sábado, 23 de abril de 2022

Fragmentos ‘futebol do botafogo 1966-70’: o Pe(lé)nalty e a reviravolta… [13]

por CARLOS VILARINHO

especialmente para o Mundo Botafogo

sócio-proprietário e historiador do Botafogo de Futebol e Regatas

 [A narração que se segue antecipa o III Volume da coleção a editar em 2022 e reporta-se ao ano de 1968]

No domingo, dia 1º de dezembro de 1968, o Botafogo despediu-se do Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Moreira jogou com 38 graus de febre. O Santos roeria um osso na quarta-feira, em Porto Alegre. Por isso, no primeiro tempo, mastigou o couro para atrair o Botafogo. Para piorar, Roberto e Humberto caíam para a direita, prejudicando Rogério, que precisava de espaço para fazer Rildo de gato e sapato, como, de fato, fez. Paulo Cézar acompanhava os dois pontas de lança, prejudicando a estratégia de Gérson e dando boa vida a Carlos Alberto.

Na segunda metade do tempo final, o ritmo de disputa, que era intenso, graças ao Botafogo, ficou eletrizante. Aos 22, Edu (deslocado da ponta direita para a esquerda) cobra um tiro indireto e Cao, esperando um chute direto, não intervém, permitindo que Toninho cabeceie: 0x1. Incrível! O Botafogo se manda e espreme o Santos. Aos 27, Humberto entrega um passe magnífico para Roberto. Cláudio larga as traves. Roberto o engana com um toque para a direita e estufa o barbante: 1x1. Golaço! Sansão (usando boina) escuta muita coisa, mas informa ao juiz que a posição de Roberto era boa.

Aos 29, Gérson avança em velocidade, atrai a marcação e estica para Paulo Cézar, que deriva para o meio e dispara um pelotaço cruzado no canto direito alto: 2x1. Mas aos 30, Dimas desarma Pelé e este, como sempre, se joga no chão e Arnaldo César Coelho sopra o pênalti absurdo. Carlos Alberto cobra e faz 2x2.

No vestiário, Dimas dirá: “Não foi pênalti. Quando o Rildo conduzia a bola, o Pelé gritou duas vezes: “Joga por cima de mim que ele vai dar pênalti”. E foi dito e feito. Quando o juiz apitou, eu estava certo de que ele havia marcado empurrão do próprio Pelé, que abriu os braços na hora” (JS). Pelé confirmará o depoimento de Dimas: “O pênalti em mim ele não precisava ter dado” (JS). Por causa deste pênalti que não existiu, Arnaldo não apitará outro, de Dimas em Toninho. Aos 34, na cobrança de um tiro livre, Moreira lança para Roberto, que invade sem marcação e liquida a fatura: 3x2.

No dia seguinte, Sansão dirá a Luiz Bayer: “A jogada foi clara e eu estava bem colocado. A bola partiu de Moreira para Roberto e este só correu depois de lançado. Roberto ficou livre porque a defesa do Santos parou inexplicavelmente, pedindo impedimento. Mas como impedimento? Este lance eu discuto com qualquer um, porque tenho certeza de que o erro foi da defesa do Santos”.

Quando Arnaldo César apita pela última vez, os santistas o cercam. Sansão, vindo em socorro do juiz, nota que Gérson tenta conter Carlos Alberto, apoplético e sem camisa. Sansão pergunta ao lateral o que está ocorrendo e ele responde, cinicamente, que só quer dar sua camisa ao juiz. Sansão pede a Gérson que o largue. Pelé aparece e pergunta a Sansão se pretende agredir os santistas com o pau da bandeira. Que anjo! Sansão nega. Neste momento, o técnico Antoninho invade a cancha e chama Sansão de cafajeste. Sansão devolve o insulto. Então, Antoninho estufa a barriga, finge tirar o paletó e ameaça enfrentá-lo, quando justamente Sansão é agarrado pelos policiais. Valeu o ingresso!

Foi este o time do Botafogo: Cao, Moreira, Zé Carlos, Dimas e Valtencir, Carlos Roberto, Gérson e Paulo Cézar, Rogério, Humberto (Ferreti) e Roberto.

O repórter rubro-negro Marco Aurélio Guimarães (Jornal dos Sports) escreveu: “O Botafogo mostrou mais uma vez, como já o faz há algum tempo, que entre o seu e o futebol do Santos, o time de Pelé está inferiorizado. Quando o Botafogo fez questão de ser Botafogo, esqueceu o toque inconsequente, dominou o jogo e chegou à vitória com todos os méritos”.

Sem comentários:

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...