“Não existe
adepto mais independente e por isso menos fiel e alinhado do que o botafoguense.
Não gosta menos do seu Clube, não o vive menos intensamente, mas não é
seguidista, tem uma certa liberdade de espírito e uma ampla liberdade de
pensamento. Essa é a matriz do Clube – a verdadeira matriz.”
Concordam
que essa é a matriz do Botafogo, companheiros de escudo? Pois se concordam
terão que substituir, na citação retirada da coluna de Nuno Santos, in Record,
a expressão ‘botafoguense’ pela verdadeira expressão que o jornalista escreveu:
‘sportinguista’.
Mas o
colunista continua a esmiuçar a matriz:
“Está a meio caminho entre a insuportável aristocracia que levou o
Botafogo à falência técnica e o lado mais popular e, sem menosprezo, mais
manipulável, que se encontra por exemplo no Flamengo.”
Concordam com
o excerto, companheiros de escudo? Pois se concordam terão que substituir, na
citação, as designações ‘Botafogo’ e ‘Flamengo’ pelas
verdadeiras expressões que o jornalista escreveu: ‘Sporting’ e ‘Benfica’.
E não me
venha alguém dizer que o Botafogo e o Sporting não são Clubes gêmeos!
4 comentários:
Sempre nutri de muita simpatia com o Sporting e, sem sombras de dúvidas, o Benfica é mesmo o urubu do outro lado do Atlântico! Agora, quem é o Vasco, e quem é o Fluminense?
Antigamente, Hangman, haveria alguma possibilidade de comparar o Belenenses e o Porto aio Vasco e ao Fluminense. Mas ambos os clube mudaram muito: o Belenenses perdeu muitos associados após revolução de 25 de abril de 1974 e de quando em vez frequenta a 2ª divisão. O Porto, ao contrário, de +potência regional passou a potência nacional e mundial, com dois títulos de campeão europeu. Por isso, agora nenhum se parece com o Vasco e o Fluminense.
Sporting e Benfica são comparáveis.
Feliz 2015 com abraços Gloriosos.
Perfeita a comparação. Não torcia por nenhuma equipe portuguesa, mas depois de conhecer a gloriosa história do Sporting de Lisboa através de você e ser muito parecida em certos aspectos com a do Botafogo, me tornei torcedor do Sporting. Me impressiona a academia dos Leões. E pensar que o Botafogo já teve uma fábrica de craques que poucos clubes no mundo conseguiram ter, mas gradativamente os "donos do clube dos últimos 40 anos" conseguiram destruir e o nefasto nódoa se incumbiu de liquidar o clube. Cheguei a conclusão que o nefasto esteve a serviço dos inimigos do Botafogo, e você bem sabe quem são. ASbs e SB!
Até na revelação de craques são parecidos: o Botafogo na década de 1960 e o Sporting sobretudo a partir da década de 1990. Foi o Sporting que revelou todos os três portugueses que ganharam a Bola de Ouro: Eusébio, Luís Figo e Cristiano Ronaldo. E o Botafogo, além de revelar craques para a Copa de 1970, premiou o futebol brasileiro com vários campeões do mundo que engrossaram maioritariamente as linhas avançadas ddos três primeiros títulos mundiais.
Quanto ao NÓDOA, eu estou absolutamente crente que, hoje, o NÓDOA odeia o Botafogo e os Botafoguenses. E, contudo, foi no BFR que ganhou palco endireitou a vida... É mau, ingrato e socialmente pernicioso.
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário