sábado, 31 de janeiro de 2015

Botafogo 1x0 Boavista

01. O Boavista não foi a melhor equipe para a estreia do Botafogo no campeonato carioca. É uma equipa bastante organizada e dificultou muito a nossa vitória. Porém, o teste foi ultrapassado com algum brilho, apesar de a escassez do placar não corresponder ao que se passou na 2ª parte.

02. O Botafogo teve um primeiro tempo sofrível, mas na segunda parte dominou completamente a partida e Jefferson não fez uma única defesa nos últimos 45 minutos. A toada foi sempre relativamente forte, pautada pela serenidade, procura de controle de bola e, sobretudo, noção de equipa. Quem não tem craques necessita de se concentrar nos esforços de grupo. O Botafogo fez isso.

03. Por sua vez, o organizado Boavista foi ineficiente no contra-ataque e ineficaz na concretização. A defesa sobressaiu mais e evitou que os ataques sucessivos do Botafogo resultassem em alteração no placar.

04. No 2º tempo René Simões subiu as linhas e o Boavista sufocou. Surgiram inúmeras oportunidades de gol e bolas batendo na trave. Todavia, repetiu-se o que acontecera na pré-época: muito chute a gol e pouca concretização. O treino de chute a gol é urgente que se intensifique durante a semana.

05. Não obstante a desafinação, o ataque botafoguense mostrou possuir jogadores com alguma tecnicidade que pode ainda ser melhorada. No campo e na defesa as marcações foram permanentes e nunca ninguém desistiu de qualquer bola. Atitude muito diferente dos atletas descomprometidos de 2014.

06. O modo como a equipe evoluiu em campo deixa-me a sensação que R. Simões construiu a equipe de trás para a frente, como deve ser feito, e não da frente para trás, que foi uma crítica que sempre fiz ao Cuca quando treinava o Botafogo. Construía da frente para trás, e por mais que o ataque marcasse gols, a defesa tomava outros tantos. Nessa época tínhamos imensos empates por 2x2 e por 3x3, e até mesmo 4x4.

07. Por volta da metade da segunda parte René Simões percebeu que, apesar do domínio do jogo, a velocidade imprimida pelo ataque não era suficiente e fez entrar Jobson e Sassá, transformando o ataque botafoguense num tridente com deslocações rápidas pelos extremos. Essa foi a alteração decisiva que fez o Boavista se atrapalhar e acabou redundando no gol da vitória numa cabeçada muito oportuna em antecipação ao goleiro. O ataque não marca? Vai lá um defesa e decide.


08. Surpreendeu-me o bom estado físico dos atletas, coisa que normalmente não acontece no Botafogo. E, todavia, a preparação física é fundamental. Aliás, no futebol moderno de menos arte e mais força, a resistência é decisiva e o aproveitamento da cobrança de bolas paradas essencial para se obterem muitas vitórias que de outro modo não ocorrem face a defesas muito fechadas.

09. O locutor que acompanhou o jogo fez um reconhecimento magnífico que contraria a nojice que vai pela mídia e pelas outras torcidas acerca dos nossos adeptos: que nunca abandonaram o Botafogo mesmo quando estava prestes a descida de divisão, e que hoje a torcida foi decisiva, mostrando que em 2015 vai haver muito ‘jogo conjunto’.

10. Eu destacaria como melhores atletas Marcelo Mattos, Gilberto e Willian Arão. Por sua vez a defesa cumpriu. E Jefferson sempre no seu posto com autoridade – até deu para driblar um atacante do Boavista…

11. Registrei que o árbitro deu mais 3 minutos de compensação, pelo que a partida iria até aos 48 minutos. A equipe geriu bem o final até ao minuto 48, mas aí começou a ficar nervosa e deu chances ao ataque do Boavista avançar mais em campo. Muito gostava de saber porque é que o árbitro encerrou o jogo aos 50 minutos. Talvez esperasse um golito do Boavista.

12. Finalmente, quero dizer que a estreia com vitória perante uma equipe bem organizada vai dar mais confiança e segurança à equipe.

PS: (a) E o flamengo começou bem, cujos torcedores invadiram o vestiário do Macaé e agrediram quem apareceu pela frente. Pelos vistos em retaliação à reunião em que o flamengo rompeu com a Federação. Pelo caminho, após as agressões, roubaram chuteiras e frutas do Macaé. Quem nasce canalha, canalha fica. (b) Quando fui à procura da ficha técnica, logo após terminar a análise acima, deparei na Lancenet com o título “Com fé e coragem, o Botafogo vence Boavista na estreia.” Muito bem aplicado. Fé e a coragem vão ser nossos parceiros fundamentais num ano tão difícil como o que temos pela frente.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x0 Boavista
» Gol: Roger Carvalho, aos 82’
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 31.01.2015
» Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro
» Público: em torno de 5.000 presentes e 3.500 pagantes
» Árbitro: Philip George Bennett (RJ); Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Carlos Henrique Alves (RJ)
» Disciplina: cartão amarelo: Carleto (Botafogo); Faíska e Thiaguinho (Boavista)
» Botafogo: Jefferson; Gilberto, Roger Carvalho, Renan Fonseca e Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Diego Jardel (Sassá) e Gegê (Fernandes); Rodrigo Pimpão (Jobson) e Bill . Técnico: René Simões.
» Boavista: Dida; Yago, Bruno Costa, Edmário e Jeff Silva (Cláudio Pagodinho); Faíska, Fábio Azevedo, Erick Flores e Francismar (Jeferson); Edu (Thiaguinho) e Anselmo. Técnico: Antônio Carlos Roy.

Imagem: Meier / LancePress.

6 comentários:

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

Caro amigo Rui:

Assiste o jogo aí via Tv por assinatura ou pela internet?
Gostei muito da atuação de Gilberto e ao que me parece, este time vai brigar muito, além de pressionar o adversário na saída do seu próprio campo, coisa que fez muita falta no ano passado.
Pelo que vi até agora também, a equipe é bastante equilibrada como um todo.
Será que Jobson sempre vai entrar bem?
Quero ver logo Pimentinha (velocista e goleador) e Tomás no meio.
E você estava certo, Jefferson dá uma tranquilidade ao time e orienta o posicionamento.

Também dá para dizer que René Simões sabe ler o jogo, coisa que Eduardo Húngaro e Mancini não sabiam fazer.

Sobre os urubus, o que dizer? Se comportando feito animais desesperados e se este país fosse sério, o Flamengo estaria banido da competição. Não só por isto. Flamengo e Fluminense deviam ser expulsos do campeonato por acertarem um acordo (junto com os outros, de cobrarem ingressos baratos) e tentaram mudar isto em cima da hora. Quero ver se são homens de abandonarem o campeonato estadual, o que renderia punições até na CBF. Que sejam desfiliados de todas as confederações.
E veja você:
Flamengo empata com Macaé, é um bom resultado, empate heroico etc. se fosse o Botafogo, falariam em desgraça, péssima equipe e por aí vai.

Grande abraço e que tenhamos um ano bom.

Anónimo disse...

RUI, também assisti a partida pela TV.Fiquei surpreso com algumas atitudes positivas dos atletas,bem diferente do ano passado.
Concordo em grau, gênero e número com suas observações.Sem craques,"hay que defecar sangre e mierda".JOTA.

Ruy Moura disse...

Aurelio, durante anos assinei o PFC e a Globo. Depois fui me zangando e suspendi a assinatura da Globo, e passado tempo suspendi o PFC. Irritava-me dar dinheiro para os locutores analfabetos para dizerem mal do Botafogo e alcandorar a porcaria do flamengo ao lugar que nunca mereceu. Agora vejo via Internet.

No ano passado houve muitos jogos que nem quis ver. Só ouvi. Depois, já convencido da 2ª divisão devido ao imbecil que desgraçou o Botafogo durante seis anos, nem ouvia. Acompanhava apenas o resultado pelo globoesporte.

O René lê bem o jogo, sim. Esperemos que continue, porque só temos tido treinadores de porcaria. Se a união se mantiver, salvamos o ano. Se entretanto as entidades oficiais não decidirem continuar a estrangular o Botafogo de todas as maneiras.

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

JOTA, confesso que a equipe superou as minhas baixas expectativas. Gostei. Vamos ver a continuidade...

Abraços Gloriosos.

Jatahy disse...

Caro Rui,
A muito não comento aqui, mas não deixo de seguir seus comentários.
Quanto a questão dos 50 minutos é que o cronômetro não parou para os 2 minutos para tomar a aguinha.
Abroços,

Jatahy

Ruy Moura disse...

Viva, amigo Jathay!

Espero mesmo que tenha sido isso... (rs)

Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...