improbabilidade conjunta de acontecimentos f...