sábado, 27 de dezembro de 2014

A queda dos ‘futebóis’

Equipe de Futebol 7

A nova diretoria do Botafogo decidiu suprimir os times de Futebol 7 Society e terminar a parceria com a Casa de España no que respeita ao Futebol de Salão (Futsal). Em ambos os casos o Botafogo conquistou importantes títulos nos últimos anos, tendo até se sagrado campeão mundial de Futebol 7 Society.

Equipe de Futsal

Os ‘futebóis’ andam mal pelas bandas de General Severiano. Seguir-se-á o Futebol de Areia? E depois o Futebol Americano?

Pelo menos o remo não será suprimido porque a sua existência faz parte do estatuto do Clube. Porém, não é de descartar o abrandamento da qualidade dos dois últimos anos, durante os quais o nosso Clube bisou a triplíce coroa de Campeão Brasileiro Sênior, Campeão Brasileiro Júnior e Campeão Estadual. Se isso ocorrer considero um ‘crime desportivo’.

6 comentários:

Lorismario disse...

Caro Rui. Quantos torcedores se tornaram botafoguenses por causa do futebol de 07 e do Futsal? A provável resposta é nenhum. Desta forma creio que a decisão foi acertada. O Remo vai permanecer pois nosso Glorioso se chama Botafogo de Futebol e Regatas. Gostaria muito que o Botafogo ressuscitasse o vólei, pois este é o segundo esporte brasileiro. Já foi 11 vezes consecutivas campeão carioca.É uma tradição do passado a ser recuperada mesmo porque o time feminino juvenil andou ganhando alguns títulos recentemente. "Nós amamos o Botafogo e não a série A". faixa apresentada por um garoto de uns 15 ou 16 anos no dia da despedida da série A. Forte abraço. Loris

Émerson disse...

Rui,

Não sei se os esportes que foram abolidos são auto-sustentáveis. Em caso positivo, considero erro tirá-los do clube.
Mas, se não "se pagam", considero acertada a atitude, visto que o Botafogo não pode prescindir do parco dinheiro que o presidente-vampiro nos legou. O orçamento está limitadíssimo, e o futebol não pode sustentar outros esportes.
Agora, erro mesmo, vai ser se o presidente atual não auditar e processar o infame que saiu em novembro.
Saudações Gloriosas!

Augusto disse...

Percebe-se que os clubes tendem a reproduzir a forma tradicional de se agir na política partidária em suas disputas internas. Entre tantas semelhanças se destaca, pelo que parece, a descontinuidade. De tal maneira que vencendo a oposição tudo que existia precisa ser abandonado.
Política em "forma de soluço" - começa do nada e leva a lugar nenhum. Será tão difícil pensar? (rs) Planejar coletivamente políticas mais duradouras e próprias ao Botafogo. Afinal trata-se da simplicidade de ser um clube, de sócios, "irmãos" espontâneos, mas uma maravilhosa complexidade em ser um "Senhor Clube", o Botafogo!!!
Abraço
Augusto

Ruy Moura disse...

Loris, não está em causa a atração de novos torcedores - coisa que nem o futebol tem conseguido nos últimos anos. Aliás, creio que desde 1942, quando se extinguiu o CR Botafogo, nunca mais nenhuma modalidade esportiva agregou torcedores a não ser o futebol. O remo já estava em declínio e não agregou ninguém. Quer dizer, há mais de 70 anos que os torcedores do Botafogo são maioritariamente 'do futebol'.

Porém, os grandes clubes mundiais têm inúmeras modalidades em funcionamento, e é por isso mesmo que são grandes. Por exemplo, os dois maiores com mais títulos mundiais são o Real Madrid e o Barcelona! O Sporting é o 3º Clube do mundo com mais títulos oficiais em todas as modalidades.

Pessoalmente, não gostaria que o meu Clube fosse só de futebol, e já agora de remo devido à obrigatoriedade estatutária.

Ademais, o Futebol de 7 que foi extinto pagou-se sempre a si mesmo!!! problemas é que a família Serôa era afeta à presidência. E daí?...

Quanto ao Futsal, não foi extinto, apenas se encerrou a parceria. Será que com a parceria se gastava mais dinheiro do que sozinhos como doravante estaremos?

Abraços Gloriosos.


Ruy Moura disse...

Émerson, tal como respondi ao Loris, o Futebol 7 auto-sustentou-se sempre. Foi extinção de bastidores.

Quanto ao Futsal, que gasta dinheiro, foi extinta a parceria mas não o time botafoguense. Porém, a Casa de España creio que era afeta à presidência anterior...

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

"Política em "forma de soluço" - começa do nada e leva a lugar nenhum. Será tão difícil pensar?"

PERFEITÍSSIMO, Augusto.

Em minha opinião, segundo os dados que disponho, e fruto da minha própria interpretação, as medidas são "política de soluço". Na verdade, o atual presidente nunca formalizou um programa durante os 3 anos de oposição ao es-presidente-vampiro. Era oposição de boca e pouco mais. Quer dizer, pressinto que Carlos Eduardo não estava preparado para governar o Botafogo. Não tinha a dimensão do verdadeiro problema que herdou - mas nos bastidores sabia-se que a dívida é superior a um bilhão de reais.

Então, quando não se tem um Plano bem montado, e agravado no caso vertente pela inexistência de fortes apoios políticos e financeiros, age-se exatamente da forma mais tradicional - e que é perniciosa.

Estou para ver o que será feito da equipe de remo, porque o Murad também foi demitido (todos os diretores foram demitidos) e não sei se o Xoxô está na calha ou não. Se demitirem a equipe técnica, então direi que esta diretoria começa a seguir o caminho do alarve ex-presidente vampiro - cortar a direito apostando na descontinuidade.

Devemo-nos lembrar que o ex-presidente-vampiro nunca acarinhou as modalidades mais antigas - Basquetebol, Natação, Pólo Aquático e Voleibol - as quais declinaram a pique e não tornaram a ganhar competições nacionais como no tempo de Bebeto de Freitas. O ex-presidente-vampiro acarinhou a criação/apoio do Futebol de Praia, Futebol de 7, Futsal, Futebol Americano de Areia, Futebol Americano de gramado, Vôlei de Areia, Judô e até uma equipe de... Poker!!!

A única modalidade anterior que acarinhou, provavelmente porque é estatutária e não vinha de nenhum sucesso nos últimos 49 anos, foi o Remo.

Política de descontinuidade também...

Criatividade até agora não vi nenhuma. Nem criatividade nem contratações de dirigentes e jogadores de futebol com algum passado interessante. Por exemplo, não creio que Antônio Lopes seja uma boa opção... e quanto ao treinador, veremos... O time, com o teto salarial imposto não tem muitas hipóteses de subir de divisão em 2015.

Espero errar profundamente nestas minhas desagradáveis convicções.

Abraços Gloriosos.

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...