Herilene
é filha de Heraldo de Freitas, irmão de Heleno de Freitas, e irmã de Helenize,
tendo sido entrevistada para a ESPN sobre a vida do seu tio.
Narra,
entre outros tópicos, o último nome pelo qual Heleno chamou, segundo os médicos:
o de Heraldo. Herilene emociona-se e arrepia-se ao lembrar o episódio e
garante: “Meu tio não era aquele do filme”.
Os
botafoguenses sabem que não era, Herilene. Sabemos que um dos livros sobre
Garrincha explorando a decadência do craque foi feito por um flamenguista;
sabemos também que o livro em que se fundamenta o filme explorando a sífilis e
a loucura de Heleno de Freitas, foi escrito por outro flamenguista. E tudo o
que sai da boca ou da pena de flamenguistas, falando ou escrevendo sobre
glórias do Botafogo, sabemos que é para diminuir o Botafogo e os seus craques,
de nível imensamente superior a qualquer dos melhores atletas flamenguistas.
Eis as palavras recentes ditas por Luiz Eduardo Batista, o ‘Bap’, ligado ao marketing
do flamengo: “E respondi que ele deveria aceitar meu dinheiro porque eu
trabalhava dia sim e outro também para fazer o Botafogo menor.”
Em vez de trabalhar
seriamente, eles preferem trabalhar “para diminuir o Botafogo”. Eles
vivem mais para denegrir o Botafogo do que contar as façanhas próprias, as mais
das vezes assentes em escandalosos favorecimentos das arbitragens, dos dirigentes
federativos e dos juízes desportivos. Eles dizem que “ganhar roubado é mais
saboroso”.
Em
suma, é necessário que haja botafoguenses que reescrevam as vidas dos dois
maiores craques botafoguenses de todos os tempos: Mané Garrincha e Heleno de
Freitas.
10 comentários:
Partindo então,dessa afirmação,conclui-se uma tendencia natural da mídia e do ser humano em geral, em criar rótulos e estereótipos que lhes convenham,para o bem e para o mal.Ainda que essa suposta loucura desse nosso grande ídolo aumente(ou não ?) o mito dos grandes craques e personagens da nossa história gloriosa,deve-se sempre olhar o lado do homem,do caráter verdadeiro da pessoa e essa defesa e esclarecimento da sobrinha é algo louvável.Abraços
Um livro sobre um atleta baseado apenas na sua história desportiva é legítimo. Mas também é legítimo narrar outros aspetos da sua vida desde que não haja má fé nem intenção de prejudicar a imagem do atleta. o Que acontece com os atletas mais destacaddos do Botafogo é os seus detratores, torcedores de outras cores, explorarem as doenças e os vícios para os diminuírem.
Há um grande craque português que gastou a sua fortuna em três vícios: álcool, jogo e mulheres. Nunca li, em lado nenhum um livro, ou um artigo sequer, maltratando a vida privada do respetivo atleta. Publicamente sempre foi glorificado pela sua classe futebolística. Mas há muito mais por esse mundo fora respeitados. Os do Botafogo é que não. Fomos demasiado brilhantes e não há perdão.
Acho execranda a atitude de rotulação para a qual os humanos tendem. A rotulação, o dito jocoso, a frase irônica pejorativa, são atributos daqueles que não conseguem os seus intentos pela via normal e ética. No caso, por mais que tentem, os flamenguistas não conseguem, por via normal, superiorizar os seus atletas aos nossos. Então, vá de rotular - seja o rotulador um tolo descerebrado ou um sujeito inteligente e literato.
Basta ir ao facebook e ler o que lá está. Rótulo, rótulo, rótulo... Ou porque é homossexual, ou porque é negro, ou porque é de esquerda, ou porque é ateu... Enfim, o rótulo reduzindo a riqueza e a diversidade da humanidade, seja uma boa ou má diversidade. Fujo deles todos.
Abraços Gloriosos.
Vez por outra entre no blog do PC Guimarães e me divirto com os comentários dos imbecis flamenguistas, sim,porque o que escrevem é de uma falta de senso completa. Ontem por exemplo li um comentário a respeito do Garrincha de algum completo idiota que afirma que o Garrincha jogou dopado a final de 57 e a de 62 contra o lixo. Afirma ainda o idiota que o Bangu foi roubado na final de 67 e 68? Vi os dois jogos e tenho o vídeo, em 67 estou tentando me lembrar de algum lance em que o Bangu tenha sido prejudicado, sinceramente não achei. Quanto a 68, eu não sei de onde o idiota cathiforme tirou que a final foi contra o Bangu!!!!!!! E porque desses comentários desabonadores? simples, a inveja é tanta em relação ao Botafogo que o pateta termina dizendo que somos iguais!Quem dera que os de preto e vermelho tivessem um mínimo de decência. Esse comentário acima e o do bap, que provavelmente é um sujeito que deve ter constantes pesadelos com os bailes alvinegros em cima do seu clube de coração, cuja única maneira de curar sua imensa frustração é tentar acabar com o BFR. recomendo a esses dois a leitura do JIM: o ódio não é gratuito. Eu sempre achei que o Botafogo incomodava e muito, mas não a esse ponto de uma inveja tão grande por parte dos cathiformes. A realidade é que somos infinitamente superiores e por duas razões: eles nunca tiveram nenhum jogador que se destacasse a nível mundial como os do Botafogo. Eles tem mais títulos, e daí? Do jeito que são as conquistas dos cathiformes, sempre questionadas, poucas ou quase nenhuma foram vencidas sem algum tipo de falcatrua, e isso a muito tempo. E mesmo com tantos títulos, o Botafogo é muito mais conhecido e respeitado mundo afora. Cada vez mais me convenço da imensa frustração dos cathiformes, afinal, até para ganhar aquele amistoso que eles consideram "campeonato mundial interclubes" precisaram comprar o goleiro e o time inglês foi quase todo com reservas. Pobre infelizes, clube e torcida sem ética, e as exceções confirmam a regra. Afinal, como eles mesmo dizem: "roubado é mais gostoso". Abs e SB!
Sergio, com todo o respeito e amizade pelo PC Guimarães, confesso que é raro lá entrar, porque saturei-me de tanto flamenguismo que é mais por gozo do PCG do que por denúncia propriamente dita. E ao fazê-lo permite que a jagunçada cathartiforme faça comentários de natureza analfabética e enojante, mostrando que são realmente a cloaca do futebol brasileiro, quiçá mundial.
Confesso que já perdi a paciência com essa gente frustrada e intelectualmente capada e não leio quase nada que se relacione com o flamengo. Fazê-lo era diminuir o meu tempo de me dedicar ao nosso Glorioso.
Mas, claro, quando topo com afirmações como as do Bap não há como não publicar evidenciando a pequenez e a mesquinhez dessa gentalha.
Neste blogue eles já perceberam que não têm chance. Já tentaram disfarçar-se de cathartiformes bonzinhos para eu publicar críticas subtis ao nosso Botafogo mascaradas de solidariedade ou algo parecido, e até mesmo fazendo-se passar por botafoguenses. Mas viram que não têm maneira de eu publicar as suas idiotices e já não param por cá. Quer dizer, parar, param, porque eles não são capazes de se libertar do nosso imã e visitam o blogue, mas já nem escrevem comentários. São muito imbecis.
Abraços Gloriosos.
Rui, também não frequento muito o blog do PC, mas de vez em quando dou uma olhada, sei eu lá porque. O que acho mais interessante é o Pc deixar esse monte de cathiformes idiotas frequentar o seu blog, mas as vezes é bom ver o que esses idiotas escrevem só para comprovar o nível mental desse caras é abaixo de um QI normal. Abs e SB!
QI abaixo de 50. E abaixo de 50 classifica-se tecnicamente como 'imbecil'.
O que me espanta é que a esmagadora maioria dos cathartiformes ou são mesmo imbecis ou tornam-se imbecis quando se trata de falarem da sua amada imbecilidade institucional: o flamengo.
Abraços Gloriosos.
Essa questão de rótulo é realmente bem tendenciosa e até maldosa,separando,excluindo e individualizando as pessoas,que como seres humanos,na sua essencia,são todos iguais.Abraços
Assino em baixo. O rótulo é maldoso porque é, no mínimo, redutor da complexidade humana em toda a sua dimensão, mesmo quando as pessoas não tem consciência absoluta disso.
Abraços Gloriosos.
Exatamente.A complexidade do ser humano é infinita e não deve ser quebrada, mesmo podendo trazer mais problemas do que soluções a ele,pelo simples fator do julgamento desprovido de qualquer compromisso ou conhecimento de outra pessoa.Abraços
É isso mesmo. A busca de informações sobre o 'Outro' nesta sociedade individualista é mínima e ignora a complexidade do Outro.
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário