domingo, 10 de setembro de 2023

Camisa Gloriosa nos países bálticos: no banco de jardim de Kernagis (IV)

 
O cantinho de Kernagis em Vilnius. Crédito: Ruy Moura, Mundo Botafogo.

compilação e montagem de textos de  RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Vytautas Kernagis, nascido a 19 de maio de 1951 e falecido a 15 de março de 2008, foi cantor e compositor, ator, diretor e locutor da televisão lituana, sendo considerado um pioneiro da poesia cantada lituana.

Kernagis nasceu na família dos atores Aleksandras Kernagis e Gražina Kernagienė, tendo frequentado a escola MKČiurlionis nos primeiros três anos e a 23ª escola de Vilnius.

Em 1973 graduou-se na Academia lituana de Música e Teatro. Foi membro das bandas pioneiras de big beat lituanas Aisčiai (1966-1968) e Rupūs miltai (1969-1972).

Restaurante em Vilnius, Crédito: Ruy Moura, Mundo Botafogo.

Kernagis gravou o seu primeiro álbum de poesia cantada em 1978. Também participou da primeira ópera rock lituana Devil’s Bride, do primeiro musical lituano Ugnies medžioklė su varovais (1976) e do primeiro musical lituano para um teatro de marionetas Šokantis ir dainuojantis mergaitės vieversėlis.

O autor apresentou a primeira temporada (2007) do programa de Tv Žvaigždžių duetai.

Kernagis sofria de câncer gástrico e foi cremado e sepultado no Cemitério Antakalnis, em Vilnius, capital da Lituânia.

Fontes da série “Camisa Gloriosa nos países bálticos”: https://en.wikipedia.org; https://es.abcdef.wiki; https://es.wikipedia.org; https://it.wikipedia.org; https://pt.wikipedia.org; https://travelshelper.com; https://www.itinari.com; https://www.magnusmundi.com

2 comentários:

Sergio disse...

Muito interessante mais essa história. Vou procurar na internet esse compositor que confesso não conhecer, achei muito interessante
Aliás, atualmente aqui no Brasil, em termos de divulgação musical de outros países é praticamente numa a divulgação, inclusive dentro de nosso próprio país, e nula na América Latina. ABS e SB!

Ruy Moura disse...

Sergio, o Brasil continua a ser um país fechado sobre si mesmo em muitos e diversos domínios, muito por conta da sua grandeza geográfica. A única coisa à qual sempre foi aberto, infelizmente, foi à importação de determinadas e equivocadas realidades socioculturais americanas.

Uma prova decisiva do fechamento foi ter sido tricampeão mundial de futebol e ter permanecido tão fechado à realidade futebolística mundial que acabou por estagnar e os outros evoluírem com mente e comportamento globais.

Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...