segunda-feira, 13 de abril de 2015

O Douglas é campeão da Taça Guanabara

por PEDRO CHILINGUE, do Preto no Branco

O Botafogo é campeão da Taça Guanabara. Quem diria. Quem ouvisse isso em dezembro de 2014 soltaria uma sonora gargalhada. Mas o Alvinegro provou, mais uma vez, mesmo sem precisar, a dimensão de sua grandeza. O troféu, em si, é o de menos. E melhor ainda que o prêmio de R$ 1 milhão é a alegria de ver essa torcida voltar a sorrir. Uma torcida massacrada e castigada por erros de Assumpção e sua trupe, hoje voltou a ter o gostinho de uma conquista.

Poderia falar aqui de mais uma partida em que Botafogo passou dificuldade. Poderia também gastar várias linhas rindo da soberba rubro-negra antes das partidas desta quarta. Mas uma cena em especial me chamou atenção: um pequeno menino que pulava, cantava e apoiava o Glorioso desde o apito inicial. Uma criança que não estava nem aí se era Campeonato Carioca ou Mundial Interclubes. O barato dele era estar exatamente ali, ao lado do time do coração.

Eu não conheço Douglas. Não sei seu sobrenome e muito menos de onde ele é, quem o incentivou a amar a nossa Estrela desde moleque ou com quem ele estava. Mas a simples disposição em amar sem pedir nada em troca me fez triplicar a vontade de sair do Niltão com aquela taça. Ele, sua bandeirinha e sua camisa rodando no ar deram a tônica de um Botafogo que precisa buscar renovação.

Nos minutos finais, quando todos os jogos já estavam misturados, pude ver a ansiedade nos olhos daquele garoto. Como quem espera o Papai Noel chegar com os presentes, ansiava pelo resultado final. Douglas talvez ainda não saiba da grave situação em que se encontra o Botafogo, mas com certeza já sabe que a arquibancada será sua segunda casa pelo resto da vida.

Douglas foi campeão da Taça Guanabara. Viu um time limitado, mas também aguerrido. Percebeu que com o Botafogo tudo é mais sofrido - não basta uma simples vitória, é preciso permanecer em silêncio esperando outro apito final. Mas percebeu também que é tudo mais gostoso. Douglas sentiu na pele e no peito o que é ser botafoguense. E adorou.

Assim como ele milhares de outras crianças comemoraram a primeira taça de 2015. Elas são o futuro. Quando eu não tiver mais forças para me levantar e ir ao estádio, serão elas que me representarão. E, com muito orgulho, desde já, passo meu bastão para o Douglas. Enquanto encontrar olhos infantis brilhando diante da Estrela, seguirei tendo a certeza de que ninguém nos tira do topo. O Botafogo é indestrutível.

Ainda há muito a melhorar, mas não é hora de cobrança. Até amanhecer ainda é vez de comemorar. Vibre, botafoguense. Não tenha vergonha diante de quem, certamente, tentará diminuir essa conquista. O fato é que chegamos ao topo. Flamengo, Fluminense e Vasco acharam que bastava estar na primeira divisão, mas jamais chegarão perto de ofuscar o brilho de nossa Estrela Solitária. O Botafogo vive e 2015 já começou.

Saudações Alvinegras!

Fonte: http://espnfc.espn.uol.com.br/botafogo/preto-no-branco/o-douglas-e-campeao-da-taca-guanabara

5 comentários:

Gil disse...

Rui,

Guardarei essa frase para quando não tiver mais condições físicas de ir aos jogos. Simplesmente maravilhosa e reconfortante!

"Quando eu não tiver mais forças para me levantar e ir ao estádio, serão elas que me representarão. E, com muito orgulho, desde já, passo meu bastão para o Douglas. Enquanto encontrar olhos infantis brilhando diante da Estrela, seguirei tendo a certeza de que ninguém nos tira do topo. O Botafogo é indestrutível."

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

É a mudança e a continuidade. Paradoxal, não? Mas é assim... O paradoxo é apenas uma questão mal colocada. No caso, as coisas eternas mudam e continuam. Como um livro que muda a cada geração que o lê, mas continua como sempre foi escrito originalmente... Porque afinal o Flávio Ramos de hoje chama-se Gilberto Gomes...

Abraços Gloriosos.

Douglas disse...

Olha ai uma matéria sobre mim, muitas verdades foram ditas ai. Eu continuo indo muito ao estádio, apoiando meu fogão, perdendo minha voz cantando muito e também gritando muito. Amei demais essa matéria e nunca esquecerei desta frase: "Quando eu não tiver mais forças para me levantar e ir ao estádio, serão elas que me representarão. E, com muito orgulho, desde já, passo meu bastão para o Douglas. Enquanto encontrar olhos infantis brilhando diante da Estrela, seguirei tendo a certeza de que ninguém nos tira do topo. O Botafogo é indestrutível." Para sempre irei bater no meu peito e gritar: "ISSO AQUI É BOTAFOGO!!!" #NINGUEMAMACOMOAGENTE

Douglas disse...

Sou eu o Douglas, o garoto que aparece na matéria, obrigado mesmo por ter feito essa matéria. Sempre me recordarei deste momente e desta frase: "Quando eu não tiver mais forças para me levantar e ir ao estádio, serão elas que me representarão. E, com muito orgulho, desde já, passo meu bastão para o Douglas. Enquanto encontrar olhos infantis brilhando diante da Estrela, seguirei tendo a certeza de que ninguém nos tira do topo. O Botafogo é indestrutível." Eu tenho orgulho de ser botafoguense, independente da série que estiver, independente do problema que estará passando, eu vou sempre bater no meu peito e dizer: "ISSO AQUI É BOTAFOGO"

Obs: Continuo indo para os estadios

Ruy Moura disse...

Muito bem, Douglas! Você é a prova viva do nosso futuro! NINGUÉM AMA COMO A GENTE!

Abraços Gloriosos.

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...