terça-feira, 14 de abril de 2009

14 de Abril

.


No dia 14 de Abril de 1889 nasceu Flávio da Silva Ramos (ver http://mundobotafogo.blogspot.com/2007/12/flvio-ramos-fundador-presidente-e.html), o primeiro grande botafoguense do futebol, a par do remador Luiz Caldas (ver http://mundobotafogo.blogspot.com/2007/12/luiz-caldas-o-almirante.html).
.
Caldas foi o fundador do Grupo de Regatas Botafogo e a sua morte trágica, por razões políticas, acelerou a criação do Club de Regatas Botafogo, o qual nos trouxe a Estrela Solitária e o título que nos torna o único clube brasileiro multi-desportivo campeão em três séculos.

Flávio da Silva Ramos (na foto é o segundo embaixo a contar da esquerda) foi o rapaz que, dez anos após a fundação do clube de regatas, lançou o célebre desafio para a fundação do clube, durante uma aula de matemática, sem imaginar que, ainda no século XX, se tornaria a base de sustentação do tricampeonato mundial conquistado pelo Brasil em 1958, 1962 e 1970, tendo os seus jogadores sido eleitos os melhores em cada mundial.

Flávio da Silva foi, ainda, o primeiro presidente do Botafogo Football Club, o marcador do primeiro gol e a referência histórica durante décadas em que acompanhou o ‘seu’ e o nosso Botafogo de Futebol e Regatas.

Foi a avó de Flávio, D Chiquitota, que sugeriu o nome do clube e o encaminhou, pela própria designação, para uma fusão, em 1942, do clube de futebol com o clube de regatas.


No dia 14 de Abril de 2000 foi fundado o MITOB – Movimento Independente e Cultural Torcedores do Botafogo (ver http://mundobotafogo.blogspot.com/2008/01/movimento-independente-torcedores-do.html).

O MITOB constitui uma das maiores referências dos torcedores do Botafogo de Futebol e Regatas no quadro de um movimento político, social e cultural apartidário que não se constitui como torcida organizada, visando assumir-se como um fórum para debate de ideias sobre o clube.

Fonte
Acervo e pesquisa de Rui Moura

Sem comentários:

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...