terça-feira, 5 de abril de 2022

Erison: a fulminante carreira do Jogador Revelação do Cariocão 2022

 
Instagram de Erison / Reprodução.

por RUY MOURA

Editor do Mundo Botafogo

Erison Danilo de Souza, cognominado 'El Toro', nasceu em 13 de abril de 1999, em Cosmópolis, estado de São Paulo, esquerdino, tem 1,80m de altura e atua como ponta de lança.

Erison começou a jogar futebol na várzea do município onde nasceu:

Minha paixão pelo futebol começou cedo. Sempre amei futebol. Desde os meus primeiros aninhos de idade. Minha mãe me conta que quando eu ia com ela no mercado ou centro da cidade, tinha que levar minha bola de futebol. Comecei a jogar o amador, na minha cidade, com 14 anos. Estudava de manhã, aí, quando chegava em casa, almoçava, descansava e ia treinar. Treinava todos os dias depois da aula, mesmo não estando em nenhum clube. Tinha a consciência que para chegar em algum lugar, precisava trabalhar duro. Todos os finais de semana tinham partidas do amador. Jogava aos sábados na minha cidade e aos domingos ia para outra cidade, jogar o amador de lá.

Entretanto, depois dos torneios amadores, Erison tentou entrar na base da Ponte Preta e do Mogi Mirim, mas foi na formação juvenil do XV de Piracicaba que ingressou, aos 18 anos de idade, tornando dez dias depois titular da equipe que participou na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2018.

Instagram de Erison / Reprodução.

Na época fiz o teste no XV, fui aprovado pelo Diego Favarin, que era o treinador do sub-20. Fiquei muito feliz em ser aprovado. Naquele momento pensei comigo que treinaria forte e daria meu máximo todos os dias. Fiquei feliz em saber que iria ser titular, mas trabalhei muito para conquistar essa vaga.

No período de 2018-2019 Erison permaneceu no juvenil, mas, entretanto, estreou pela equipe principal em 26 de janeiro de 2019, entrando como substituto no empate por 0-0 do Campeonato Paulista Série A2 contra o Nacional.

Em 30 de outubro de 2020, após ser regularmente titular, foi emprestado ao Figueirense da Série B, mas em fevereiro de 2021 regressou ao XV de Piracicaba após rebaixamento do Figueirense, que o emprestou novamente, de 18 de agosto de 2021 até dezembro, ao Brasil de Pelotas, também da segunda divisão. Foi o artilheiro do clube, mas não conseguiu evitar o rebaixamento.

Finalmente, Erison ingressou no Botafogo em 21 de janeiro de 2022 com um contrato até 31 de dezembro de 2023.

No dia 13 de fevereiro marcou o 1º gol pelo Botafogo na vitória de 1x0 sobre o Vasco da Gama e escreveu no seu Instagram:

Todas as vezes que eu marcava um gol com pé descalço na minha infância em Cosmópolis eu comemorava imaginando um dia poder fazer isso vestindo uma grande camisa do futebol mundial. Lutei, batalhei, me dediquei demais e esse momento chegou! Esse foi pra você minha mãe, dona Aparecida! Que tenha sido o primeiro de muitos! Vamos, vamos, vamos.

No Botafogo Erison foi titular em 5 jogos e substituto em 7, à média de 48 minutos por partida no Campeonato Carioca. Ainda assim, tornou-se o vice-artilheiro da competição com 8 gols (menos 1 que o artilheiro) jogando apenas 576 minutos e marcando 1 gol por cada 72 minutos em média, bem como foi o atleta com mais participação direta em gols (10) empatado com Gabriel do Flamengo, conquistando indiscutivelmente o prêmio de Jogador Revelação do Campeonato Carioca de 2022.

Twitter do Botafogo.

No Botafogo, devido à sua pujança física, os torcedores do Glorioso apelidaram-no de ‘El Toro’.

HISTORIAL DE CLUBES DE ERISON

» 2018-19: XV de Piracicaba (equipe juvenil).

» 2019-21: XV de Piracicaba (equipe principal), sendo emprestado ao Figueirense em 2020-21 e ao Brasil de Pelotas em 2021.

» 2022: Botafogo de Futebol e Regatas.

HISTORIAL DE JOGOS E GOLS NO BOTAFOGO

» 2x0 Bangu (substituto)

» 4x2 Madureira (substituto)

» 2x0 Nova Iguaçu (substituto)

» 1x2 Fluminense (titular substituído)

» 1x0 Vasco da Gama (titular substituído, 1 gol)

» 2x1 Resende (titular substituído, 1 gol)

» 1x3 Flamengo (substituto)

» 3x5 Portuguesa (substituto, 1 gol)

» 5x0 Volta Redonda (substituto, 2 gols)

» 2x2 Audax Rio (titular, 1 gol)

» 0x1 Fluminense (substituto)

» 2x1 Fluminense (titular, 2 gols)

'El Toro' rompendo a defesa adversária. Instagram de Erison / Reprodução.

ESTREIA PELO BOTAFOGO

Botafogo 2x0 Bangu

» Gols: Felipe Ferreira, aos 10', e Diego Gonçalves, aos 76'

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 30.01.2022

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Público: 2.823 pagantes; 3.112 espectadores

» Renda: R$ 94.878,00

» Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Crus; Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Thayse Marques Fonseca

» Disciplina: cartão amarelo - Gatito, Carli, Matheus Nascimento, Erison e Enderson Moreira (técnico) (Botafogo) e Carlos Eduardo (Bangu)

» Botafogo: Gatito; Daniel Borges, Carli, Kanu e Carlinhos; Fabinho, Breno (Raí) e Felipe Ferreira (Erison); Vitinho (Luiz Fenando), Diego Gonçalves (Ronald) e Matheus Nascimento (Kayque).

» Bangu: Paulo Henrique; Carlos Eduardo, Israel, Brito (Nascimento) e Roberto Baggio; Renatinho (Alisson), Denilson e Lucas Oliveira; Luís Araújo (Lucas Duarte), Santarém (Raí) e Daniel Dias (Felipinho).

Comemorando o seu 1º gol na vitória sobre o Vasco. Crédito: Vitor Silva/Botafogo.

1ª GOL PELO BOTAFOGO

Botafogo 1x0 Vasco da Gama

» Gols: Erison, aos 31’

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 13.02.2022

» Local: Estádio Governador Plácido Castelo, o ‘Castelão’, em São Luís (MA)

» Público: 9.363 espectadores

» Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ); Assistentes: Michael Correia (RJ) e Gustavo Mota Correia (RJ); VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)

» Disciplina: cartão amarelo – Juninho e Diego Gonçalves (Botafogo) e Léo Matos, Nenê e Gabriel Pec (Vasco da Gama)

» Botafogo: Gatito Fernández; Daniel Borges, Joel Carli, Kanu e Hugo (Jonathan Silva); Barreto, Breno (Mezenga) e Raí (Juninho); Luiz Fernando (Fabinho), Erison (João Victor) e Diego Gonçalves. Técnico: Lúcio Flávio.

» Vasco da Gama: Thiago Rodrigues; Léo Matos (Getúlio), Ulisses, Anderson Conceição e Edimar (Riquelme); Matheus Barbosa, Juninho e Nenê; Bruno Nazário (Figueiredo), Raniel e Gabriel Pec (Laranjeira). Técnico: Zé Ricardo.

Fontes: en.wikipedia.org; futebolinterior.com.br; maisfutebol.iol.pt; mundobotafogo.blogspot.com

4 comentários:

Gil disse...

Grande Rui,

Destino, sorte e o merecimento chegam e acontecem para quem se dedica, treina forte e possuem disciplina. Esses "temperos" trazem conquistas.

Abs e Sds, Botafoguenses!

Ruy Moura disse...

Exatamente, querido Gil. E este Erison, pelo que li dele, é disciplinado e trabalha afincadamente. É meio caminho andado para uma carreira bem sucedida. Tomara que nos dê grandes alegrias. A nós e... a dona Aparecida!(rs)

Abraços Gloriosos.

jornal da grande natal disse...

Rindo. Dona Aparecida merece.

Ruy Moura disse...

😁🥳

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...