quinta-feira, 9 de abril de 2009

Botafogo 1x2 Americano



Graças à dica do Fernando Lôpo sobre os jogos que decorrem na tv justin consegui assistir à partida, mas de forma intermitente, porque perdi o sinal muitas vezes. O que vi não foi suficiente para uma visão bem clara do jogo, mas as minhas impressões são simples e irei partilhá-las.

Desde logo penso que o Botafogo não jogou a partida com seriedade. Jogar com seriedade é empenhar-se a sério no jogo mostrando desempenho, e a equipa não o fez durante todo o jogo.

O Americano começou melhor, marcou bem o Botafogo, e somente aos 28 minutos houve o primeiro perigo do jogo, quando Juninho marcou através de cobrança. Então o Botafogo relaxou logo e tomou quase de seguida o gol de empate. É muito frequente esta situação de tomar gols logo a seguir a marcar, por falta de concentração e de aplicação absoluta ao jogo.

Na primeira parte não aconteceu nada de especial, a não ser que a marcação cerrada do Americano evidencia a falta de qualidade técnica de todos os jogadores do Botafogo, salvando-se apenas Maicosuel, o único capaz de se mostrar realmente perigoso mesmo quando é muito bem marcado.

No segundo tempo o Botafogo faz novamente domínio de bola sem levar grande perigo à baliza contrária e decidiu gerir o empate, o que considero absolutamente inaceitável, especialmente por se tratar de uma competição nacional, que o Botafogo nunca ganhou e que dá acesso à Taça Libertadores.

O Botafogo poupou-se claramente com vista à semifinal, visando um campeonato estadual quase sempre viciado, e, tal e qual clube pequeno, ficou muito satisfeito com o empate. E relaxando cada vez mais acabou tomando o gol da derrota no fim, mais uma vez por via aérea, quando soberbamente parecia ter a certeza do empate.

Uma equipa deve lutar sempre pela vitória e o Botafogo não o está fazendo como o fez durante a Taça Guanabara. É uma equipa de fraca qualidade individual que, por isso mesmo, necessita de se organizar enquanto conjunto, concentrar-se plenamente no jogo e trabalhar a sério durante toda a partida, sob pena de não ser capaz de ganhar a equipas com jogadores tecnicamente melhores ou taticamente muito bem organizados nas marcações, como é o caso do Americano.

Espero estar enganado, mas com o progresso inexistente que esta equipa regista, não será campeã carioca. A equipa progrediu até ao fim da Taça Guanabara, mas pressinto que desde aí o Vasco da Gama e o Fluminense cresceram e são fortes candidatos ao título. Creio que os urubus também serão candidatos se as arbitragens mostrarem os desempenhos habituais…

Em minha opinião, o Botafogo é, neste momento, o menos forte dos candidatos ao título. Desejo enganar-me, mas, sinceramente, não vejo que o treinador esteja a fazer a equipa crescer. E esta equipa, relativamente frágil, só pode crescer através de uma grande capacidade de organização e de um enquadramento tático que depende muito das orientações da comissão técnica.

Se com o trio de ataque de ontem o Botafogo mostra o desempenho que mostrou, preparem-se os corações alvinegros para sangrarem uma vez mais.

Sei que a equipa é limitada, mas também sei que as equipas limitadas têm que se fundamentar em muita organização e concentração para superar equipas melhores do que elas. E eu não vejo que a equipa esteja mais organizada do que há um mês, nem taticamente mais evoluída, razão pela qual as minhas esperanças de progresso partindo do treinador estão ficando mais reduzidas e a fazer-me mudar gradualmente de opinião quanto à capacidade estratégica do treinador na gestão da equipa e na condução das partidas.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x2 Americano
Gols: Juninho 27’ (Botafogo); Éberson 31’ e Anderson 86’
Competição: Copa Brasil
Data: 8/4/2009
Local: Estádio Godofredo Cruz, em Campos (RJ)
Arbitragem: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ); João Luiz Coelho de Albuquerque (RJ) e Vinícius da Vitória Nascimento (RJ).
Cartões amarelos: Maicosuel, Wellington, Leandro Guerreiro (Botafogo); Anderson, Pirão, Renan (Americano)
Botafogo: Renan, Emerson (Léo Silva), Juninho e Wellington (Batista); Alessandro, Leandro Guerreiro, Fahel, Maicosuel (Lucas Silva) e Thiaguinho; Reinaldo e Victor Simões. Técnico: Ney Franco.
Americano: Jefferson, Elson, Carlão e Anderson; Paulo Henrique, Ernani, Renan, Éberson (Cafezinho) e Pirão; Diego Sales (Diego) e Kieza (Elias). Técnico: Toninho Andrade.

16 comentários:

Anónimo disse...

Fico imaginando oque aconteceria se o Botafogo tivesse jogado com um time reserva ou talvez apenas um time misto...

...acredito que tomaríamos uma grande e humilhante goleada.

Incrível como o Ney Franco insiste no mesmo erro! Alessandro simplesmente não é jogador para o Botafogo... deveria ser dispensado na primeira oportunidade! Lucas Silva??? O que esse cara fez na temporada inteira??? Alguém ainda acredita que ele fará alguma coisa??? Eu não! Aposto como 80% da torcida alvinegra pede o Gabriel na ala esquerda e o Thiaguinho na direita. Simples e lógico!

Em minha opinião, o Botafogo é, neste momento, o menos forte dos candidatos ao título. Desejo enganar-me, mas, sinceramente, não vejo que o treinador esteja a fazer a equipa crescer. E esta equipa, relativamente frágil, só pode crescer através de uma grande capacidade de organização e de um enquadramento tático que depende muito das orientações da comissão técnica.

Tem razão! Impressionante como o Ney Franco está sempre a elogiar o jogo do Botafogo! Não jogamos nada no primeiro tempo e no 2º... fizemos exatamente a mesma coisa! Jogando daquele jeito contra o AMERICANO não dá pra almejar grandes coisas, não! Outro problema é a torcida(muito chata como diz o Sérgio di Sabbato) que, com essa derrota, vai se abster de apoiar o Botafogo contra o Vasco, infelizmente!

Saudações Alvinegras!

Vinícius D'Avila

Sergio Di Sabbato disse...

Rui, perfeitas observações, nada a acrescentar. Estou cansado de escrever sempre as mesmas coisas sobre técnico e equipe. O comentário do Vinícius é perfeito sobre a insistência em scertos jogadores em detrimento de outras tentativas, e digo que somos chatos, porque nos acostumamos ao que houve de melhor em termos de futebol-pelo menos eu- em se tratando de Botafogo. Nunca confiei nesta equipe, mas torço para que consigamos ser campeões, mas se não for, paciência. A diretoria tem que acordadr e tentar montar uma equipe para o restante da temporada ou então sofreremos. O V. Espinoza falou uma frase que achei pertinente ao Botafogo atual: "o Maicosuel é o único que joga futebol, os outros apenas correm". Abs e SA!

snoopy em p/b disse...

estou tenso e preocupado com o que vem pela frente...

Gil disse...

Rui,

Perfeito o teu comentário e se quiseres examinar a capacidade estratégica do treinador na gestão das equipes e na condução das partidas, verifique o seu histórico por outros clubes.
Sábado estarei no estádio incentivando a equipe, é o que posso e devo fazer, mas estou temeroso e para ser mais preciso, estou desesperado.

O único fator de motivação é a tradição do BOTAFOGO e o meu amor ao CLUBE.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Fernando Lôpo disse...

Grêmio interessado em Ney Franco. Que leve o técnico e o Juninho.

Rodrigo Federman disse...

É, Rui,
Tá ficando difícil...
Abs e SA!!!

Anónimo disse...

Cade Renato que foi contratado? Alguem sabe responder cade ele?

Ruy Moura disse...

Vinicius, os elogios do Ney Franco são feitos numa ideia de que eçlogiando a equipa rende mais, mas acho que está enganado, porque se elogia o que não é bom sustenta o que é mau.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Sergio, creio que esta equipa a disputar o Brasileirão só poderia render alguma se fosse treinada por Dorival Júnior e para cima. ER o p'ara cima não está ao alcance da nossa bolsa. Portanto, a hipótese que sobra é mudar meia equipa.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Snoopy, também estou muito preocupado, porque acreditava que o NF fazia crescer a equipa. Ele fez isso, realmente. Mas parece-me que parou com a conquista da TG.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Faz muito bem, Gil. Também tenho previsto ir ao Rio para assistir à final.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Boa ideia, Fernando. O problema é quem contratamos para treinador. Quem?!?!?!... Os bons estão ocupados...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Rodrigo, a minha preocupação nem é com a T. Rio, mas porque antevejo menores capacidades na disputa da final. Vasco e Flu cresceram muito mais.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

O Renato e o Teco. Será que somos estaleiro para recuperação de lesões?...

Anónimo disse...

Grande Rui. Como sempre, comentário perfeito.

Estou deveras preocupado. Quando o Ney Franco mexe no time, os nervos vão a flor da pele. Rui, tirar Reinaldo e colocar Lucas Silva É DE ARREPIAR..... Veja a posição do cidadão no segundo gol do Americano.

Rui, não podemos ter um time tão instável... ora ganha e por sinal BEM ora perde...jogando muito mal.

Nossa defesa falha muito...nossos laterais deixa sempre a porta aberta para os adversários. O meio de campo é pouco criativo....o ataque é o único setor que tem correspondido. Caímos muito de produção e começo a crê que o time fica desorganizado com as instruções do "Ney Franco".

Em todo caso, vamos prá cima do Vasco e quem sabe decidir o campeonato de uma vez só. Faltam apenas dois jogos. Força e Raça, combustível essencial para ganhar um jogo e campeonato.

grande abraço do fogão brasília de luto

Ruy Moura disse...

Fogão Brasília, tudo é possível quando as equipas se mostram inconsistentes, como é comum nos times cariocas, mas, sinceramente, creio que o Vasco está consistente. Vai ser muito difícil. A queda de produção foi m,uito grande e só uma luz súbita nos poderia iluminar. Se não ganharmos, pode ser que os ciclos de produção ainda se invertam até às finais do campeonato e... consigamos o título. Mas contionuo a entender que a Copa Brasil devia ter sido prioridade desde o inicio.

Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...