quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Camisa Gloriosa nos países bálticos: a Gruta de Gutman (VII)

 
Gruta de Gutman. Crédito: Ruy Moura, Mundo Botafogo.

compilação de  RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

A Gruta de Gutman é a gruta mais larga e mais alta dos países bálticos, tendo 18,8 metros de profundidade, 12 metros de largura e 10 metros de altura.

A gruta foi formada há mais de 10.000 anos a partir da rocha de arenito castanho-amarelado da margem do rio Gauja, na área conhecida como o antigo vale de Gauja, no Parque Nacional de Gauja, perto de Sigulda, na Letónia, lugar habitado desde 2.000 a.C. por tribos livónias.

Gruta de Gutman. Crédito: Ruy Moura, Mundo Botafogo.

A sua formação deve-se a uma interação milenar entre o rio e uma nascente subterrânea quando a água de fusão erodiu a rocha de arenito após a Idade do Gelo.

A gruta de Gutman é considerada a mais antiga atração turística da Letónia porque os visitantes, desde os primeiros tempos, deixaram gravadas nas paredes da gruta ‘decorações’ como nomes, iniciais e datas das suas visitas.

Gruta de Gutman. Crédito: Ruy Moura, Mundo Botafogo.

No interior da gruta encontram-se gravados brasões de armas e os nomes de vários barões e proprietários de propriedades, que foram feitos por encomenda, mediante pagamento, por artesãos locais que esperavam os visitantes abastados junto à gruta, munidos de ferramentas, escadotes e modelos.

A escrita nas paredes da gruta já não é permitida, uma vez que o local é um monumento arqueológico e geológico protegido.

Gruta de Gutman. Crédito: Ruy Moura, Mundo Botafogo.

A lenda da Rosa de Turaida começou nesta gruta, onde Maija foi assassinada pelo polaco Adam Jakubowski e o seu corpo foi descoberto pelo seu amado Viktor, que enterrou a sua noiva perto do castelo, plantou uma tília na sepultura e deixou o país para sempre.

Fontes da série “Camisa Gloriosa nos países bálticos”: https://en.wikipedia.org; https://es.abcdef.wiki; https://es.wikipedia.org; https://it.wikipedia.org; https://pt.wikipedia.org; https://travelshelper.com; https://www.itinari.com; https://www.magnusmundi.com

2 comentários:

Sergio disse...

Muito boa essas histórias sobre esses países bálticos. Acabei não comentando mas a história da Maija também foi interessante. Bacana poder conhecer mais mesmo sem sair de casa. Valeu Ruy! ABS e SB!

Ruy Moura disse...

Muito interessante a história de Maija, com um final diferente das histórias de amor clássicas.
Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...