quinta-feira, 16 de abril de 2009

Botafogo eliminado da Copa Brasil



O Botafogo iniciou o jogo muito bem, pressionando forte a equipa do Americano, trocando bolas rápidas no ataque e tomando conta do meio campo adversário.

O gol parecia querer aparecer, especialmente após um remate de surpresa e perigosíssimo de Reinaldo, o qual foi travado por uma excelente defesa do guardião americano.

Porém, pouco depois, Juninho carregou a bola pelo miolo do campo adversário, fez tabela com Victor Simões e recebeu a bola livre na área para fuzilar as redes adversárias.

A partir daí o Botafogo retraiu-se, esperando a iniciativa do Americano e começou a errar muitos passes, especialmente quando a bola parava nos pés de Fahel. O Americano cresceu, manteve a marcação forte e na parte final levou perigo à baliza botafoguense.

Na segunda parte foi o Americano que entrou para empatar. O Botafogo acentuou os passes errados e acabou por oferecer o empate ao Americano, que não perdoou.

A nossa equipa procurou o desempate como pôde, mas fê-lo mal e o árbitro Beltrami tornou a prejudicar-nos claramente, não assinalando uma falta óbvia à entrada da área passível de expulsão do defensor americano.

Pouco depois a bola foi ao travessão do Americano e os últimos cinco minutos foram de grande pressão botafoguense, que acabou por marcar através de Maicosuel a dois minutos no final. Mas foi, mais uma vez, um jogo muito incerto do Botafogo, que não aguenta o ritmo de ataque quando está muito marcado e não tem qualidade técnica para trabalhar a bola na sua posse.

O Americano acabou por se classificar nas grandes penalidades por 5x4 num jogo que confirmou a continuidade do sobe e desce das boas e más exibições da nossa equipa. Quanto a mim foi um erro de gestão não se ter priorizado a Copa Brasil em vez da Taça Rio.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 2x1 Americano
Gols: Juninho 19’ e Maicosuel 92’ (Botafogo); Kieza 65’ (Americano)
Competição: Copa Brasil
Data: 17/04/2009
Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’
Arbitragem: Djalma Beltrami (RJ); Eduardo de Souza Couto (RJ) e Flávio Manoel da Silva (RJ)
Cartões amarelos: Victor Simões, Wellington, Alessandro (Botafogo); Diego Sales, Renan, Elson (Botafogo)
Botafogo: Renan, Fahel (Jean Coral), Juninho e Wellington (Gabriel); Alessandro, Leandro Guerreiro, Léo Silva, Maicosuel e Thiaguinho; Reinaldo (Diego) e Victor Simões
Americano: Jefferson, Elson, Carlão e Anderson; Paulo Henrique, Pirão, Renan, Eberson (Elias) e Ernani; Diego Sales (Diego) e Kieza

11 comentários:

Rodrigo Federman disse...

Rui, concordo contigo!
O nosso "cabeça pequena" NF vendeu a imagem de que temos elenco para tudo e deu no que deu! A diretoria acatou e o Botafogo não privilegiou a competição mais importante do semestre, na qual chegamos às semifinais nos últimos dois anos!
Desta vez, morremos na segunda-fase para um adversário fraco e de quinta categoria...
Abs e SA!!!

Gustavo Vellame disse...

Eu penso que supervalorizamos essa rivalidade com o time da gávea e acabamos esquecendo do nosso próprio clube. A Copa do Brasil foi uma perda lastimável, principalmente em termos de renda...

Juliano - Blumenau/SC disse...

Pra mim o ano, em termos de futebol, acabou. Disputaríamos 4 competições:
1) Sulamericana: se ainda valesse dinheiro, mas nem isso é bom. Times de segundo escalão, ninguém assiste, uma taça que não acrescenta nada;
2) Carioca: vale o que? Rivalidade e gozações regionais? Estamos buscando nosso 19º título. Os mulambos e os tricoletes já tem 30 cada um... E o carioca dá vaga pra algum torneio? Pra mim, vale pela gozação que dura uma semana...
3) Brasileiro: com esse elenco, não temos chance de ser campeão. Pontos corridos, turno e returno, precisa de 20 jogadores de bom nível. Temos 11 na continha do chá, e olhe lá.
4) Copa do Brasil: essa sim era A competição. Título nacional, valendo vaga pra Libertadores e quem sabe, pro Mundial, o máximo do patamar que um clube de futebol pode almejar. Por ser mata-mata, tínhamos grandes chances. Novamente, jogadas no lixo por um punhado de irresponsáveis, que jogaram de forma displicente nos DOIS JOGOS. O Americano vai tomar pau do Figueira ou da Ponte, nos dois jogos. Olha, sinceramente, vou esperar 2010. Esse ano já deu. De que adianta ganhar do lixo? Eles ainda teram 11 títulos a mais que a gente... Time que se contenta com título regional é time pequeno. Ou o Botafogo pensa grande, ou vira o América, com todo o respeito.

Anónimo disse...

Rui, deu pra identificar muitos delitos técnicos por parte dos jogadores do Botafogo. Gosto muito do futebol do Gabriel, mas... pelo amor de Deus, o cara tem que treinar mais cruzamento... não acerta um! Isso irritou a torcida, mas enfim, ele não deixa de ser um bom jogador por causa disso, basta treinar! Diego... bem, esse atacante não faz absolutamente nada e a tal velocidade dele tão elogiada na pré-temporada, anda meio tímida! Ele não tem controle de bola, não tem bom passe, etc, etc, etc... Se ele só sabe correr, que jogue na lateral e não no ataque! Já esgotei os chingamentos para o Alessandro... nem estou mais me estressando com ele, pois sempre que ele paga a bola, já antecipo que ele fará uma besteira... e ele não me decepciona nunca! tsc tsc

No gol do Americano houve falha do Thiaguinho que perdeu a bola e da zaga toda, que não soube se organizar!

Acho que agora o Maicosuel vai parar de bater pênalti desse jeito... sou contra paradinhas, quanto mais a que ele inventou, passando o pé por cima da bola!

Saudações Alvinegras!

Vinícius D'Avila

Ruy Moura disse...

Rodrigo, eu considero que o Ney não só fez uma opção errada como se mostrou displicente na condução da equipa durante os dois jogos contra o Americano. E até sou insuspeito, porque não costumo dizer mal do Franco...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Completamente de acordo, Gustavo! Acho que errámos rotundamente. O Flamengo não merece essa atenção toda. Eu já escevi que devíamos deixar os urubus ganhar todos os campeonatos cariocas, dividindo com o Fluminense, e partirmos para coisas mais sérias: Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Juliano, assino embaixo: "Copa do Brasil: essa sim era a competição"

E se não cuidarmos de nós acabamos mesmo com mentalidade à América...

Abraços Gloriisos!

Ruy Moura disse...

Vinícius, assino embaixo todo o seu comentário.

Penso o mesmo do Gabriel, porque acho que ainda está um pouco verde para titular. Precisa de uns acertos antes disso. E também acho que a categoria do Maicosuel não necessita de recorrer a paradinhas para marcar penalties.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Ok, Jean, irei à tua página.

Abraços!

Rafael M. F. disse...

Rui, meu caro, infelizmente dessa vez terei que discordar de você.

Não acho um erro priorizar a Taça Rio. É um capeonato em que temos maiores chances de ganhar do que a Copa do Brasil. Poderíamos, com algum esforço, chegar a uma quartas-de-final ou até a uma semifinal, até esbarrarmos em equipes como Internacional ou Corinthians. A TR, e consequentemente o Carioca, apesar de para mim serem títulos obsoletos, que já deixaram de ser parâmetro há tempos, são possibilidades muito mais palpáveis. Isso, a médio prazo, terá efeito benéfico na torcida, que buscará apoiar mais o time no Brasileiro.

Se tenho algo a lamentar com essa eliminãção precoce da CB, é a arrecadação que deixamos de ter caso o Botafogo avançasse.

Ruy Moura disse...

Caro Calanguis, provavelmente tem razão quanto ao título carioca ser benéfico em termos de torcida. Mas penso que a CB seria mais benéfica e creio que se fosse priorizada teríamos muitas chances de ganhar. Quando eu falo em priorizar falo em ter a equipa´'voando' em certos jogos através de método de treino e de planos orientados para essas datas. Por isso não acho tão difícil ganharmos, porque omo Corinthians, Internacional e outras equipas não priorizam a competição, nós poderíamos entrar mais preparados e beneficiar do mata-mata em momentos específicos em que teríamos grande peparação física e vontade psicológica de ganhar.

É que na CB nós não fizemos plano (o Ney até queria jogar com um mistão), nem tivemos vontade psicológica específica para ganhar. E assim é difícil, claro.

Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...